Artigos Anteriores

PROJEÇÕES ASSUSTADORAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

PROBABILIDADE ZERO

Faltando apenas dois dias para o encerramento do mês de setembro, por tudo que já aconteceu ao longo de 2015 a probabilidade de que a nossa economia ainda possa dar algum suspiro, nos próximos 90 dias que restam para o fechamento do ano, é ZERO. 

 

 

 

NÚMEROS NEGATIVOS

Olhando apenas os números divulgados pelo Boletim Focus, os quais são divulgados ao mercado a cada segunda-feira, em todas as 38 ou 39 semanas deste fatídico 2015 a projeção foi sempre para pior. De novo: em TODAS AS SEMANAS os números se mostraram SEMPRE NEGATIVOS.  Que tal?    

05 DE JANEIRO DE 2015

No dia 05/01/2015 (1ª SEMANA), o Boletim Focus divulgou, por exemplo, a projeção dos seguintes indicadores para o final deste ano: 

PIB - 0,50%

IPCA - 6,56%

CÂMBIO - R$ 2,80

28 DE SETEMBRO DE 2015

A projeção divulgada hoje, para os mesmos indicadores, é a seguinte para este ano: 

PIB -  retração de 2,80% (POR ENQUANTO)

IPCA - 9,46%

CÂMBIO - R$ 3,95 

 

PRÓXIMAS 13 SEMANAS

Ora, como as projeções são atualizadas semanalmente, e em todas as anteriores os números só pioraram, ninguém, de sã consciência, pode esperar que nas próximas 13 ou 14 semanas que faltam para o encerramento do ano aconteça algum milagre. Nem com o auxílio de pedaladas.

DEMISSÕES

Junto com estas projeções ruins, o quadro apresentado pelo Ministério do Trabalho (números oficiais, portanto) através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) só aumenta a preocupação: em agosto, o Brasil fechou 86.543 vagas formais de trabalho.

Detalhe: foi o quinto mês seguido em que as demissões superaram as contratações. O resultado é muito inferior ao do mesmo mês do ano passado, quando foram criadas 101.425 vagas.

ADMISSÕES

Agora o mais assustador e revoltante: Se no Setor Privado as coisas vão de mal a pior, no Setor Público (onde a crise passa longe), ninguém pode se queixar, pois ninguém foi demitido. Ao contrário:  a Administração Pública ainda abriu 730 postos. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INDÚSTRIA

    A versão final da sondagem da indústria, elaborada pela FGV, mostrou que o índice de confiança do setor apresentou queda de 2,9% entre agosto e setembro, ao passar de 68,0 para 66,0 pontos, o menor nível da série histórica.

    Esse resultado foi ainda pior que o calculado previamente, de queda de 2,5% na margem.  O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 1,2 ponto percentual entre agosto e setembro, ao passar de 77,7% para 76,5%, o menor nível desde janeiro de 1993 (73,6%). 

  • 3º ENCONTRO DE EMPREENDEDORES

    Depois de duas edições marcadas pela grande presença de empresários da Região Metropolitana de Porto Alegre, o IEITEC – Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, programou para o dia 27 de outubro, das 16h às 20h30min, o 3º Encontro de Empreendedores.

    Desta vez, o evento terá uma forte ação de networking entre os presentes, além de uma palestra onde será apresentada o novo produto “BNDES Soluções Tecnológicas". As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser feitas até o dia 09 de outubro pelo e-mail ieitec@ieitec.com.br  ou pelo telefone (51) 2118-0900.

    O objetivo dos encontros é a apresentação e debate em torno de temas voltados aos empreendedores da região. “Sabemos o quanto é importante contar com a informação correta para aproveitar as oportunidades existentes no mercado. Os dois eventos anteriores demonstraram, pela grande presença, que estamos no caminho certo. Por isto, estamos ampliando a programação, incluindo um espaço para os contatos entre os participantes, já que o networking também representa uma importante ferramenta no campo empresarial”, ressalta a presidente do IEITEC, Rosângela Alves.

    O evento é uma realização do IEITEC e conta com o patrocínio do BRDE, além do apoio do Simecan, Inomap, BNDES e Renovação. A sede do IEITEC está localizada na Av. Frederico Ozanan, 2019, em Canoas/RS.

    O IEITEC – Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 1989, com tradição e vínculo ao movimento de inovação nacional, com histórico de empreendedorismo. O IEITEC é uma incubadora de base tecnológica, multissetorial, podendo acolher empresas e empreendedores de diversos setores como: Eletroeletrônica, Metal Mecânico, Informática, Petróleo, Gás, Naval, Biotecnologia, Meio Ambiente, Logística, Mecatrônica, Energia, Saúde e Telecomunicações. Além de empresas nascentes, a incubadora também dispõe de espaço para projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços de empresas já inseridas no mercado. O IEITEC tem como mantenedor o SIMECAN – Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita.
     

  • DIA DAS CRIANÇAS

    Um estudo de intenção de compra para o Dia das Crianças, encomendado pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre, constatou que 41% dos consumidores gaúchos pretendem presentear os pequenos com idade entre 1 e 4 anos. Já as crianças de 5 a 8 anos serão presenteadas por 29% dos entrevistados. Outros 18% irão presentear os que têm entre 9 e 12 anos, quase chegando na adolescência. Inclusive, a tradição de presentear jovens de mais de 13 anos será mantida, conforme a intenção de 7% dos consumidores. 

FRASE DO DIA

Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.

Aristóteles