Artigos Anteriores

PROCESSO EM CADEIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

UM PUXA O OUTRO

Enquanto Cristina Kirchner faz a lição de casa, com cuidado e de forma absolutamente consciente e propositada, visando cumprir o plano de transformar a Argentina numa Venezuela (que por sua vez já está quase igual a Cuba), o Brasil dá nítida impressão de que pretende, em breve, atingir o patamar alcançado hoje pela Argentina.

UNASUL É A VELHA URSS

Tais providências desses e outros países latinos identificados com o plano desenvolvido e aprovado pelo Foro de São Paulo, admitem que a Unasul - União das Nações do Sul- não passa de uma versão sul-americana da velha URSS.

CORTINA DE FERRO

Pela tamanha semelhança que existe entre a UNASUL - o bloco político formado pelos países que fazem parte do FSP- e a URSS, bem que poderia ser chamado de URB - União das Repúblicas Bolivarianas, ou, simplesmente, União Bolivariana. Aliás, numa das primeiras reuniões do Foro de São Paulo surgiu a ideia de criar uma Cortina de Ferro Latino-Americana. Que tal?

TRANSIÇÃO PARA O SOCIALISMO

Portanto, sem qualquer exagero, como todos os países-membros da União Bolivariana têm um mesmo compromisso (por decisão unânime dos membros do Foro de São Paulo), qual seja de fazer o quanto antes a Transição para o Socialismo, tudo que acontece numa Nação, por ser de interesse comum, deve ser perseguido pelas demais.

A PASSOS LARGOS

A propósito deste tema vejam, por exemplo, o que diz o economista e Pensador (Pensar+) Ricardo Bergamini: - O Brasil caminha, a passos largos, para ser a Argentina de hoje, visto que nossas reservas em moedas estrangeiras NÃO estão sendo geradas pelo COMÉRCIO INTERNACIONAL (deficitário em US$ 188,1 bilhões de 2011 até 2013), mas sim pela CONTA DE CAPITAL (superavitária em US$ 259,0 bilhões de 2011 até 2013).

CONTA CAPITAL

Mais: - O primeiro sinal de nossa dificuldade em manter essa posição da conta de capital foi o aumento dos juros básicos de 7% ao ano para os atuais 11% ano. Apesar desse aumento de juros, havendo fuga de capital será inevitável o pedido de socorro ao FMI. Acreditem se quiserem!!!!

MATRIZ BOLIVARIANA

Eu sei, perfeitamente, que muita gente não dá a mínima importância para o que acontece com a cada vez mais pobre economia brasileira. Entretanto, enquanto essa Matriz Bolivariana não for abandonada, as chances do Brasil crescer ficam cada dia mais escassas. E se Dilma se reeleger, aí saímos da escassez e entramos na categoria do impossível.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • BOLIVARIANISMO 1
    O líder do PT no Senado, Humberto Costa, respondeu com irritação à nota em que a respeitada entidade -Repórteres Sem Fronteiras-, sediada em Paris, demonstra preocupação com a ofensiva do partido que ocupa o governo contra jornalistas.
  • BOLIVARIANISMO 2
    Este tipo de reação do Humberto Costa é a demonstração clara da investida do PT para levar o país ao Neocomunismo.
  • PAÍS MARAVILHA
    A partir de 5 de julho entra em vigor a Lei 12.403/11, que manda colocar de volta às ruas 80 mil bandidos egressos do sistema penitenciário. Que tal? Aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei estabelece que crimes com penas máximas abaixo de 4 anos de detenção não serão mais passíveis de pena de prisão, mas apenas de punições alternativas como serviços comunitários e outras. Pode?
  • DECEPCIONADOS
    O senador Pedro Simon disse que a decisão de não concorrer novamente foi influenciada pela decepção com o caminho tomado pelo partido que ajudou a fundar. Pois, muita gente também está decepcionada com o pouco que Simon fez na política.

FRASE DO DIA

Sinceridade em demasia destrói bons relacionamentos. As pessoas em geral não se atraem pela verdade, mas pelas aparências.