Artigos Anteriores

SENSAÇÃO ESTRANHA

ANO XIV - Nº 007/14 -

SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA

A crise econômica atual, que já tomou conta do mundo todo, está sendo comparada com a de 1929. Como só um ou outro habitante do planeta ainda permanece vivo para contar a experiência vivida na Grande Depressão, a Crise de 2009 está deixando uma sensação estranha no ar. Uma sensação de impotência.

MILAGRE

Considerando que os terráqueos vivos nunca haviam passado por algo semelhante, é difícil descrever o que está se passando nas suas cabeças. Arriscando, eu diria que a impressão, para muitos, é de que o mundo está parando. Embora isso não passe de um grande absurdo, o fato é que nessas horas muita gente fica à espera de que um milagre aconteça para que tudo volte ao normal.

MILAGREIRO DA HORA

E o milagreiro da hora, que todos estão esperando ansiosamente, é o novo presidente dos EUA, Barack Obama, que será empossado na terça-feira da próxima semana, dia 20 de janeiro.

LÍNGUA CONTROLADA

Até agora o profeta Barack Obama tem controlado muito a língua. De forma inteligente tem evitado fazer declarações sobre aquilo que ainda diz respeito ao governo Bush. É correto este comportamento, no meu entender. Afinal, se a lei diz que seu governo começa no dia 20, e a encrenca é pesada, não há porque se antecipar.

YES WE CAN

Como grande parte do povo americano continua gritando - Yes, We Can -, acompanhado de seguidores do mundo todo, Obama, segundo esse enorme contingente de apaixonados não pode decepcionar. Sabendo do abacaxi econômico que vai enfrentar, já está pedindo munição ao Congresso para tentar acabar de vez com o tigre representante da crise.

ORIGEM E SOLUÇÃO

Como a crise se originou nos EUA, embora muitos países sofriam do mesmo mal, o que todos esperam agora é que a solução saia do mesmo lugar. Afinal, quem detém 1/3 do PIB mundial é quem tem mais cacife para ditar as cartas para o bem ou para o mal. Esperamos que tudo aconteça da melhor forma, embora muitos países precisem, com urgência, fazer a lição de casa. É o nosso caso, certamente.

DIPLOMACIA INFANTIL

Mais uma vez o Brasil deu demonstrações de ingenuidade diplomática. Em atitude patética, o embaixador Celso Amorim, cheio de pretensão, e jogando para uma torcida nada esclarecida, tratou de pedir paz no Conflito de Gaza. Ora, ora, gente. Quem é Amorim para falar em paz, quando o Brasil vive uma guerra sem precedentes, tanto no crime organizado quanto o desorganizado? Sai pra lá.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TEMPORADA RUIM
    Começou mal a temporada de divulgaçăo de resultados nos Estados Unidos. A Alcoa, que inaugurou a temporada ontem, anunciou prejuízo líquido de US$ 1,49 por açăo no quarto trimestre de 2008.
  • ÍNDICE
    O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) passa a integrar, pela primeira vez, o Índice Brasil da BMF-Bovespa, que é composto pelas cem ações mais negociadas naquela bolsa nos últimos 12 meses. No ano passado, período da apuração, foram negociadas 188.146.600 milhões de ações do Banrisul, o equivalente a um volume financeiro de R$ 1,4 bilhão, ficando a empresa neste período na 73ª posição.
  • PARCEIROS VOLUNTÁRIOS
    Para começar 2009 em busca de uma sociedade cada vez mais solidária, a Unidade Parceiros Voluntários de Porto Alegre inicia esta semana as Reuniões de Conscientização. Todas as pessoas interessadas em voluntariar poderão escolher entre 500 oportunidades de trabalho voluntário na capital gaúcha. Neste ano, os encontros acontecem nas quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, e nas quintas-feiras, das 9h às 12h, na sede da ONG (Largo Visconde do Cairu, 17, 8º andar ? no prédio da Federasul - Centro).
  • O PRESENTE DO RIO GRANDE
    Mais de 100 representantes de emissoras de rádio e televisão do RS estarão reunidos em Osório, no dia 30 de janeiro, para discutir o presente Rio Grande do Sul na economia, na política e as formas que os meios de comunicação do Estado podem participar do seu desenvolvimento. O tradicional Encontro Regional de Rádio e Televisão, organizado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão ? AGERT ? tem como tema: O Presente do Rio Grande, e acontece a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

FRASE DO DIA

NÃO FORTALECERÁS A DIGNIDADE HUMANA, SE SUBTRAÍRES AO HOMEM A INICIATIVA E A LIBERDADE.

Abrahão Lincoln