Artigos Anteriores

REUNIÃO DE CÚPULA

ANO XIV - Nº 007/14 -

ESPORTE FAVORITO

É óbvio que não se pode desprezar a realização de uma reunião de Cúpula América do Sul- Países Árabes. Desde que seja para buscar mais desenvolvimento para os seus membros. Como o objetivo não foi só este para que houvesse a realização do encontro, como ficou evidente, é de se lamentar que boa parte do tempo destinado ao encontro tenha sido para o esporte preferido dos envolvidos: fazer críticas aos EUA. Virou, em última análise, um Fórum Social de Meio Mundo.

GROSSERIAS

E, por conseguinte, não faltaram as tradicionais grosserias. De todos os lados, principalmente dos latinos, que sempre fazem questão de mostrar a velha falta de educação. O maior dos mal-educados, o presidente argentino, foi fora-de-série. Avesso ao Mercosul, ao Brasil, ao mundo, simplesmente se retirou sem dar explicação. E durante a sua curta participação, mostrou que estava muito contrariado. Com tudo. Um vexame.

FANFARRÃO

Já o populista presidente venezuelano só veio com um interesse: discursar, fofocar e provocar. Como a mídia adora o tipo foi a glória. Trata-se, porém, de um fanfarrão perigoso que muita gente está se apaixonando. Mas, que é um monstrengo latino, que lembra muito bem aquele alemão responsável por uma guerra, cujo final está completando 60 anos neste mês. Um horror.

OS MÍOPES

Sobra quem nisto tudo? Sobram os panos quentes oferecidos a todo o momento pelos representantes do governo brasileiro. Eles adoraram o encontro, pois fizeram o seu papel. Cumprindo um programa estratégico, se mantêm um pouco distantes de todos os malucos. Mas não passa de um jogo de cena para dar a impressão de que não querem se comprometer com aquilo que, decididamente, sempre estiveram comprometidos. Há quem não tenha visto isto. Os míopes.

DESISTÊNCIA SURPREENDENTE

Ninguém ainda pode afirmar, pois a noticia pegou a todos de forma surpreendente. Mas já é possível fazer algumas deduções sobre a desistência da JC Penney de permanecer no Brasil. De repente, resolveu não querer mais a Lojas Renner e colocou à venda a empresa. Ora, se fosse bom não teria dúvidas em ficar por aqui. Algo há. E as explicações são as mesmas de um vendedor de automóvel: inventa razões simpáticas para que os compradores não desistam. Cair fora daqui não é novidade. O risco, no entanto, é que diz o quando e o porquê.

É PRECISO FESTEJAR?

A performance negativa identificada pelos indicadores da indústria do RS já demonstram o estrago que o governo conseguiu promover depois de aumentar as alíquotas do ICMS e de restringir o crédito do mesmo imposto aos exportadores. E isto foi só o início do desespero, pois a medida ainda é recente. O curioso é que outros Estados começam a mostrar outro tipo de comportamento. Santa Catarina que o diga, principalmente por estar ao lado. Precisamos festejar as iniciativas do governo do RS, não é mesmo?

PEDÁGIOS

É oportuno observar que as empresas concessionárias de rodovias do RS não conseguiram o resultado esperado. Os investimentos feitos, como mostra o estudo encomendado pela AGERGS, não obtiveram o retorno previsto. Como os usuários, geralmente, não gostam de pagar pedágio e imaginam que os grupos econômicos ganham muito em cima das tarifas cobradas, aí está a notícia. É duro, pois até a Justiça dificultou a cobrança por algum tempo em várias praças de pedágios. Deste jeito vamos acabar ficando sem estradas.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ANIVERSÁRIO
    O Moinhos Shopping está comemorando cinco anos de vida cheia de muito sucesso. Previsto para atingir no período um público de 300 mil pessoas por mês, extrapola e chega hoje a 500 mil/mês. Seus freqüentadores, bem mais qualificados - 60% possuem curso superior - gastam em média R$ 750 reais por mês. E destacaram como mais importante o fato de receberem vantagens ao fazerem suas compras. Isto foi possível através do Cartão Inteligente. Parabéns.
  • PROJETO PESCAR
    As empresas que têm interesse em abrir uma unidade do Projeto Pescar em suas instalações já podem entrar em contato com a Fundação Projeto Pescar e investir num projeto de responsabilidade social. Com 29 anos de experiência, o Pescar propicia ensino profissionalizante à jovens em situação de vulnerabilidade social. A Fundação é responsável pela estrutura de apoio às unidades da rede como ministrar curso para os orientadores, ensinar a metodologia do projeto, dar suporte e realizar eventos de qualificação. Pelo telefone: 51 3345.2951BAIXA RENDA? Entendendo a alma do consumidor de baixa renda: percepções sobre os serviços financeiros oferecidos pelo varejo brasileiro. Esse é o tema da pesquisa inédita elaborada pela Shopping Brasil, em parceria com a Parente Varejo & Pesquisa, e que será divulgada no próximo dia 12 de maio, durante Happy Business da ADVB (rua Celeste Gobatto), a partir das 9h.
  • INTERNET BANKING
    O presidente do Banrisul, Fernando Guerreiro de Lemos, convida a Imprensa para entrevista coletiva, quinta-feira (12), às 10 horas, no quarto andar da Rua Caldas Júnior, 108, quando apresentará novidade em Internet Banking.
  • ROAD SHOW
    O Road Show BMW, exclusivo para a imprensa, será realizado nesta 6ª feira, 13, das 9h às 12h na Süd Motors. O test drive para carros e motos contará com a participação e apoio de equipe técnica da fábrica e tem como objetivo demonstrar o desempenho, potência e dirigibilidade dos veículos BMW. Na oportunidade, serão disponibilizados aos profissionais de imprensa alguns dos modelos de maior sucesso da marca, incluindo a BMW 120i mecânica, BMW 120i automática, BMW 325i, BMW 330i, BMW 545i, BMW 645i e BMW X3 2.5 Family.
  • VAGAS
    A Sonae Distribuição Brasil (SDB) e suas redes Nacional Supermercados (RS), Hipermercados BIG (RS, SC e PR) e Supermercados Mercadorama (PR) estão oferecendo mais 400 vagas para pessoas portadoras dedeficiência física e mental leve para contratação imediata. As novas vagas estão distribuídas em diversos setores. Os candidatos, que devem ser maiores de 18 anos, podem entregar seus currículos pessoalmente nas lojas das redes Nacional e BIG, no caixa central das lojas, em envelopes fechados contendo por fora a sigla CVPPD, ou enviar pelo site: www.sonae.com.br .
  • SESC
    A partir do próximo dia 15, a instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS apresenta seu novo posicionamento.Tudo isso é seu. Tudo isso é SESC . Desenvolvida pela Competence, a campanha publicitária mostrará os cinco pilares de atuação da entidade, com cenas do cotidiano dos serviços disponíveis para as 430 mil empresas e mais de um milhão de trabalhadores do setor de comércio de bens e serviço existentes no Estado.

FRASE DO DIA

O SUCESSO É UM SÍMBOLO DE AUTO-CONFIANÇA.

Frank Cáprio