Artigos Anteriores

RESPOSTAS MAIS CONVINCENTES

ANO XIV - Nº 007/14 -

TUDO MAIS CLARO

Investigações mais profundas identificam que tudo está se encaminhando para um desfecho lógico e provado, quanto à forma utilizada para dar origem ao dinheiro do mensalão e confirmar os atos de corrupção do PT. O Banco Rural, segundo as investigações do deputado Fruet, teria aceitado participar como financiador fictício, só para esconder a origem ilegal da entrada de recursos na conta do PT.

PROBLEMAS DE CONTAMINAÇÃO

Confirmadas tais descobertas estaremos diante de uma situação extremamente perigosa. Se a prática de caixa dois já não poderia ser amenizada, a engenharia para tentar legalizar recursos imundos é indesculpável. Isto dá nova interpretação aos fatos e vira coisa de quadrilha, cujo banditismo precisa ir além da cassação de registro de partido. Os envolvidos precisam de penas muito sérias e ficar sem contato com a sociedade para não contaminá-la.

MELHOR MOMENTO

O Brasil nunca ocupou posição tão confortável como a atual, para conquistar novos mercados e novos financiadores. Longe de estarmos numa situação invejável, mesmo assim, pela condução rígida da economia do país ganhamos mais respeito e admiração dos investidores. Mas, como a história mostra, basta atingirmos um melhor momento e já se inicia um processo que dá fim a tudo que possa melhorar a nossa vida.

REUNIÃO DE CÚPULA

A forte e bem conhecida amizade, cheias de juras de amor e confiança, entre Lula, Chávez e Fidel, pode ser a bola da vez para azedar as nossas esperanças de melhorar um pouco mais. Na Reunião de Cúpula das Américas, em Mar del Plata, cujo tempero mais forte já está à cargo das provocações de Chávez à Bush, basta Lula se juntar ao maluco venezuelano e vamos pagar caro pelo afeto. Como já tivemos perdas irreparáveis no campo diplomático, ao longo do ano, dependendo do nosso comportamento as coisas só podem piorar. A conferir.

PROLONGANDO O ATRASO

Os produtores rurais que possuem imóveis de até 999 hectares ganharam, por lei, um novo prazo para se adequarem à Lei de Georeferenciamento (10.267/01), que estabelece a identificação e demarcação dos limites das propriedades com a utilização de tecnologia via satélite. A alteração no calendário foi validada pelo Decreto 5.570, publicado no DOU de 01/11. O decreto 4.449/02, que regulamentou a lei, determinava que, a partir de 30 de outubro deste ano, todos os imóveis - exceto aqueles com até quatro módulos fiscais - deveriam estar georeferenciados.

NOVA DATA

Segundo a nova redação, a identificação da área rural, exigida nos casos de desmembramento, parcelamento, remembramento e em qualquer situação de transferência, será cobrada daqui a cinco anos para as propriedades de 500 a menos de 1.000 ha. Já os agricultores que possuem imóveis com menos de 500 ha terão até 2013 para se adaptarem às prerrogativas da lei.

GERDAU NA COLÔMBIA

A produção das duas usinas siderúrgicas do Grupo Gerdau da Colômbia crescerá 50% nos próximos três anos, de 400 mil toneladas para 600 mil toneladas. Até 2008, serão investidos US$ 50 milhões nas diversas unidades e implantadas novas tecnologias de gestão. A expansão da produção ocorrerá nas unidades localizadas nas cidades de Tuta e Cali, as quais estão voltadas para o atendimento do mercado interno, nos segmentos da construção civil e da indústria.

FESTIVAL DE TURISMO

A 17ª edição do Festival do Turismo de Gramado, uma das feiras que mais gera negócios na América Latina, cresceu 10%. Dirigida a um seleto e altamente qualificado público de cerca de 10 mil profissionais, o evento acontecerá de17 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

CONCERTOS COMUNITÁRIOS

A Série Concertos Comunitários Zaffari (Ano XVIII) chega a Caxias do Sul neste domingo, dia 6, às 20h30min, para apresentação na Igreja São Pelegrino. Compõem o repertório 14 clássicos da música popular e erudita nacional e internacional, de compositores como Verdi, Puccini, Strauss e Beethoven, pela orquestra e coral da PUC/RS.

SIMECAN NA CHINA

Os resultados da recente missão à China coordenada, pelo Simecan, foram tão positivos que a entidade vai repetir a iniciativa em 2006. Para isto, o presidente do Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita, já reservou dez estandes na Hong Kong Electronics do próximo ano. Esta foi a primeira vez que empresas brasileiras participaram como expositoras deste evento.

TOP DE MARKETING

A CaixaRS venceu o Top de Marketing 2005, da ADVB do Rio Grande do Sul, com o case \"A nova marca do fomento econômico e social\", na categoria Serviços Públicos. A instituição nasceu para incentivar o crescimento econômico sustentável e para promover a inclusão social, tornando acessíveis as linhas de crédito e de financiamento para as empresas de todos os portes, nos mais variados setores da economia, e para os municípios. Os resultados alcançados, em um curto espaço de tempo, demonstraram a excelência do trabalho realizado, na atual administração (desde 2003), e levaram a CaixaRS a conquistar essa premiação.

PALESTRA

O TAO DA CARREIRA - Desenvolvimento de competências essenciais para uma carreira sustentável. Este o tema da palestra do internacionalmente requisitado Fritjof Capra, que será proferida no próximo dia 21, das 14h as 18h no Centro de Eventos da PUC, prédio 41. Inscrições e informações através do site: www.falandodecarreira.com.br.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

É MAIS FÁCIL ENGANAR DO QUE DESENGANAR.

N.Bonaparte