Artigos Anteriores

SETEMBRO ESCURO

ANO XIV - Nº 007/14 -

NEGRO

Se o mês de agosto já ganhou fama de mês do desgosto, face a inúmeros fatos e situações negativas que insistem em acontecer no período, o mês de setembro por sua vez, já é chamado de negro.

JORDÂNIA

A história recente dá conta de que o termo Setembro Negro foi aplicado em função do grave confronto ocorrido em 1970, entre o exército da Jordânia e a OLP, o que resultou em milhares de mortos e muita confusão na região.

VÔO 93

Mesmo que aquele acontecimento tenha sido muito grave e sério, nenhuma data é considerada mais trágica do que o 11 de setembro de 2001. Os ataques terroristas que liquidaram com as torres do World Trade Center (NY) e uma ala do Pentágono (Washington), só não foram maiores porque os passageiros do vôo 93 da United Airlines lutaram com os terroristas,colocando a aeronave fora do alvo, supostamente o Capitólio.

10 ANOS DA TRAGÉDIA

Nesta semana, para marcar a passagem de uma década da tragédia, várias emissoras de rádio e televisão estão com programas voltados para o tema. Todos com depoimentos, cenas e gravações sobre os fatos que antecederam as explosões e seus desdobramentos.

LEMBRANÇAS

Diante de tantas imagens, gritos e depoimentos que são mostrados a todo momento, e que até hoje ainda permanecem intactas na minha mente, nem parece que já se passaram 10 anos daqueles terríveis ataques terroristas.

REVOLTA

Pois, com a mesma tristeza que lembro sobre a forma escolhida pelos assassinos para atacar os EUA e o mundo todo, no fatídico 11 de setembro, fico revoltado ao lembrar da malvada declaração feita, pouco depois da tragédia, pela então deputada Luciana Genro. De forma bem pensada, alto e bom som, ela disse: BEM FEITO!

A NOSSA DATA

Como se vê, motivos não faltam para fazer do mês de setembro um mês NEGRO. Quem sabe, para nós brasileiros, o dia 7 de setembro de 1822 não é a nossa data fatídica? A maioria dos brasileiros está convencida de que ali o Brasil se tornou independente. Independente de Portugal, mas totalmente dependente das corporações e dos políticos corruptos. Vamos festejar a data?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INADIMPLÊNCIA
    O número de consumidores que tiveram o nome incluído no banco de dados do SPC Brasil cresceu em agosto. O aumento foi de 5,14% na comparação com julho e de 6,37% em relação a agosto de 2010.
  • INFLAÇÃO
    O mercado ampliou pela terceira semana consecutiva a projeção de inflação para este ano, medida pelo IPCA, prevendo avanço de 6,38%, segundo estimativa do boletim Focus, do Banco Central, divulgado hoje. Na leitura da semana passada o levantamento apontava inflação de 6,31% para 2011.
  • OPÇÃO DO GOVERNO
    O governo optou pela inflação, quando resolveu intervir no BC com queda dos juros. Assim, além do baixo crescimento teremos mais inflação. Pode?
  • EXPOINTER
    O Banrisul alcançou um volume de negócios no valor de mais de R$ 46,5 milhões na Expointer 2011. O resultado corresponde a um crescimento de 138% em relação ao ano passado. No total, foram 532 propostas de financiamento de animais, máquinas e equipamentos agrícolas. O desempenho do Banrisul refere-se aos negócios feitos exclusivamente no Parque de Exposições Assis Brasil, nos nove dias de feira.

FRASE DO DIA

A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios.

Karl von Clausewitz