Artigos Anteriores

RENOVANDO AS ESPERANÇAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

O BASTA DOS CHILENOS

Ontem, felizmente, o povo chileno renovou as esperanças de muitos habitantes da nossa complicada América Latina, ao eleger Sebastian Piñera para presidente. Embora apertada, a vitória de Piñera precisa ser entendida como um recado: em política, andar pela esquerda é andar na contramão.

DESTINO À MISÉRIA

E, andar na contramão, significa insensatez, estupidez e enorme vontade de bater, de frente, com quem anda na linha. É a certeza do prejuízo daqueles que embarcam num veículo cujo destino é a miséria e a falta de desenvolvimento.

JÁ TEM COMPANHIA

Se a Colômbia, de Uribe, estava praticamente sozinha, recebendo críticas de todos os lados por não seguir os passos da Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai, Brasil, Uruguai e Argentina, ao menos já pode contar com a companhia do Chile, de Piñera, para dar início, quem sabe, a uma nova América Latina. É o que espero.

COMO A ILHA DO DR. CASTRO

Indiscutivelmente, o Chile é o único país da atrasada e falida América Latina, que faz parte do primeiro mundo. Graças, para deixar bem claro, ao general Pinochet. Sim, porque com Allende o Chile estaria hoje tão pobre quanto Cuba, a Ilha do Dr. Castro.

MÉTODOS

Se os métodos são discutíveis, um fato não é: os líderes da nossa pífia Revolução de 64 mostraram total incapacidade para fazer aquilo que Pinochet fez no Chile. A prova aí está: a tentativa de revogação da Lei da Anistia, que consta no terceiro PNDH.

CHÁVEZ

Creio que, nestas eleições, mais da metade dos eleitores chilenos perceberam o que Hugo Chávez está fazendo com a decadente Venezuela. Ontem, por exemplo, dentro de suas botas intervencionistas, Chávez decidiu que vai expropriar a rede de supermercados Êxito, de capital colombiano e francês, alegando reincidência em especulação de preços.

QUE SIRVA DE MODELO

Parabéns, portanto, irmãos chilenos, pela percepção de que a esquerda representa o mais puro fracasso. E desejo a melhor e boa sorte a Sebastian Piñera, na sua nova jornada. Espero que faça desse belo país de ótimos vinhos, um reduto de esperança para os demais povos da nossa pobre América Latina. Siga confiante. Dê o exemplo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INSEGURANÇA NO CAMPO
    Se hoje existe uma insegurança jurídica no campo, ela vai aumentar, afirmou com toda a razão o ministro da Agricultura, Reinold Stephanes. Alguém duvida?
  • REPÚDIO
    O Partido Federalista, na defesa inarredável da Liberdade na representação dos melhores valores humanos e na defesa dos próprios direitos naturais e civis de cada indivíduo, vem de público repudiar veementemente o decreto presidencial que instituiu o 3º PNDH ? Plano Nacional de Direitos Humanos pelos seguintes motivos:(leia aqui)
  • IPC
    O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou a segunda medição do mês com elevação de 0,78% e superou em 0,27 ponto percentual a taxa marcada no estudo anterior, de 0,51%. Em igual período do ano passado, o indicador subiu 0,69%, informou a FGV em nota divulgada hoje.
  • SELIC
    O mercado financeiro espera taxa Selic de 11,25% ao fim de 2010, ou 0,25 ponto percentual mais alta do que o esperado anteriormente. O dado faz parte do relatório Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

FRASE DO DIA

A bigorna dura mais que o martelo.

Anônimo