Artigos Anteriores

REAJUSTES DEVERIAM SER PELO PIB

ANO XIV - Nº 007/14 -

FUNDO DO POÇO

Longe de querer ingressar na linha da ironia, o fato é que o caminho que leva o Brasil como um todo, incluídos, portanto, estados e municípios, ao perseguido -FUNDO DO POÇO-, segue sendo construído com muito afinco e determinação. Para tanto conta com experts agentes públicos.

NOVOS ROMBOS

Se algum brasileiro mais desatento imaginava que depois de vários anos apresentando brutais DÉFICITS nas contas públicas o FUNDO DO POÇO já havia sido atingido, eis que, sem mais nem menos, nesta semana, como registrei no editorial de ontem, a maioria dos ministros do STF achou por bem que sempre há espaço para continuar cavando NOVOS ROMBOS  nas CONTAS PÚBLICAS.

PAÍS INJUSTO

Vejam que os ministros que votaram a favor do reajuste salarial (16,38%) alegaram que se trata de uma justa reposição da inflação. Ora, esta estupidez, principalmente quando sai da cabeça de quem ocupa posição destinada a promover a ÚLTIMA JUSTIÇA no país, nos leva a crer que o nosso empobrecido Brasil está fadado a ser, definitivamente, um PAÍS INJUSTO.

QUEDA DO PIB

Como todos sabem, o PIB brasileiro recuou algo como 7% nos últimos anos. Isto significa que houve um claro recuo nas atividades econômicas do país, de forma generalizada. Exemplificando, é como se um cidadão ganhava 1000 reais, por força da redução das atividades nos últimos anos viu seu ganho ser reduzido para 930 reais.

REAJUSTE PELO PIB

Ora, como pode alguém que ganha menos, por força da queda da atividade, ser obrigado a REAJUSTAR salários de quem quer que seja pelo índice da INFLAÇÃO? O justo e correto seria que todas as atividades, incluindo salários, passassem a ser AJUSTADOS PELO PIB. 

PRODUTIVIDADE NEGATIVA

Mais: para os pleitos de maior remuneração, acima do índice apresentado pelo PIB, só seriam possíveis através do ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE. Convenhamos: os ministros do STF, na sua maioria, apresentam um extraordinário índice de PRODUTIVIDADE NEGATIVA, a considerar as escancaradas INJUSTIÇAS que produz, sem o menor constrangimento.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IGP-M

    O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,70% na primeira leitura de agosto, após avançar 0,41% em igual período em julho, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas.

  • COMÉRCIO VAREJISTA

    Em junho de 2018, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,3% frente a maio, na série com ajuste sazonal, segundo resultado negativo consecutivo, acumulando perda de 1,5% nesse período. Com isso, a média móvel trimestral ficou próxima à estabilidade, mas manteve sinal negativo (-0,1%).

  • ERA DO GELO

    O parque temático do filme Era do Gelo estenderá a sua permanência no Bourbon Country, divertindo a criançada até o dia 26 de agosto, devido ao grande sucesso de público. O espaço traz brincadeiras gratuitas relacionadas ao universo do filme e dos personagens Manny e Ellie, Diego, Sid e, é claro, do roedor Scrat, que está sempre em busca da tão sonhada noz.

    Os personagens estão inseridos no cenário temático com árvores e montanhas cobertas de neve e icebergs, criando um ambiente divertido para a realização de brincadeiras que incluem uma piscina de bolinhas, jogo da memória, pula-pula glacial, amarelinha, além de jogos e desenhos para colorir.

    As atividades são destinadas a crianças de 4 a 12 anos, que devem estar acompanhadas por um responsável. Para participar basta retirar um ingresso gratuito no balcão de atendimento localizado no espaço do evento. Os ingressos são limitados e válidos somente para utilização no mesmo dia da retirada. Para mais informações, basta acessar o regulamento completo no site: www.bourbonshopping.com.br.

FRASE DO DIA

Na tragédia brasileira não existem inocentes. Somos todos cúmplices por omissão, covardia, ou conivência.

Ricardo Bergamini