Artigos Anteriores

SÓ APLAUSOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

PALESTRAS

As palestras proferidas nesta semana, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega e pelo presidente do BC, Henrique Meirelles, no seminário promovido pela LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais-, em SP, foram recebidas pelos presentes com muitos aplausos.

GRUPO LIDE

Considerando que só foram admitidos ao encontro os associados do Grupo LIDE, cujo propósito é reunir empresários e dirigentes de corporações de destaque nas mais diversas áreas, estimulando, assim, a discussão de vários assuntos onde há compromisso sério com o desenvolvimento econômico, os aplausos não poderiam ser tão frenéticos.

INFRA-ESTRUTURA

Mesmo que o Brasil esteja passando por um momento economicamente melhor, graças a uma política macroeconômica mais ajustada, não significa que o futuro está garantido. A prova está na sempre limitada infra-estrutura, que já começa a preocupar.

PARA APLAUDIR

Pois nem assim os empresários que lá estiveram enfrentaram o ministro da Fazenda, exigindo reformas. Ficaram quietos. Ou melhor: foram lá, como se viu, só para aplaudir. Sem reivindicar.

MAIS FELIZES

Todos nós sabemos que toda a autoridade, qualquer que seja, quando convidada para um evento, o discurso preferido é sempre positivo. Ninguém se apresenta para dizer que o horizonte é preocupante caso não sejam feitas essas ou aquelas correções de rumo. Tudo, como sempre, é relevado, para deixar as platéias, que gostam ser enganadas, mais felizes.

FORÇA ASSOCIATIVA

Não basta, portanto, o Ponto Crítico ficar criticando ou advertindo sobre aquilo que os próprios empresários podem e precisam fazer. É preciso, sim, que as associações, que tornam os grupos mais fortes, usem os eventos com o propósito de manifestação para a conquista dos pleitos necessários.

CONVENCIDO PELOS APLAUSOS

Confesso que este último Seminário promovido pela LIDE, me deixou frustrado. Mais uma boa oportunidade de reivindicação foi perdida, gente. Perdida através dos aplausos incríveis que deram a certeza ao governo, cujo representante saiu de lá muito convencido de que tudo está bem e nada deve ser mudado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • AEROPORTOS
    O governo está finalizando o novo marco regulatório dos aeroportos. Hoje administrados pela Infraero, eles passarão a ser explorados por meio de concessões, segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim. As novas regras ficarão prontas em abril e terão duas consequências: as empresas privadas poderão administrar alguns aeroportos e a Infraero terá condições de abrir seu capital, obtendo recursos no mercado para investir.
  • INOVAÇÃO
    No dia 9, a Revista AMANHÃ promove cerimônia de premiação do ranking Campeãs da Inovação 2009, às 19h, no Hotel Sheraton Porto Alegre. Estarão presentes os diretores das 30 empresas mais inovadoras da Região Sul e as líderes em 32 setores apurados no ranking elaborado em parceria com a Consultoria Edusys, de São Paulo. No início do evento haverá o painel: A Inovação na Prática, que abordará as estratégias e resultados das companhias que se destacaram nas seis dimensões de análise da inovação: Banrisul, Marcopolo, Intecnial e Embraco.
  • LIQUIDA PORTO ALEGRE
    A abertura do Liquida Porto Alegre, na manhã de ontem, 3, movimentou o Centro da Capital. Houve distribuição de brindes como bolas de futebol promocionais e camisetas do Liquida Futebol Clube, para o público que acompanhou a cerimônia. Cerca de 20 crianças do Instituto São João Calábria também participaram da festa.
  • TAXA DE JUROS
    O Banco da Inglaterra decidiu manter, nesta quinta-feira (4), a taxa básica de juro da região em 0,5% ao ano, o menor patamar visto em toda a história do banco central inglês, como já era esperado pelo mercado.

FRASE DO DIA

É PRECISO PLANTAR PARA O FUTURO.

N. Bonaparte