Artigos Anteriores

REDUÇÃO DE IMPOSTOS É PAUTA BOMBA?????

ANO XIV - Nº 007/14 -

PAUTA BOMBA

Na última terça-feira, 11, a mídia brasileira como um todo lamentou profundamente (rotulou como PAUTA BOMBA) a aprovação, na Câmara dos Deputados, da prorrogação dos atuais incentivos fiscais para a SUDAM (Região da Amazônia) e SUDENE (Região Nordeste) e a extensão dos incentivos para a SUDECO (Região Centro Oeste).

LRF

Ainda que tais incentivos, ou RENÚNCIAS FISCAIS, já estavam previstos no Orçamento da União para 2019, o impacto da extensão dos mesmos à região Centro Oeste, assim como o aumento de prazo para cinco anos, podem, segundo o Ministério da Fazenda,  bater de frente com a LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal.

EQUÍVOCO MONUMENTAL

Ora, meus caros leitores, como sou, e sempre fui, um ferrenho defensor da REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA, classifico a expressão -PAUTA BOMBA-, como foi utilizada largamente pela mídia para definir a aprovação desta RENÚNCIA FISCAL, como um equívoco monumental.

SACO DE BONDADE

Se levarmos em conta que a grande LÓGICA QUE IMPERA no nosso empobrecido Brasil é o aumento (constante) da CARGA TRIBUTÁRIA, quando nos é dado o prazer de contar com a aprovação de uma rara REDUÇÃO DE IMPOSTO a expressão correta para tanto deveria ser -SACO DE BONDADE-.

CHOQUE NA COLUNA DAS DESPESAS

Volto a afirmar, pela enésima vez, que urge, no nosso empobrecido Brasil, um verdadeiro -CHOQUE NA COLUNA DAS DESPESAS-.  Este tal engessamento de DESPESAS PÚBLICAS , que a Constituição -nada cidadã- impõe, precisa acontecer, com a mesma intensidade, pelo lado das RECEITAS PÚBLICAS.

POSTURA DO GOVERNO DO RS

O que a mídia deveria lamentar, e muito, é que governantes de outras regiões do País não tenham se mobilizado para obter os mesmos INCENTIVOS FISCAIS concedidos à SUDAM, SUDENE e SUDECO.

Enquanto governantes dos Estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste fazem de tudo para tornar seus produtos mais competitivos, o governo do Rio Grande do Sul age de forma inversa: faz força descomunal para aprovar a EXTENSÃO do estúpido aumento das alíquotas de ICMS da energia, combustíveis e comunicação.  Isto sim é uma verdadeira PAUTA BOMBA, cuja explosão destroça a economia gaúcha. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ATRAÇÕES DE NATAL NO ZAFFARI

    O Zaffari Hípica, localizado na Zona Sul de Porto Alegre (Av. Juca Batista, nº 4255, no Bairro Hípica), vai trazer atrações natalinas especiais para seus clientes ao longo dos fins de semana deste mês. Durante todos os sábados e domingos até o Natal, o empreendimento estará realizando a ação Lugar de música e diversão é aqui. Um Papai Noel de perna de pau e seus dois assistentes duendes estarão recebendo o público com balões na entrada do supermercado.

    Serão realizadas oficinas voltadas para as crianças, com atividades que incluem pintura artística para rosto e mãos, modelagem de balões, pintura de desenhos com a temática de Natal e confecções de máscaras natalinas. As atrações acontecem aos sábados, das 16h às 21h, e aos domingos, das 15h às 20h.

    Também ocorrerão espetáculos musicais com a temática do Natal. No dia 15, às 19h, a soprano gaúcha Cristina Sorrentino irá se apresentar com seus alunos, e, no dia 22, o Coral Viva La Vida, que em 2017 foi campeão do Festival de Corais de Curitiba nas categorias “Melhor Coro Misto” e “Melhor Coro Música Popular Avançado” fará um show, também às 19h. As apresentações acontecem em um palco localizado na entrada do supermercado. As atrações são gratuitas e abertas ao público.

  • CAMINHO CERTO

    Três quartos dos brasileiros (75%) acreditam que o presidente eleito Jair Bolsonaro  está no caminho certo, segundo dados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta manhã (13). Para os consultados, Bolsonaro e sua equipe estão no caminho certo, enquanto apenas 14% acreditam que o presidente eleito esteja no caminho errado. Outros 11% não souberam ou não responderam. Enquanto 25% têm expectativa ótima sobre o governo Bolsonaro, 39% têm boas expectativas em relação à gestão do presidente eleito. Já para 18% dos entrevistados, a expectativa é que o Bolsonaro fará um governo regular. (Valor)

FRASE DO DIA

Acreditar que não acreditamos em nada é crer na crença do descrer.

Millôr Fernandes