Artigos Anteriores

RETROSPECTIVA 2015

ANO XIV - Nº 007/14 -

BALANÇO PRÉVIO

Ainda que a presidente Dilma-Petista vá se esforçar ao máximo, nestas próximas três semanas que nos separam de 2016, para piorar os números ruins que dão conta do desempenho econômico e social do nosso pobre país em 2015, já é possível fazer BALANÇO PRÉVIO dos resultados obtidos ao longo deste primeiro ano de seu segundo mandato.

 

 
 

RANKING INTERNACIONAL

Observando o desempenho que o Brasil obteve, na comparação com vários países do mundo em atividades como EDUCAÇÃO, SAÚDE, VIOLÊNCIA, ECONOMIA, por exemplo, vê-se, claramente que o nosso país avançou muito. Só que tal avanço, para infelicidade dos pensantes, foi em direção às últimas colocações. 

Para que tenham uma ideia do quanto o Brasil é, realmente, um PAÍS DE PONTA -DE BAIXO-, vejam seu  desempenho/trajetória  em alguns poucos rankings internacionais:  

 

COMPETITIVIDADE

No cenário COMPETITIVO INTERNACIONAL, segundo informa o World Competitiveness Yearbook, o Índice de Competitividade Mundial, o Brasil, que em 2014 caiu três posições, ocupando o 54º lugar entre 60 países analisados, ficando à frente apenas da Eslovênia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela -a última colocada-, a situação, em 2015, piorou ainda mais.

EDUCAÇÃO

No ranking mundial de EDUCAÇÃO, segundo informa a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição. Ou seja, um completo desastre. Em primeiro lugar está Cingapura, seguido de Hong Kong e Coreia do Sul. Na última posição está Gana. Como se vê estamos cada ano mais próximos das últimas posições.

SAÚDE

Em levantamento que mede a EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE de 48 países, o Brasil ficou em ÚLTIMO LUGAR. A Bloomberg, portal americano especializado em economia, atribuiu uma nota para cada país. Para o cálculo, foram usados critérios de expectativa de vida, média do custo do serviço de saúde e quanto esse custo representa comparado ao PIB per capita de cada país.

IDH E VIOLÊNCIA

No ranking mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o Brasil ocupa a 85ª posição. Na comparação com o ano anterior, o nosso pobre país perdeu 6 posições, com viés de piora a olhos vistos, a considerar o agravamento da crise econômica, política, moral e social que tomou conta do Brasil.

VIOLÊNCIA - No ranking mundial de violência contra professores, o Brasil lidera com folga. Só em São Paulo, quase metade dos professores da rede estadual de ensino já sofreram algum tipo de agressão e continuam a mercê dessa situação. 

CORRUPÇÃO

Por fim, aproveitando que na última quarta-feira (9/12), foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Corrupção, os dados do relatório da Transparência Internacional informam que o Brasil, que ocupa a 69ª posição entre 175 países analisados, é o país que mostra maior crescimento nesta modalidade. Deve encerrar 2015 de forma brilhante, ficando entre os mais corruptos do mundo.
 


 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FORA DOS ESFORÇOS

    O Brasil ficou fora da maior parte dos esforços de integração da economia global nos ÚLTIMOS 13 ANOS, quando sua diplomacia comercial foi guiada por uma embolorada mistura de terceiro-mundismo, resíduos de um anti-imperialismo superado na maior parte do mundo e uma política industrial há muito abandonada em países emergentes mais dinâmicos. Mas há sinais animadores. Pela primeira vez, agora, desde a instalação do PT no governo federal, há pelo menos três ministros favoráveis a uma abertura maior para o comércio internacional e a uma inserção mais efetiva nas cadeias globais de produção. Um dos três, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, falou ontem sobre a importância de se ampliar a presença do País nos mercados e sobre a prioridade de uma convergência regulatória com os Estados Unidos, onde as principais barreiras, segundo ele, são as normas técnicas. (Estadão)

  • CONFRATERNIZAÇÃO

    O Natal é um momento de confraternizar, mas também de ser solidário. Por isso, o Sindilojas Porto Alegre é um ponto de coleta da Campanha do Brinquedo, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Os interessados em alegrar o fim de ano de diversas crianças podem trazer brinquedos para o ponto de coleta das doações na sede do Sindicato (Rua dos Andradas, 1234, 22º andar).

    Até o dia 18 de dezembro, das 8h às 18h, a Entidade está arrecadando brinquedos novos ou usados que estejam em bom estado de conservação.
     

  • EX-GOVERNADORES NA MARCA DO PENALTY

    O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ILEGAL a pensão vitalícia de ex-governadores e mandou suspender o pagamento do benefício no Pará. A decisão foi tomada RECENTEMENTE no julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a aposentadoria de ex-governadores paraenses.

    Embora a determinação sirva especificamente para o Pará, os ministros abriram caminho para acabar com o privilégio em todo o país, já que aguardam julgamento no tribunal outras ações discutindo essa norma.

    A aposentadoria para os ex-governadores, prevista nas constituições estaduais por força de maus deputados , existe em 21 unidades da federação, de acordo com levantamento realizado pelo GLOBO em dezembro.

    O STF ainda vai julgar ações contra o benefício em outros dez estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, Piauí, Sergipe e Paraná. Todas as ações são de autoria da OAB.

    Como os ex-governadores adoram privilégios, preferem esperar pelo STF. Pode?

     

FRASE DO DIA

Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.

Confúcio