Artigos Anteriores

REAÇÃO IDEOLÓGICA DO ATRASO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ALIANÇA DO PACÍFICO

O importante Bloco, que leva o nome ALIANÇA DO PACÍFICO, formado pelo México, Colômbia, Peru e Chile, sem qualquer coincidência reúne não somente países latino-americanos que apresentam bom crescimento econômico. Nenhum deles comunga e tampouco segue o estúpido programa bolivariano do atraso.

DUAS QUALIDADES

Só por essas duas importantes qualidades que apresentam os quatro países que compõe o novo Bloco Econômico, a iniciativa deve ser festejada. Mais: além de invejada precisa também, e muito, ser bem entendido pelos povos dos demais países da região.

LIVRE MERCADO

De forma uníssona, os governantes (inteligentes) dos belos países que formam a Aliança do Pacífico disseram que querem ser PRAGMÁTICOS. Em outras palavras, isto significa uma opção de livre mercado, como propõe o protocolo lavrado na semana passada em Cali (Colômbia). Ah, como faz falta esta atitude no Brasil, não?

SONO

Pois, sem qualquer surpresa, o assessor internacional da Presidência do Brasil (da presidente Dilma Rousseff, portanto), Marco Aurélio Top Top Garcia, bem mais conhecido como ideológico do atraso, reagiu à formação da Aliança do Pacífico bem de acordo com a cabeça petista: preferiu dizer que o novo e importante Bloco não tira o nosso sono.

ANESTESIA GERAL

Por um lado pode-se dizer que o Homem das Cavernas está com total razão. Afinal, o povo brasileiro está, sim, mergulhado em sono profundo. Sono esse provocado por uma forte anestesia geral que lhe foi aplicada lá em 2002, quando Lula assumiu o Poder.

DUAS PÉROLAS

Na distante Adis Adeba, Top Top Garcia disse duas pérolas: 1- que nós também estamos olhando para o Pacífico. Como se vê, o cara viajou a Etiópia para dizer as bobagens de sempre;2- que o peso das economias do Mercosul é maior. É para lá de sabido que o problema não é o tamanho e sim o crescimento da renda dos países do Bloco e de suas populações (renda per capita).

BLOCO COMERCIAL

Fora a atitude invejosa, o fato é que a Aliança do Pacífico é um Bloco de integração comercial e não político (neo-socialista), como se transformou o lamentável Mercosul. Principalmente quando os membros bolivarianos detonaram o Paraguai para colocar no seu lugar a Venezuela. Parabéns, portanto, à Aliança dos Países Inteligentes do Pacífico.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PETRO
    A Petrobrás pagou, ontem, a 2a parcela da remuneração aos acionistas referente ao exercício de 2012. A terceira e última parcela será paga em 30 de agosto de 2013. Os pagamentos serão efetuados sob a forma de Juros sobre o Capital Próprio (JCP), com base na posição acionária de 29 de abril de 2013.
  • DILMA ADMITE
    Em meio a investigações da Polícia Federal sobre os boatos de que o Bolsa Família seria extinto, a presidente Dilma Rousseff reconheceu as falhas na segurança. Espero que diga isso à irresponsável Maria do Rosário.
  • RESPONSÁVEL PELO BOATO
    A Caixa admitiu em nota que alterou, sem aviso prévio, o calendário de pagamento do benefício no dia 17, na véspera da confusão. OU seja: a Caixa foi a responsável por tudo.
  • BOLSINHA
    Um estudo do Banco Mundial colocou a Bovespa na 23ª posição em termos de quantidade de empresas de capital aberto, contabilizando 353 companhias listadas ao final de 2012. Nessa métrica, a bolsa brasileira está muito mais parecida com os mercados de Mongólia e Vietnã do que Índia e Estados Unidos - campeões de listagem. Será que esta notícia mexe com a arrogância deste governo?

FRASE DO DIA

OS HOMENS SÃO MAIS DIFÍCEIS DE CONVENCER DO QUE OS DEUSES.

João Leitão de Abreu