Artigos Anteriores

REAÇÕES SOBRE OPINIÕES

ANO XIV - Nº 007/14 -

MORTE DE RICARDO BOECHAT

A comoção que se instalou no Brasil todo, com a morte trágica do radialista Ricardo Boechat, de forma praticamente idêntica tanto no meio jornalístico quanto na cabeça dos milhões de ouvintes e telespectadores espalhados por todo o País, no meu entender pode se colocar como uma oportunidade ímpar para que os meios de comunicação entendam como o público em geral interpreta notícias, informações e opiniões que são ditas no ar.

GANHA-GANHA

Como atuei por muito tempo no Rádio e na Televisão, sempre manifestando opinião, e nos últimos anos passei a me manifestar por escrito, as reações dos meus ouvintes, telespectadores e leitores me levaram a entender, claramente, que o texto de um comunicador, do tipo que tem uma linha editorial clara e bem definida, quando chega em alguém que tem boa capacidade de discernimento, o efeito positivo, do tipo ganha-ganha.

FRUSTRAÇÃO E IRRELEVÂNCIA

Já quando a mensagem do mesmo comunicador (que tem linha editorial definida) se depara como um ouvinte/leitor de baixo nível de discernimento, aí o resultado é tido como frustrante. E, se invertermos para o caso de um texto produzido por um comunicador confuso e oportunista, que é lido/ouvido por quem goza de boa capacidade de discernimento, a reação é nula, ou irrelevente. 

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Entretanto, se levarmos em conta que o ANALFABETISMO FUNCIONAL é uma verdadeira TRAGÉDIA BRASILEIRA, com índices alarmantes, e é imenso o número de comunicadores que manifestam opiniões voltadas para a ideologia do atraso, do tipo que aprovam governantes e medidas populistas, aí é praticamente impossível a obtenção de bons resultados.

FORMAÇÃO DE OPINIÃO

Diante desta nua e crua realidade, onde os governos socialistas se apresentam como fortíssimos agentes de transformação das mais estranhas mentiras em verdades absolutas, os ANALFABETOS FUNCIONAIS acabam se tornando presas fáceis dos maiores meios de comunicação. A maioria das pessoas entende que quanto maior o tamanho da emissora mais credibilidade ela oferece para a formação de opinião.

LINHA EDITORIAL DEFINIDA

O comunicador Ricardo Boechat, ontem falecido, se notabilizou por opiniões firmes e sempre com endereço certo. Como tinha uma linha editorial definida, ganhou milhões de ouvintes e telespectadores. Simples assim.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • BALANÇO BANRISUL

    Divulgados nesta terça-feira, os resultados financeiros de 2018 do Banrisul mostraram evolução nos principais indicadores financeiros. O banco público gaúcho obteve aumento de 20,3% no lucro líquido recorrente – que chegou a R$ 1,09 bilhão-  maior valor em 90 anos de história.

  • SAFRA DE GRÃOS

    A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 230,7 milhões de toneladas em 2019, o que representa alta de 1,9% em relação à safra de 2018, ou 4,2 milhões de toneladas a mais, segundos os dados da quarta estimativa do IBGE.

  • FUERZA BRUTA

    Os clientes da rede Bourbon Shopping que ganharam ingressos para o espetáculo Fuerza Bruta através da campanha do Dia dos Namorados devem ficar atentos para as trocas de datas das apresentações. Programada para outubro de 2018, a temporada de shows na Capital foi transferida para este mês de fevereiro devido a questões logísticas do grupo de teatro argentino. Os ingressos marcados originalmente para o dia 30/10 são agora válidos para o dia 13/02; os do dia 31/10 para o dia 14/02; do 01/11 para 15/02; do 02/11 para 16/02; do 03/11 para 17/02 e do dia 04/11 para o dia 19/02.

    Mais informações sobre o agendamento das novas datas, incluindo os horários das apresentações, podem ser conferidos no site da marca (www.bourbonshopping.com.br/comunicado-alteracao-de-datas-dos-shows-fuerza-bruta).

    Inspirado em festivais de rua como o carnaval, o espetáculo Fuerza Bruta é apresentado em 360 graus e envolve a plateia através de música, dança, acrobacias e interatividade, em um ambiente de experimentação e muita criatividade.  As apresentações acontecem na área externa do Bourbon Wallig, de 13 a 24 de fevereiro. Ingressos estão à venda no site www.uhuu.com e na Bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

FRASE DO DIA

Um vencedor precisa ter pensamentos vencedores.