Artigos Anteriores

PROCURANDO HONESTOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

EM BUSCA DE UM HOMEM HONESTO

Diz a história que o filósofo grego, Diógenes de Sinope, que nasceu lá pelos anos 400 a.C., se tornou conhecido mundo afora por perambular pelas ruas de Atenas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um HOMEM HONESTO. 

TAREFA COMPLICADA

Pois, por tudo que leio, vejo e escuto, se algum brasileiro resolvesse, tal qual Diógenes, perambular pelo Congresso Nacional, empunhando uma lamparina, na tentativa de encontrar alguém HONESTO ou INSUSPEITO entre deputados, senadores, ministros (seja do Executivo ou do Judiciário), líderes de Partidos e presidentes de Comissões (tanto na Câmara quanto no Senado), etc., certamente que não teria uma tarefa fácil. 

ELEITORES TRAÍDOS

Se os eleitores brasileiros, também empunhando lamparinas, fizessem o mesmo papel de Diógenes, buscando escolher representantes políticos HONESTOS E INSUSPEITOS, só pela forma como estes se comportam ao votar projetos importantes, acabariam sendo traídos pelos seus eleitos. Basta ver como os representantes do povo escolhem seus líderes, ministros e demais comandantes. Um horror!

NO SENADO

No Senado, por exemplo, não são poucas as escolhas de políticos absolutamente SUSPEITÍSSIMOS. Para confirmar a regra de que só investigados por atos de corrupção podem ocupar cargos de relevância no setor público-, vejam o que aconteceu ontem:

1- o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, que é investigado por CORRUPÇÃO, oficializou a indicação do senador Edison Lobão,  também investigado, para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

2- para liderar o PT no Senado, os petistas escolheram a SUSPEITÍSSIMA Gleisi Hoffmann. Simples assim.

NA CÂMARA

Já na Câmara Federal a situação não é nada diferente, pois na sua primeira sessão do ano, a maioria dos deputados (314 x 17) aprovou a urgência para votar um projeto que tira do Tribunal Superior Eleitoral o poder de punir os partidos que tiverem as contas rejeitadas ou que não prestarem contas. Pode?

Pela proposta da Câmara, não será suspenso o registro do órgão partidário que não prestar contas. Que tal? 

 

INDÍCIOS...

Como se não bastasse, também ontem, a Polícia Federal apontou sérios indícios de que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, recém-eleito com alta margem de votos, tenha prestado favores à empreiteira OAS em troca de doações eleitorais. As informações fazem parte de um relatório concluído pela PF, que teve como base mensagens de celular trocadas entre o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e Rodrigo Maia.

 

NO EXECUTIVO

Ah, ainda ontem, aí no que diz respeito ao Poder Executivo, o juiz federal Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu, em decisão liminar (provisória), a nomeação como ministro da Secretaria-Geral da Presidência de Wellington Moreira Franco. Motivo: mudança de foro, que na condição de ministro se torna PRIVILEGIADO.

Como se sabe, Moreira Franco foi mencionado, com conteúdo comprometedor, na delação da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IGP-M

    Divulgado hoje o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) ref. a primeira prévia de fevereiro: subiu 0,10%, ante avanço de 0,86% na primeira prévia de janeiro, conforme divulgado pela FGV. No ano, o índice acumula alta de 0,74% e de 5,40% em 12 meses.

  • LIÇÕES DO ESPÍRITO SANTO

    Eis o texto produzido pelo pensador Percival Puggina, com o título: LIÇÕES DO ESPÍRITO SANTO que diz respeito à violência no ES:

    Enquanto assistia às cenas de ladroagem e faroeste à solta nas principais cidades do Espírito Santo, vieram-me à mente artigos que li ao longo das últimas décadas. Eram textos de inumanos defensores de direitos humanos. Digo-os inumanos porque o nível de zelo e compaixão que dedicam a bandidos de toda espécie os coloca acima dos umbrais da santidade. Se um dia entrassem numa igreja sairiam como fumaça pelos telhados e sentariam à cumeeira qual anjos góticos. Sim, sua compaixão se derrama como mel sobre qualquer um que caia nas malhas da lei, contanto que não seja um corrupto de direita, para os quais não há perdão. Se for de esquerda vira, imediatamente, injustiçado herói do povo brasileiro, vítima dos "facínoras e canalhas" da Lava Jato.

              Há muitos anos esses cavalheiros afirmam que prender não resolve e que é preferível construir escolas a presídios, numa espécie de "Aguenta aí até as escolas ficarem prontas e a próxima geração chegar". Enquanto isso, seus companheiros não fazem escolas nem presídios. Com tais convicções, em grande maioria, defendem o desencarceramento, ou seja, a soltura de bandidos por descriminalização dos atos que praticam ou pela aplicação de penas alternativas à de prisão.

    No entanto, a greve dos policiais militares do Espírito Santo está proporcionando ao país, com larga audiência, porque é assunto constante em todos os noticiosos da TV aberta, um excelente audiovisual sobre a quantidade assustadora de bandidos que estão fora das prisões brasileiras. A greve em si mesma, como consequência das quebras de hierarquia e da desatenção à ordem pública, é outra imagem viva do estrago que governos de esquerda e centro-esquerda fizeram em nosso país no último quarto de século.

    É preciso que fique evidenciado, acima de qualquer refutação: toda defesa teórica ou prática de desencarceramento, fechamento de hospitais psiquiátricos, abrandamento de penas - como tantas outras sandices - são propostas privativas da esquerda, com vista a seus próprios objetivos políticos. Você jamais verá alguém que não seja companheiro ou camarada sugerindo algo assim. Vale o mesmo para a ruptura da ordem e da hierarquia militar, para a promoção de invasões de propriedades públicas, privadas e estabelecimentos de ensino. E não preciso ir ao Espírito Santo para saber qual o partido político por trás dos "coletivos" que sustentam a ilegalíssima greve dos PMs capixabas.

     

  • PARA JAMAIS ESQUECER

    Da Série -Para jamais esquecer: 

    - Os empresários que já sucumbiram e os demais que ainda vão sucumbir diante da CRISE ECONÔMICA, são vítimas da grande ARMADILHA, recheada de BENEFÍCIOS FALSOS proporcionados pelos governos Lula/Dilma Petistas. Imaginando que  levariam grande vantagem, acabaram mordendo a isca da ditadura petista travestida de incentivo. Tomara que tenham aprendido a lição de que enquanto o ditador toma decisões o povo toma surra.

  • PSICOLOGIA

    PSICOLOGIA DE POLÍCIA E BANDIDO, segundo Sérgio Oliveira, Teólogo e Psicólogo:

    Na greve da PM no Espírito Santo cidadãos comuns foram vistos realizando saques em lojas e supermercados. A ausência da polícia revela uma realidade assustadora: o caos ético e moral que se encontra o nosso país. Quando a polícia se torna a regra de conduta das pessoas, o instrumento de controle que as impede de cometer crimes percebe-se a falta de consciência ética e moral. Retirada a polícia vem a tona o desejo latente de um povo corrupto. Idiotice pensar que só políticos são desonestos, tendo oportunidade, muitos se tornam criminosos. A conclusão é a seguinte: Se precisamos de polícia para sermos honestos, somos uma sociedade de bandidos soltos!

     

FRASE DO DIA

Viver é isto. Ficar se equilibrando o tempo todo entre as escolhas e as consequências…