Artigos Anteriores

SEM SEGREDOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

CREDIBILIDADE

Depois que o Wikileaks passou a postar documentos, fotos e informações confidenciais sobre tudo que acontece, ou aconteceu, em grandes empresas e, principalmente, governos, muito daquilo que só poucos sabiam, e muito do que se especulava, ganhou maior credibilidade.

SEM RODEIOS

Se por um lado tem gente que condena esta incessante quebra de sigilo sobre fatos, pessoas, setores e situações estratégicas, por outro temos um aspecto muito positivo: tudo aquilo que nunca é dito publicamente, para não ferir suscetibilidades, acaba sendo publicado, de forma clara, sem rodeios, em documentos confidenciais.

VERDADES

E como tudo que é sigiloso, por si só já ganha maior credibilidade, não há quem não queira saber das coisas que Julian Assange, fundador do Wikileaks, diz que tem para divulgar. Uma forma, quem sabe, que o público encontrou para saber de muitas verdades até então escondidas.

ANTIAMERICANO

Pois, mesmo que ninguém ainda pudesse duvidar, uma das verdades veio à tona na semana passada, no Wikileaks: a de que a diplomacia dos EUA consideram o Mercosul como ?antiamericano-. E que rejeitam a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

FORO DE SÃO PAULO

Os EUA, assim como os brasileiros sensatos, sabem, perfeitamente, quais os objetivos que cercam os interesses comunistas da América Latina de Chávez, Fidel, Lula, Evo, Correa e Cia. Pois, o documento, que contém cerca de duas mil mensagens secretas da diplomacia americana dá o tom da socialização perseguida pelos integrantes do Foro de São Paulo.

POLITICAMENTE ATRASADO

Enquanto o Brasil, nas questões políticas, cresce, obstinadamente, no sentido contrário dos países desenvolvidos, na ordem econômica duas informações recentes do Fórum Econômico Mundial estão chamando a atenção, apesar de contraditórias:

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

1- No quesito -riqueza natural-, principalmente pela diversidade de espécies animais existentes, com a fauna mais rica do mundo, além do número de lugares considerados patrimônios da humanidade, da quantidade de áreas protegidas e da qualidade do meio ambiente, o Brasil ficou em primeiro lugar; 2- Entretanto, no importante quesito competitividade ficou apenas com o 52.º lugar na classificação geral do ranking deste ano. Ou seja: perdemos sete posições na comparação com o levantamento anterior, realizado em 2009 -.As piores avaliações foram obtidas em critérios como a infraestrutura de transportes, a ausência de trabalhadores qualificados e as regras para o estabelecimento de negócios no setor. O Brasil aparece, por exemplo, como um dos países onde mais tempo se leva para abrir uma empresa. O peso do crime e da violência também desfavorece o País. Ah, um detalhe importante: como isto não foi publicado pelo Wikileaks há quem não vá acreditar, certamente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • EDUCAÇÃO
    A Universidade de Harvard (EUA), obteve a pontuação máxima no ranking das melhores universidades em reputação do mundo, segundo a Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres. O ranking foi montado a partir de uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.O Brasil, sem surpresa, não tem nenhuma instituição entre as 100 melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong também aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. Que tal? No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.
  • TAMPOS DE PEDRA
    As mesas de centro Florense, que são sinônimo de elegância e leveza com seus belos tampos de madeira, contam também com três belíssimos modelos de tampos de pedra Slimstone, que aprimoram ainda mais sua coleção.Slimstone é uma pedra natural cortada na espessura de 5 mm, que é aplicada sobre um composite, adquirindo grande resistência à flexão e ao impacto. Este processo também a torna muito mais leve ? 70% mais leve que a rocha natural de 20 mm. Nas coleções Florense estão disponíveis os tampos Carrara, Nero e Travertino, sempre aplicados sobre elegantes estruturas metálicas.
  • CARA NOVA PARA O BRASIL
    Este é o título do livro (Uma nova Constituição para uma nova Federação) de autoria de Thomas Korontai, presidente do Instituto Federalista, que será lançado no próximo dia 16/03, às 17h, no Espaço Cultural do Centro Legislativo Anibal Kuhry,em Curitiba, PR. Prestigie.
  • PAÍS DAS FRAUDES
    A Auditoria do TCU aponta uma série de irregularidades, inclusive uso de documento falso e favorecimento, na licitação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do governo federal, que contratou por R$ 6,2 milhões a Tecnet Comércio e Serviços Ltda. Por coincidência, o filho do ex-ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, é funcionário da empresa. Segundo o TCU a Tecnet não poderia disputar a licitação, nem a EBC deveria ter aceito a sua participação. A auditoria foi concluída no dia 20 de janeiro deste ano pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação, do TCU.

FRASE DO DIA

A falsidade é suscetível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser.

Jean-Jacques Rousseau