Artigos Anteriores

QUEM É QUEM NA EUROPA

ANO XIV - Nº 007/14 -

VOCAÇÕES

Deixando a Copa do Mundo para mais adiante, observem o que está acontecendo hoje na Europa, que embora seja um bloco econômico, alguns países não mostram muitas vocações para o sucesso. Os portugueses, por exemplo, passam por situação complicada frente aos paises que formam a União Européia, por questões culturais. As mesmas que nos condenam a permanecer no terceiro mundo. Afinal, ao fim e ao cabo, tudo tem a ver com a história, infelizmente.

ESTADOS DESUNIDOS DA EUROPA

No chamado -velho continente- nem todos são iguais. Há diferenças entre mercados, e com tal não há como olhar para a Europa como um todo. Segundo pesquisa divulgada aqui na Europa, pelo UBS, há mercados onde as oportunidades são maiores, como é o caso da Alemanha. No lado oposto estão Espanha, Portugal e Grécia, com grandes desequilíbrios macro-econômicos e onde é necessária maior prudência dos investidores.

15 PAÍSES

Para chegar a esta conclusão, o UBS estudou a situação macro-econômica de 15 paises: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, Irlanda, Holanda, Noruega, Portugal, Suécia, e Suíça. As conclusões mostram que a convergência necessária para a moeda única não é tão linear como há cinco: as divergências entre os vários países de investimento europeus estão a aumentar.

ALEMANHA

O mercado onde existem melhores perspectivas de investimento, segundo o UBS, é o da Alemanha. A sua recuperação econômica e o esforço da reestruturação levam este país a condição de preferencial. Setores como construção e imobiliário são os mais identificados como de interesse dos investidores.

ITÁLIA E FRANÇA

Os últimos acontecimentos devem tirar o foco dos investidores para este países. Faltam reformas adequadas para que se tornem atraentes e, ao que tudo indica, isto não vai ocorrer. A população evita pensar e olhar para a frente. Aliás, os jornais e revistas do Brasil também dizem isto com muita clareza.

PORTUGAL E ESPANHA

No estudo do UBS, Portugal não está bem na foto. Junto com Espanha e Grécia é um país onde se verificam maiores assimetrias macro-econômicas. Déficit nas contas públicas e inflação fora do controle identificam as duas principais razões de estarem em situação difícil. E, pelo visto, não há forças para controlar estes traumas. Um vício que nós recebemos, por herança, dos nossos antepassados.

INGLATERRA

No estudo feito pelo UBS, a Inglaterra e outros países atraentes ficaram de fora. Com certeza, se fossem incluídos seria cases de sucesso. A Inglaterra, com certeza, seria um deles protagonizado pelos franceses, que não tem como investir com competitividade na França. Por isto, as cidades mais próximas, junto ao Canal da Mancha, se tornaram sedes de grandes empresas francesas que para crescerem precisam de liberdade econômica.

ADVB

Acontece amanhã, 23, às 13h no Teatro da AMRIGS - Porto Alegre ? o 2º ADVB Comportamento & Consumo ?OS NOVOS SUJEITOS-. Informações www.advb.com.br/comportamentoeconsumo/inscricoesnews.htm .

INAUGURAÇÃO

Hoje será inaugurada a nova sede do SENAC Canoas. O presidente do Sistema Fecomércio, Flávio Sabbadini, fará a apresentação das novas instalações a partir das 19hs, na Rua Mathias Velho, 255 ? Canoas/RS.

ACEL

A Associação Nacional das Operadoras Celulares ? Acel recebe a imprensa para encontro no dia 23, terça-feira, às 10h, Sheraton, no com o tema \\\"Antenas: mitos e verdades\\\". Na ocasião, os professores Gláucio Lima Siqueira e Renato Sabatini falarão sobre as mais avançadas pesquisas a respeito do impacto das irradiações emitidas por antenas celulares sobre o bem-estar da população, entre outras abordagens.

SEMINÁRIO

Será realizado no próximo dia 24, quarta, das 8h30min às 17h30min, no Plenário Mercosul, na Fiergs, o 3º Seminário ? Direitos e Deveres dos Consumidores de Energia Elétrica . O debate se desenvolverá em quatro painéis que abordarão questões importantes como carga tributária, irregularidades, inadimplência e universalização do consumo.

HOSPITAL SAUDÁVEL

O governo do Estado e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) estão lançando a campanha Hospital Saudável, que visa arrecadar contribuições espontâneas a serem direcionadas para os hospitais gaúchos. O programa permite que os interessados possam, através da conta de luz, acrescentar qualquer quantia, fazendo com que esse recurso seja repassado para custear as despesas da instituição indicada.

NOVA SEDE

Será inaugurada no dia 7/06, a partir das 10h, a nova sede da Kinder - Centro de Integração da Criança Especial. A entidade que atende crianças portadoras de deficiências múltiplas passa a contar com um moderno complexo de atendimento, localizado na rua Marcone, 421, em Porto Alegre (RS). A primeira fase da obra contou com recursos na ordem de R$ 2,5 milhões doados através de 65 empresas parceiras do projeto.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A CALÚNIA É A ARMA DO COVARDE.

Desconhecido