Artigos Anteriores

REPERCUSSÃO DAS ENTREVISTAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ENTREVISTAS

Os três principais candidatos à presidência já foram entrevistados nas principais redes de televisão e de rádios do país. Pela forte audiência que possui o Jornal Nacional, a repercussão do desempenho de cada candidato foi muito maior e ensejou inúmeras manifestações. E a avaliação do eleitor foi a esperada: só aprovou o seu candidato e detestou mais ainda os demais.

PROGRAMAS

Entrevista como se sabe é bem diferente de debates, os quais terão início a partir da próxima semana quando começam os programas eleitorais na mídia aberta. Nos debates, normalmente, candidato é quem pergunta para candidato. E um tema também é escolhido para as respostas de todos.

ANÁLISE

Analisando as participações dos candidatos Alckmin, Heloisa e Lula, assim como dos entrevistadores, percebi o seguinte: 1- Não houve o fator surpresa. Todos repetiram as mesmas coisas que já vinham dizendo. 2- As perguntas foram fracas e vazias. 3- O maior cuidado foi com o tempo definido e não com o conteúdo das propostas dos candidatos.

DESEMPENHOS

4- Alckmin, indiscutivelmente, vendeu muito mais capacidade de administração. Heloisa só vende comportamento ético enquanto é muito ruim e complicada de cabeça. E também não oferece qualquer capacidade para administrar. Lula, por sua vez, vende farta popularidade junto com esperteza e desconhecimento. E o povo gosta.

PESQUISAS

Assim, não adianta brigar com as pesquisas. Elas revelam, nitidamente, o que o povo gosta. Quanto mais é confirmada a participação de políticos de partidos aliados do governo nos atos de corrupção, mais cresce a preferência por Lula. Por outro lado, quanto mais Alckmin se esforça para propor um país com menos impostos e mais investimentos, mais despenca na preferência dos eleitores. Já Heloisa, quanto mais ela imagina que pode governar sem aliados, mais o seu eleitor se encanta e a faz subir nas pesquisas. Maravilha.

POVO INTELIGENTE

Por aí se percebe como será o desfecho das eleições de outubro: a maioria dos brasileiros só quer saber de assistencialismo e de sonhos. O povo não quer ver seus sonhos realizados. Ele só exige que sejam prometidos. E para continuar sonhando aceita sempre, com resignação, as desculpas pela não realização. Como se vê, o nosso povo é por demais inteligente.

MULTA

O Conselho Superior da AGERGS, presidido por Guilherme Socias Villela, decidiu aplicar auto de infração à CEEE pela falta de ressarcimento a consumidores por danos em equipamentos e aparelhos elétricos causados por problemas no sistema elétrico da concessionária. A punição fixou o valor de R$ 2.833.752,10 (dois milhões, oitocentos e trinta e três mil, setecentos e cinquenta e dois reais e dez centavos) A multa foi lavrada pelo não cumprimento da determinação da AGERGS, que estabeleceu que a CEEE indenizasse no caso de sobretensão causada por alterações no uso de circuitos de distribuição de energia elétrica. A CEEE, ao contrário do entendimento técnico da AGERGS, não indenizou os danos causados aos consumidores. E tem gente que adora empresa estatal.

MISTERIOSO

Desde maio de 2006 a Marcopolo tem comprado produtos do mercado chinês como estratégia para reduzir custos. Até agora já houve uma economia considerável, especialmente com a importação de componentes eletro-eletrônicos. O percentual dessa redução é que é um mistério. O diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, Carlos Zignani, não quis dar mais informações na reunião que teve na Apimec-Sul.

FOMENTO

O contrato de financiamento que a CaixaRS assina hoje, 11, com a empresa Barcellona Indústria e Comércio de Móveis, de Lagoa Vermelha, é a primeira operação da agência de fomento gaúcha a ser garantido pelo aval da Associação Garantidora de Crédito da Serra (AGC Serra). O valor de R$ 200 mil será financiado através da linha BNDES Automático, do Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (Progeren).

GUAÍBA VIVE

Amanhã, 12, a partir das 16h, a Secretaria Municipal do MeioAmbiente (Smam), através do Programa Guaíba Vive, realiza o plantio de 20mudas na orla da praia de Ipanema. A atividade será realizada em frente aoBar Travessia, localizado na Avenida Guaíba. Entre as espécies de vegetais a serem plantadas, estão figueiras, ingá dabeira de rio, camboatá branco, tarumã-preto e cocão. O ato contará com aparticipação do Projeto Reciclar, de um grupo de escoteiros e da EscolaEstadual Custódio de Melo, que compõe o programa Escola Aberta.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A ESTATÍSTICA É O ORÇAMENTO DAS COISAS.

N. Bonaparte