Artigos Anteriores

SAINDO DA RECESSÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

O PIOR JÁ PASSOU

Considerando que, embora negativos (-0,8%), os números do PIB do primeiro trimestre de 2009 foram muito melhores do que os do último trimestre de 2008, dá para afirmar que o pior realmente já passou.

SOBRA DESINFORMAÇÃO

A mídia aberta, infelizmente, não apanhou assim a informação. Ainda não se deu conta, talvez, de que a economia é dinâmica. Com conhecimentos tão limitados de seus colaboradores, não consegue fazer a correta leitura dos números. Por isso sobra tanta desinformação.

SAINDO

O Brasil, pelo andamento da sua economia, mostra que não está em recessão. Está saindo dela. O boletim divulgado ontem informa, claramente, que a recessão esteve presente no período compreendido entre setembro de 2008 e março de 2009.

JUNHO

Como estamos em junho, ou seja, quase no final do segundo trimestre do ano, a recuperação da economia nos meses de abril e maio, mais os poucos dias de junho, embora tímida já identifica uma tendência clara de que a recessão já está saindo de cena.

TENDÊNCIA

O importante, portanto, é a tendência. E aí ela se mostra bastante satisfatória. Se comparada com a maioria dos países do primeiro mundo, os nossos números são invejáveis. Mesmo estando atrás da Índia e da China.

FOCADA NOS JUROS

A mídia, pelo que se vê, ouve e lê, está, como sempre, mais focada na taxa Selic, que hoje deve ser reduzida pelo COMPOM. Mas deixa de lado, infelizmente, as críticas que deveria centrar nas reformas e nos insuportáveis impostos. Confundem, portanto, causa com consquência.

PLANO DE CARREIRAS

Ontem, no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius reuniu a imprensa para informar, através do professor James Fishkin, da Universidade de Stanford, a respeito da magnífica pesquisa deliberativa sobre as carreiras de Estado, realizada pela primeira vez no país e no RS.Lamento, profundamente, que este governo não está sendo avaliado, nem considerado, pelos acertos administrativos, que são simplesmente fantásticos. O lado político ruim, infelizmente, está escondendo o que de bom está acontecendo. É uma pena.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PIB INDUSTRIAL
    Apesar da retração abaixo das expectativas, a CNI considera que são pequenas as chances de o PIB do setor industrial ter resultado positivo em 2009. Em nota, a entidade destaca que a queda de 3,1% no PIB industrial do primeiro trimestre do ano sobre o último trimestre de 2008 foi menos intensa que a registrada no auge da crise global.
  • CONTAS E IDADE
    A BM&F Bovespa encerrou o mês de abril com 516.874 contas de investidores pessoas físicas com posição em custódia. De acordo com a BM&F Bovespa, estes 516 mil investidores tinham R$ 79,12 bilhões aplicados em maio, com a maior parte do volume aplicado concentrada entre os investidores com mais de 56 anos.
  • TURISMO AQUAVIÁRIO
    O prefeito Fogaça assinou hoje o projeto de lei que propõe a criação do Turismo Aquaviário em Porto Alegre. A medida tem o objetivo de conferir um marco regulatório à atividade dos proprietários de barcos que fazem passeios turísticos no Lago Guaíba visando a sua padronização e maior segurança.
  • QUEM AMA SURPREENDE
    Acaba de entrar no ar o hotsite da promoção de Dia dos Namorados: Quem Ama Surpreende, da rede Bourbon Shopping. O site: www.quemamasurpreende.com.br traz em detalhes as 10 opções de roteiros turísticos que poderão ser escolhidos pelos vencedores, além do regulamento completo da promoção.

FRASE DO DIA

SE VOCÊ NÃO PODE MUDAR SEU DESTINO, MUDE SUA ATITUDE.

Amy Tan