Artigos Anteriores

PROTESTOS POR MAIS CRISES

ANO XIV - Nº 007/14 -

CRISES TAMANHO GG

Em vários editoriais afirmei, com provas incontestáveis, que enquanto alguns poucos se esforçam para tentar vencer todos os tipos de crises, muitos colocam todas as suas forças para:

1- aumentar o tamanho das existentes; e,

2- criar novas, com componentes ainda mais resistentes.  

MAIS CRISE

Mais do que sabido e reconhecido por todos os brasileiros, sem exceção, o nosso empobrecido país está enfrentando a maior crise econômica da sua história. Isto é FATO. INEGÁVEL, portanto. Pois, por incrível que possa parecer, muita gente está indo às ruas, como aconteceu ontem, DIA DA MULHER, para pedir MAIS CRISE. Pode?  

DECEPCIONADO

Aliás, falando em DIA DA MULHER confesso que fiquei bastante decepcionado ao perceber que as mulheres dotadas de mais inteligência e/ou discernimento, que poderiam se pronunciar, usando apenas a LÓGICA DO RACIOCÍNIO para esclarecer o que significa -DIREITOS IGUAIS- para todos, preferiram ficar na zona de conforto, recebendo apenas cumprimentos, flores e poemas. 

DIREITOS IGUAIS

Antes de tudo, quem acompanha o Ponto Crítico é testemunha, que sempre propus que -DIREITOS IGUAIS- deve existir para todos, independente de sexo, cor estado civil, etc. Como tal deve ser aplicado, por exemplo, para a nossa falida PREVIDÊNCIA. Falo da PREVIDÊNCIA porque a reforma proposta foi alvo de protestos em vários pontos do país. 

TÁBUA ATUARIAL

Ora, para quem ainda não sabe, a PREVIDÊNCIA de qualquer lugar do mundo, para estabelecer suas regras precisa observar com todo o cuidado o que informa a TÁBUA ATUARIAL, que investiga, cientificamente, a expectativa de vida da população. 

SETE ANOS MAIS

Pois, para felicidade geral, no Brasil, segundo informa a nossa TÁBUA ATUARIAL, as mulheres vivem, em média, SETE ANOS mais dos que homens. E mesmo assim, as mulheres se aposentam CINCO ANOS antes do que os homens. Pode? 

CINCO ANOS MAIS

Sendo assim, o que se poderia esperar das mulheres inteligentes e preparadas, quanto ao que diz a nossa TÁBUA ATUARIAL? A resposta, de quem exige DIREITOS IGUAIS PARA TODOS seria, no mínimo, que a IDADE PARA SE APOSENTAR deveria ser PARA TODOS (homens e mulheres).

Entretanto, se a resposta fosse baseada no princípio da JUSTIÇA, certamente as mulheres deveriam exigir APOSENTADORIA com IDADE CINCO ANOS maior do que os homens.   

GANHAR MENOS?

A propósito, as mulheres que alegam ganhar menos do que os homens sugiro que façam melhor as contas: pesem o quanto representa o custo de poder se aposentar CINCO ANOS ANTES. Somem também outras vantagens, como o período de maternidade. Verão, certamente, que nem sempre ganham menos.  

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FLORENSE GANHA PRÊMIO CASA VOGUE DESIGN

    Ontem à noite, no Centro Cultural de São Paulo, a Florense ganhou mais um importante prêmio. Desta vez, na sua primeira edição, foi o Prêmio Casa Vogue Design. Concorrendo com móveis tratados com ACABAMENTO OXIDADO, simplesmente não teve para ninguém. Parabéns a toda equipe Florense, pela bela conquista.

  • GREVE DE 2017

    Enquanto a rede de ensino privado começou o ano letivo no final de fevereiro, a rede de ensino público do Estado do RS não há previsão de início do ano letivo. A rigor, faz alguns anos que não há ensino público estadual. Professor estadual só tem compromisso com GREVE. Por isto já anunciaram que na próxima semana, ao invés de aulas inicia a GREVE DE 2017. Tudo patrocinado pelo Sindicato da Categoria (Cpers). Viva a Pátria Educadora!

  • INCALCULÁVEL

    Com elação ao editorial de ontem, cujo tema tratou de mostrar o quanto a Matriz Econômica Bolivariana-Petista, eis o que disse o pensador Ives Gandra Martins, na mensagem que me enviou: - O estrago que o PT causou ainda é incalculável. Que tal?

  • PRÉVIA DO IGP-M

    De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,25% na primeira prévia de março, após aumento de 0,10% na mesma leitura de fevereiro. Com o resultado, o índice acumula alta de 0,97% no ano e de 5,10% em 12 meses.

FRASE DO DIA

Os interesses particulares fazem esquecer facilmente os interesses públicos.

Montesquieu