Artigos Anteriores

ROBERTO CAMPOS X CHE GUEVARA

ANO XIV - Nº 007/14 -

ALINHADA

No último dia 9 de outubro praticamente todos os meios de comunicação do Brasil registraram (muitos até saudosos) os quarenta anos da morte de Che Guevara. Até aí bastante compreensível, uma vez que são bem conhecidas as posições ideológicas de grande parte da imprensa do país, sempre muito alinhadas com o pensamento do facínora Guevara.

NENHUMA MENÇÃO

O que chamou a atenção, porém, foi que no mesmo dia, há exatos seis anos atrás, também ocorreu o falecimento de Roberto Campos. Para este, por ter sido um liberal, não houve uma menção sequer. Nem dos seus magníficos alertas nem das suas lutas contra o atraso que ainda permanecemos mergulhados.

MELHOR CAMINHO

Conclusão: liberais, no Brasil, não merecem ser lembrados pela imprensa. Embora Roberto Campos só tenha praticado o bem, e tenha passado grande parte da vida fazendo sugestões importantes sobre o melhor caminho a ser seguido pelo Brasil, ainda assim não foi mencionado no dia 9 de outubro.

COISA EM COMUM

Não há, contudo, a mínima possibilidade de comparação entre Che e Campos. A única coisa em comum existente entre ambos é a data da morte: 9 de outubro. Che, embora muita gente não admita, foi um bandido sanguinário. Jamais praticou o bem a quem quer que seja. Roberto Campos, ao contrário, nunca cometeu um assassinato.

SÓ PELO PONTOCRITICO

Mesmo assim o único lembrado no dia 9 de outubro foi Che. Roberto Campos só foi lembrado mesmo pelo Ponto Critico. E com direito a divulgação de um de seus textos.

FLORENSE

A convite do incansável e muito focado empresário Gelson Castellan, da Fábrica de Móveis Florense, estive no Rio de Janeiro, no final da semana prolongado, visitando a Casa Cor RJ. Nos bate-papos que aconteceram durante as refeições descontraídas no magnífico ambiente carioca de muito sol e calor percebi o quanto Gelson está preparando a Florense para enfrentar as expectativas futuras do setor e da empresa.

EXTERIOR

Fora do Brasil, além da recente mudança de endereço da loja de NY, que agora está instalada no elegante bairro do SoHo, cuja resposta já está acontecendo, no início de 2008 a Florense estará inaugurando também a loja de Chicago. E mais adiante, em março, uma franquia em Angola, no continente africano.

INVESTIMENTOS

Para poder atender a demanda cada vez maior da linha de móveis fabricados em Flores da Cunha, RS, e se adaptar ao crescimento que o setor imobiliário deve impor, muitos investimentos já estão em curso. No próximo ano, por exemplo, a Florense já deverá dispor da sua universidade corporativa visando uma preparação continuada dos seus colaboradores.

NOVA FÁBRICA

Os investimentos que estão sendo feitos, em capital humano e tecnológico, devem melhorar os processos para enfrentar o que os novos tempos estão a exigir. Não fiquem admirados, pois, se dentro de pouco tempo até uma nova fábrica venha a ser necessária. E que pode, inclusive, ser construída fora de Flores da Cunha. A entrevista que fiz com Gelson Castellan, para a TV PONTOCRITICO.COM é bem esclarecedora sobre o que a Florense quer e deve atingir. Confiram a partir de amanhã.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • AGRADECIMENTO
    Diante da enorme quantidade de felicitações recebidas pela passagem do sexto ano do PONTOCRITICO.COM e da impossibilidade de fazer todos os agradecimentos de forma individual, registramos de forma pública o quanto ficamos felizes com as mensagens recebidas.
  • COLETIVA
    O Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) convida os jornalistas para o lançamento da Temporada de Férias 2007-2008. O evento acontecerá no dia 16, às 10h, no Café Concerto do Sesc (Av. Alberto Bins, 665, 2º andar), em Porto Alegre.
  • SINDILOJAS
    O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre ? Sindilojas convida a imprensa para um encontro com a diretoria para a apresentação do Sindilojas Mulher e, ainda, das ações e novidades a serem realizadas em comemoração aos 70 anos da entidade. Dia 16, às 14h30min, no Auditório do Sindilojas - Rua dos Andradas, 1234 ? 9º andar.
  • BANQUET
    Nesta terça,16, às 11 horas, no Hotel Quality, Rua Comendador Caminha, 42, a Banquet estará promovendo o lançamento de seus novos produtos destinados ao mercado nacional. Na oportunidade, o Diretor-Presidente da empresa, Eduardo Guerreiro, estará recebendo a imprensa para anunciar as novidades e também apresentar um balanço das atividades da Banquet em 2007.
  • BANRISUL
    O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, é o palestrante do próximo Cardápio de Negócios, nesta quinta,17, às 12h30min, no Salão Mercosul do Sheraton Porto Alegre Hotel. O tema será ?Abertura de Capitais do Banrisul?. Na ocasião, o presidente do Banrisul vai explicar quais são as perspectivas com a abertura de capitais e como essa decisão vai impactar no funcionamento do banco público gaúcho.

FRASE DO DIA

O CASTIGO PARA OS QUE NÃO SE ENVOLVEM EM POLÍTICA É DE SER GOVERNADO POR SEUS INFERIORES.

Platão