Artigos Anteriores

QUEM EMPREGA É SETOR SERVIÇOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

EQUIVOCADO

O presidente da FIESP, Paulo Skaf, não é de hoje, é um sujeito muito confuso. O líder empresarial é daqueles pobres empresários que ainda creem que só a indústria gera emprego.Pelo que Skaf afirma em cada entrevista que concede, esse seu convencimento, totalmente equivocado, vale para o Brasil e para o mundo todo.

EXPORTA EMPREGOS (?)

Na semana passada ao ser perguntado sobre o crescimento do PIB trimestral (1,3%) e a projeção para o ano todo (4%) Skaf repetiu, pela enésima vez, que quanto mais o Brasil importa produtos manufaturados, mais exporta empregos.

VERDADE PELA REPETIÇÃO

Francamente, gente, não lembro de qual primeira boca saiu esta grande asneira. Só sei que ela continua sendo repetida pelos espertos mercantilistas, a ponto de imaginarem que basta repetir a besteira para fazer dela uma verdade.

A INDÚSTRIA EMPREGA MENOS

Se ninguém contestar a afirmação, de nada adianta explicar que a indústria é hoje o setor que menos emprega, face ao avanço cada vez maior da tecnologia e da robótica. E pouco resolve dizer que o setor de serviços é aquele que mais contrata, porque aí a mão de obra é cada vez mais necessária.

IMPORTAÇÕES

Vejam, por exemplo, o que acontece com a importação de veículos: por ser muito robotizada, não é a indústria a grande geradora de empregos. Já as manutenções e consertos dos veículos, que não têm como serem importadas, dependem muito de mão de obra. Portanto, quanto mais importações, mais pessoas são necessárias para garantir o bem estar dos consumidores.

SUBPRODUTO

O curioso é que o presidente da FIESP, com a sua cabeça confusa, continua convencido de que o maior problema brasileiro está no câmbio. O segundo está na taxa de juros. Ora, ora, senhor Skaf, os reais e grandes problemas do país estão concentrados na elevada carga fiscal e na incapacidade de cortar despesas de governo. O resto é subproduto dos absurdos que assolam o nosso país.

MERCADO SENSATO

A Bolsa de Valores de Lima, assim como os títulos da dívida peruana, simplesmente despencaram depois que as urnas confirmaram a vitória do comunista/bolivariano Ollanta Humala para presidente. A leitura que o mercado fez, imediatamente, é de que Humala, por tudo que já fez e disse, fará enormes intervenções na economia do Peru. Alguém duvida?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CALOTEIRO
    A PDVSA, petroleira venezuelana, já acumula dívidas próximas a US$ 1,4 bilhão com a Petrobrás, referentes à operações em campos terrestres por quatro empresas mistas, nas quais as duas estatais são sócias na Venezuela. O atraso nos pagamentos foi lembrado ontem pela equipe da presidente Dilma Rousseff ao presidente venezuelano Hugo Chávez.
  • INTERVENÇÃO
    Enquanto o Brasil só fala do aumento patrimonial do Palocci, os Fundos de ações da Petrobrás e da Vale, cujos trabalhadores, confiantes, aplicaram suas economias, cada dia que passa perdem mais valor. As aplicações já minguaram em mais de R$1,7 bilhão, graças, principalmente, à interferência do governo nas mesmas. Que tal?
  • TÁ NA MESA
    O Tá na Mesa da Federasul recebe amanhã (08/06), o diretor médico do Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. José Camargo. Na ocasião será abordado o tema ?Os Médicos do Século XXI?. A reunião-almoço acontece a partir das 12h, no Salão nobre da Federasul.
  • DIA DOS NAMORADOS
    Cardápio afrodisíaco, media luz, violino e sax formam o cenário perfeito para os casais apaixonados comemoram a data no Sheraton. No sábado (11), o jantar acontece no aconchegante Bistrô Porto Alegre e no domingo (12), no Bistrô e no espaço Clos du Moulin. O chef Mauro Sousa caprichou na sofisticação dos aromas. O jantar inicia com o roll vietnamita de camarão e figos frescos sobre ninho de flores comestíveis ao vinagrete de framboesa, seguido de coração de camembert em cama de cogumelos selvagens. Para refrescar o paladar, será servido sorbet de limoncello e, no prato principal, medalhão de vitela de búfalo com gratin de pêra e aspargos verdes, cenoura glaceada e molho de trufas negras. Por fim, uma sobremesa dos deuses, uvas do olimpo com chantily de curaçau bleu.

FRASE DO DIA

O SER HUMANO PODE MODIFICAR SUA VIDA MODIFICANDO SUA ATITUDE MENTAL.

William James