Artigos Anteriores

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

ANO XIV - Nº 007/14 -

SAÚDE PÚBLICA

Já vai longe o tempo em que comer muito significava adquirir força e saúde. Mas, o pior de tudo é que, para muita gente a gula e o prazer propõe um consumo de produtos que nem de longe deveriam ser chamados de alimentos. Esta falta de controle, ou vício, mostra que além de não dominar a quantidade ideal daquilo que pode e deve ser consumido, milhões de pessoas também não se preocupam com a qualidade consumida.

PROBLEMA DE OBESIDADE

É sabido por todos os cantos do mundo que os americanos (os brasileiros, infelizmente, estão no mesmo caminho) convivem com um sério problema de obesidade. Se a situação é ruim no geral, nos mais jovens chega a ser simplesmente dramática.

PRATOS LIGHT

Pois, para colaborar de forma importante com o gritante problema de saúde pública, que exige uma urgente e necessária reeducação alimentar, alguns restaurantes americanos, principalmente os Family\'s já entraram em ação, apresentando, com fotos os pratos do cardápio light.

PORÇÃO REDUZIDA

Trata-se tão somente de uma sugestão mais leve do mesmo prato que consta no cardápio tradicional. A diferença está na porção, mais reduzida. O preço, por conseguinte, também se ajusta, proporcionalmente, à quantidade servida, tornando a refeição mais saudável e mais em conta. Em síntese, tudo pesa menos. Tanto no estômago quanto no bolso do cliente.

EXPERIÊNCIA

Ontem, ao ser atendido num restaurante de grelhados (tipo steak-house) resolvi experimentar o CARDÁPIO LIGHT para, assim, poder constatar se a quantidade servida seria suficiente para satisfazer meu desejo de consumo. Foi ótimo. Até a sobremesa estava dentro do mesmo propósito, ou seja, em meia porção.

FILOSOFIA CHINESA

Para que as pessoas se sintam atraídas pela necessidade de diminuir a vontade de comer, sem com isso deixar de se alimentar bem, a melhor sugestão, segundo a filosofia chinesa, é comer a metade daquilo que se tem vontade; tratar de se exercitar em dobro; e procurar rir de forma tripla.

REFRIGERANTES

Vale lembrar que uma guerra informativa a respeito dos refrigerantes também está em curso nos EUA: aí está o grande mal, que somado aos maus costumes alimentares resulta numa legítima bomba para o corpo humano. Da mesma forma como o cigarro é considerado um dos mais sérios problemas de saúde pública, os refrigerantes já estão sendo colocados na mesma linha de preocupação. Cabe aos pais entender e educar.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ECONOMIA MINGUANDO
    A previsão de crescimento da economia brasileira em 2013 recuou de 3,03% para 3,00% na pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central. Para 2014, a estimativa de expansão segue em 3,50%. O governo iniciou 2013 prometendo 4,5% (numero mágico e repetitivo). Pois, mal estamos no final de março (terceiro mês do ano) e a queda da previsão inicial já é pra lá de lamentável.
  • NO PERU, AO CONTRÁRIO
    De acordo com seu relatório de inflação do primeiro trimestre, o Banco Central do Peru projeta uma inflação entre 1,5% - 2,5% durante 2013 e 2014. Portanto, o banco continua a indicar que as taxas de juros permanecerá em 4,25% até o final de 2014.
  • MAIS IMPOSTOS
    Para compensar as perdas dos Estados, a União poderá emitir títulos do Tesouro Nacional para compor o Fundo de Desenvolvimento Regional. Isto significa tão somente a necessidade de maior tributação para pagar a conta. Alguma surpresa?
  • COMÉRCIO NA PÁSCOA
    O Sindilojas Porto Alegre informa que no dia 29 de março as lojas da Capital e de Alvorada poderão funcionar com empregados, devido ao acordado na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), em dezembro de 2012.

FRASE DO DIA

Mais vale compreender pouco do que compreender mal.

Anatole France