Artigos Anteriores

SHOW DE ABERTURA

ANO XIV - Nº 007/14 -

TODO JOVEM É MILIONÁRIO

No primeiro painel do Fórum da Liberdade o tema desta edição -

2037: QUE BRASIL SERÁ O SEU?

contou com a participação de Roger Agnelli (ex-presidente da Vale). Agnelli foi enfático ao dizer que - todo jovem é milionário porque a juventude é que tem o poder de transformar o país, pois pode arriscar, sonhar e implantar tudo o que deseja. Quanto à infraestrutura está consciente de que este é o grande gargalo do nosso País. Para melhorarmos, dependerá de qual velocidade o Brasil adotará para mostrar como chegaremos lá, concluiu.

JUROS E IMPOSTOS

O segundo debatedor foi André Johannpeter (grupo Gerdau). Segundo André, graças à iniciativa privada empreendedora, o brasileiro tem o poder de se adaptar. Sobre o Brasil de 2037, Johannpeter deseja que a educação seja prioridade e que as taxas de juros e a carga tributária não sejam campeãs.

AEROPORTOS

O terceiro debatedor foi Guilherme Paulus (grupo CVC). Focado no turismo, Paulus abordou sobre a oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e as Olimpíadas como extremamente importantes para dobrar o número de turistas no Brasil. Mas foi infeliz em dizer que os nossos aeroportos não são ruins. Foi considerado, por vontade própria, o Mala do evento.

O ASTRO

O último debatedor a se apresentar foi o consultor Vicente Falconi, que ganhou o público presente. Para ele, a solução para que o Brasil de 2037 seja melhor, é a educação, sendo o ensino fundamental a grande prioridade. Falconi disse que é preciso dar educação aos meninos novos. Discorda em fornecer verbas para pagamento de ensino superior se o fundamental for ruim.

O MAIS APLAUDIDO

Com total autoridade, Falconi foi enfático ao dizer que é preciso mudar as prioridades e focar nas crianças, para que daqui a 25 anos tenhamos 50% da nossa população com curso superior completo. Também falou sobre o conceito de potencial mental, que diz que cada pessoa tem uma cota de aprendizagem diária. -São as metas certas sobre os indicadores certos. A meta dá a direção do aprendizado, concluiu o mais aplaudido da noite de abertura.

PRÊMIO LIBERTAS

Depois do discurso do advogado Carlos Fernando Souto, agraciado com o Prêmio Libertas, na solenidade de abertura do 25º Fórum da Liberdade, ontem à noite, não sei se a senadora Ana Amélia Lemos, que estava na mesa das autoridades, continuará apoiando a comunista, Manoela D?Ávila, candidata a Prefeita de Porto Alegre.Das duas uma: 1- ou a senadora não ouviu e/ou não entendeu o teor do discurso do agraciado, o que poderia fazer com que desistisse de apoiar a comunista Manoela; ou, o que lamentavelmente me parece, 2- Ana Amélia só se fez presente no evento por questão meramente protocolar.

PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA

Desta vez, o prêmio Liberdade de Imprensa, troféu que tive a honra de ter sido o primeiro a receber, foi entregue ao presidente do grupo RBS, Nelson Sirotizky. No seu discurso, Sirotsky criticou severamente (com o meu apoio) as intenções do governo de criar conselhos de comunicação, que - nada mais são do que a mal disfarçada intenção dos governantes de interferir na livre comunicação.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ARGENZUELA
    A decisão tomada ontem, por Cristina Kirchner, de expropriar a YPF, dá a dimensão do quanto Hugo Chávez está fazendo a Venezuela de modelo latino. Que tal?
  • COMÉRCIO
    No próximo sábado, dia 21, Tiradentes, os comerciantes de Porto Alegre não poderão abrir as lojas com utilização de emprega­dos. Atualmente a convenção coletiva de trabalho vigente na Capital não prevê o trabalho de colaboradores em feriados. O Sindilojas POA alerta a cate­goria que acordos coletivos efetuados diretamente entre lojistas e o sindicato dos empregados, não têm respaldo legal, nem legitimidade junto à Superintendência Regional do Trabalho. O Sin­dilojas Porto Alegre, por meio de sua consultoria jurídica, está à disposi­ção para esclarecer dúvidas de lojistas pelo telefone 3025-8300.
  • PORTAL DE SERVIÇOS
    A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), junto a Receita Estadual, disponibiliza desde ontem ao contribuinte o Portal de Serviços da Receita Estadual ? e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte), onde diversos serviços podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte. A lista de serviços disponíveis está no endereço https://www.sefaz.rs.gov.br/Receita/ServicoseCAC.aspx .
  • IPC-S
    O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de 0,65%, na apuração realizada na segunda semana de abril de 2012. O resultado foi 0,02 ponto percentual (p.p.) superior ao divulgado na primeira semana de abril, que foi de 0,63%.Nesta edição, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos Despesas Diversas e Educação, Leitura e Recreação, cujas taxas passaram de 0,47% para 1,52%, e de 0,53% para 1,04%, respectivamente.

FRASE DO DIA

A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.

Horácio