Artigos Anteriores

QUANDO A VINGANÇA É PROVIDENCIAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

LOROTAS REPETIDAS

Para a maioria das pessoas que habitam o nosso planeta, notadamente os mais preguiçosos, basta repetir uma lorota qualquer para que a mesma seja aceita, definitivamente, como uma verdade. Exemplos que explicam este comportamento preguiçoso, de simplesmente acreditar em mentiras como se fossem verdades, não faltam.

 

JABUTICABA

Um deles, diz respeito à jabuticaba, fruto que mais de 99% dos brasileiros acreditam, piamente, que só existe no nosso empobrecido país. Bobagem pura. A origem é, de fato, brasileira, mas as jabuticabeiras existem em grande quantidade em países da América Latina, notadamente na Argentina e no México.

ESCULHAMBAÇÃO

Pois, mesmo admitindo que em outros países mundo afora o teto salarial do funcionalismo público não seja cumprido, o fato é que no Brasil esta esculhambação é levada muito à sério. O que implica em dizer, com alta probabilidade de acerto, que a estupidez, pelo seu tamanho, só existe no nosso país. 

INSPIRAÇÃO DE GEORGE ORWELL

Por estas e por outras barbaridades, não estão muito errados aqueles que acreditam o que o escritor George Orwell ganhou inspiração para escrever o romance satírico -A Revolução dos Bichos- em alguma viagem anônima que fez  ao Brasil. Só pode, pois em nenhum país do mundo se pratica, de forma tão firme e determinada, a lógica de que UNS DEVEM SER MAIS IGUAIS QUE OUTROS.  

VINGANÇA FESTEJADA

Ontem, motivados por uma simples, mas FESTEJADA vingança, os nossos -bravos- senadores, sob o comando do dono do Brasil, Renan Calheiros, foi aprovado o estabelecimento de um TETO PARA OS SUPERSALÁRIOS, ou um TETO PARA BARRAR OS SALÁRIOS DO FUNCIONALISMO. 

NA CÂMARA

É certo que o projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara, o que causa arrepios. De qualquer forma o primeiro e importante passo foi dado. Com pressão da sociedade é possível, quem sabe, animar os deputados para que votem favoravelmente.   

SILÊNCIO TOTAL QUANTO AOS PRIVILÉGIOS

Como se vê, por bem ou por mal, o Brasil está avançando. Devagar demais, infelizmente, mas avançando. É difícil entender como alguém pode se posicionar contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos e se mantenha silencioso quanto à flagrante INJUSTIÇA SOCIAL que representam os PRIVILÉGIOS concedidos aos funcionários públicos. Não é à toa que o Brasil esteja nos últimos lugares em termos de educação...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SERVIÇOS

    A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostrou que o faturamento real do setor recuou 2,4% em outubro na comparação mensal dessazonalizada, após queda de 0,3% observada em setembro, levando a série a atingir seu menor nível histórico.

    Na comparação interanual, houve expressiva contração de 7,6% em outubro, marcando o décimo nono mês consecutivo de queda, e acelerando frente ao recuo de 4,9% verificado em setembro. Nos últimos doze meses, a queda acumulada foi de 5,1% até outubro, com todos os setores apresentando taxa negativa de crescimento nesta base de comparação.

    O destaque negativo ficou por parte dos serviços ligados a transportes, que apresentaram queda de 7,0% na comparação mensal, sendo responsável por mais de 50% do resultado negativo do mês. Outro destaque ficou por conta dos serviços de informação e comunicação que recuaram 3,1% na margem e acumulam contração de 2,7% nos últimos doze meses. Com isso, o resultado da PMS de outubro coloca um viés negativo para o PIB do setor de serviços no 4T16.
     

  • IPTU DE PORTO ALEGRE

    Ontem, o prefeito José Fortunati anunciou que haverá desconto de 12% no IPTU 2017 para quem fizer a quitação do tributo até o próximo dia 2 de janeiro, em cota única. 

  • NOTA DE REPÚDIO - CLUBE DE OPINIÃO

    O Clube de Opinião do RS vem a público repudiar da forma mais veemente a agressão covarde e sem sentido sofrida pelo nosso Presidente, jornalista Júlio Ribeiro, pelo ex-dirigente do Sport Club Internacional, Fernando Miranda, durante o programa Cadeira Cativa, do colega Luiz Carlos Reche, transmitido pela Ulbra TV na noite da última segunda-feira, 12 de dezembro.
    A agressão foi contra a liberdade de imprensa e a sociedade como um todo. É inadmissível que depois de tanto tempo lutando por um Estado democrático de direito, a sociedade ainda tenha de ser confrontada por gente que pretende estar acima da lei e das normas de conduta, tentando ditar regras através do uso da força bruta.
    O Clube de Opinião do RS não aceita essa violência contra o sagrado direito à opinião e livre expressão de pensamento. A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques e a força do direito sempre há de superar o direito da força.

    CLUBE DE OPINIÃO DO RS

    Subscrevem:
    Alexandre Appel, Ana Cássia Henrich, Antonio Goulart, Bibo Nunes, Danilo Teixeira, Diego Casagrande, Felipe Vieira, Fernando Albrecht, Fernando Di Primio, Flavio Pereira, Gilberto Simões Pires, Jaime Cimenti, José Antonio Vieira da Cunha, José Luiz Prévidi, Jurandir Soares, Karim Miskulin, Marco Poli, Paulo Cesar Flores, Paulo Gilvane, Percival Puggina, Rogério Amaral, Rosane Oliveira.

     Foi um ato pra lá de lamentável, certamente.

FRASE DO DIA

Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.

Albert Einstein