Artigos Anteriores

REALIDADE AMERICANA

ANO XIV - Nº 007/14 -

NOTÍCIAS

Se for preciso depender de algum jornal impresso ou eletrônico para obter noticias do Brasil, esqueça. Felizmente, com a força da internet tudo é fácil, possível e eficiente. Mesmo assim os brasileiros que vivem aqui acabam se distanciando e se desinteressando por muita coisa. Política e esporte acabam sendo o que mais desperta alguma curiosidade. Ao menos uma coisa fica bem clara: enquanto os brasileiros vêm sendo ensinados diariamente a ter ódio dos americanos, mais eles ignoram a nossa existência. Ou seja, eles não perdem este tempo.

PERGUNTA E RESPOSTA

Para alguns empresários fui um pouco mais além e perguntei se os EUA temem o Brasil, principalmente por ser um dos paises que poderiam estar na moda dos investimentos. Aresposta foi rápida: quem deve temer o Brasil são os próprios brasileiros. O Brasil, pela forma com que atua o seu governo, não vai fazer mal algum a qualquer lugar deste mundo, pois dedica todo o tempo para fazer mal ao seu povo. Com tanta falta de liberdade e um custo tão elevado para produzir e consumir, o nosso modelo mais cria problemas enquanto subtrai soluções.

EXPORTAR O MODELO

Os exemplos desta triste realidade estão estampados nos preços dos nossos calçados nas lojas dos EUA. Um tênis feito no Brasil é bem mais barato aqui do que no Brasil. Tudo graças à carga tributária imposta aí. Isto explica os preços dos veículos, eletroeletrônicos e tudo o mais.Como ter um mercado comum com tanta disparidade? Quem sabe queremos exportar o nosso modelo tributário para nivelar o mercado? Só falta isso.

PREFERÊNCIA

Para quem vive aqui há mais tempo afirma que a mão de obra brasileira é muito boa e tem a preferência dos americanos. São, geralmente, corretas e responsáveis, o que não pode ser dito dos demais latinos que estão por aqui.

SEGURANÇA

É tudo aquilo que nós já sabíamos. Não há descuido. Se há alguma dúvida o melhor é averiguar. Isto acontece no trânsito, nas ruas, nas lojas e nos aeroportos. Mas, tudo com respeito e cortesia como consta nos veículos da NYPD. A revista nos aeroportos, apesar de completa não é agressiva. Todos entendem a necessidade de investigar para não haver tantas surpresas.

EDUCAÇÃO

Nos aeroportos e nos aviões todos lêem. Desde crianças a adultos. Isto é a certeza de que são preparados para o dia a dia.

PETRÓLEO

A alta vertiginosa dos preços do petróleo, quase batendo nos US$ 60 o barril, ontem, tem várias explicações. Os americanos estão voltando a crescer com força e com isto o consumo do óleo é enorme. Se antes o problema era o inverno muito rigoroso, agora o problema é o aquecimento dos negócios. Nos espaços econômicos dos jornais e das TVs a pergunta é uma só: onde vão parar os preços do petróleo? A resposta dos entendidos nunca convence, pois ninguém sabe até onde a alta é suportável e os compradores concordam. Viva o mercado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CORRUPÇÃO x ECONOMIA
    Este é o tema do Tá na Mesa desta quarta, 22 de junho. Um painel para discutir o momento político e econômico do Brasil. Das 12h30min às 14h no Salão Nobre (7º andar) do Palácio do Comércio.
  • INSTITUTO LIBERDADE
    O Instituto Liberdade de Porto Alegre estará participando da Conferência WIPO - World Intellectual Property Organization, de 20 a 24 de junho, em Genebra, na Suíça. A convite do International Policy Network de Londres, a vice-presidente do IL, Margaret Tse, vai ser uma das palestrantes do evento internacional.
  • UNIVERSO DOS VINHOS
    De 23/06 até 13/07 os apreciadores do bom vinho e da arte de degustar a bebida poderão conferir no espaço de 1.200 m² montado no 2º piso do Bourbon Country, as especialidades de 16 vinícolas gaúchas e de outras marcas nacionais e estrangeiras, presentes com estandes no local. Serão aproximadamente 500 tipos de vinhos expostos e enólogos estarão à disposição do público para informações e degustações orientadas. Outro atrativo do Universo dos Vinhos Bourbon Country é os preços promocionais ofertados ao longo do evento.
  • DIÁLOGOS DA CIDADE
    É o tema do almoço com o prefeito José Fogaça, amanhã 22,onde o assunto estará voltado às temáticas relevantes da nossa cidade.

FRASE DO DIA

Os sábios lideram a História e os tolos são arrastados por ela.

Friedrich Hegel