Artigos Anteriores

PROTESTO EQUIVOCADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ORDEM UNIDA

Na semana passada, de forma muito unida, as entidades empresariais de todo o Brasil se juntaram às forças sindicais e foram às ruas para protestar e fazer manifestações com o propósito de marcar posição contra a preocupante DESINDUSTRIALIZAÇÃO.

BLOCO DOS INGÊNUOS

Como, por pura distração, vez por outra acabo vestindo a roupa do Bloco dos Ingênuos, cheguei a imaginar que os representantes do setor industrial estivessem dispostos a mostrar o que, realmente, faz os produtos estrangeiros serem muito mais baratos do que os nossos.

SENTIMENTO DE ÓDIO

Pois, mais uma vez, mostrando que não prestam a mínima atenção ao que dizem seus departamentos de economia, os empresários se revelaram confusos, desorganizados. O sentimento que ficou mais evidente foi de ódio aos concorrentes estrangeiros.

EQUIVOCADOS

Ao invés de aproveitar o momento que contou com o apoio da mídia para propor um vigoroso combate ao grande inimigo, o CUSTO BRASIL, os capitães da indústria fizeram o que mais sabem: exigiram mais nacionalismo, protecionismo e defesa intransigente da produção nacional. Pode?

O PROBLEMA É OUTRO

A maioria resolveu, mais uma vez, acusar o câmbio, dizendo que aí está o maior inimigo da indústria brasileira. Mas, o fato é que o fantástico Custo Brasil nada tem a ver com preço da moeda. O problema é outro, gente.

ALIADOS DOS CONCORRENTES

É mais do que sabido que entre os muitos problemas internos enfrentados pelas empresas, as leis sociais impõem um custo extremamente elevado aos produtos. Além disso, o emaranhado tributário e as elevadas alíquotas são os maiores aliados dos concorrentes internacionais.

ADORAM COMPRAR LÁ FORA

Juntem esses enormes problemas à falta de infra-estrutura e ao excesso de burocracia, e o prato está pronto. Não para ser servido, mas para ficar eternamente no gelo. O curioso é que muitos dos empresários que exigem mais nacionalismo são aqueles que mais compram no exterior. Adoram preços baixos.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PIB
    A economia brasileira cresceu 0,7% em janeiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, indicador que estima o comportamento mensal do PIB.
  • IBC-BR
    O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), indicador criado para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB), indica que o nível de atividade econômica do país caiu 0,13% em janeiro na comparação com o mês anterior, nos dados dessazonalizados. Sem ajuste sazonal, o IBC-Br teve queda maior, de 4,49%, informou hoje o BC.
  • ANIVERSÁRIO
    Hoje, Porto Alegre completa 240 anos. Ao cumprimentar todos os Portoalegrenses o que mais desejo é que a capital do RS ganhe obras importantes para mudar, definitivamente, as fotos que ainda aparecem nos cartões postais.
  • SINDILOJAS
    No próximo dia 28, o Sindilojas POA realiza as Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária da Entidade. As reuniões são abertas a lojistas associados e serão realizadas na sede do Sindicato, no Auditório Henrique Gerchmann (Rua dos Andradas, 1234, 9º andar). A pauta inclui apreciação das contas, do relatório de atividades de 2011 e da realização da promoção Vale Mais Comprar Aqui 2012.

FRASE DO DIA

PARABÉNS PORTO ALEGRE!

Todos nós.