Artigos Anteriores

PROBLEMAS EUROPEUS

ANO XIV - Nº 007/14 -

WELLFARE STATE

Penso que apesar dos pesares, é bem melhor ter problemas europeus do que brasileiros. Mesmo assim, na Alemanha a coisa não está nada boa. Se os problemas políticos estão sendo melhor resolvidos, as reclamações são muitas e esta nova geração não aceita pagar a conta dos enormes benefícios instituídos ao longo dos anos pelo Wellfare State. Ninguém mais quer engolir o elevado custo da Alemanha Oriental que, além de caro também não satisfaz quem recebe tais benefícios.

PROBLEMA TURQUIA

Se isso não fosse o bastante, há ainda o problema Turquia, que mais vem tirando o sono dos alemães e europeus em geral. Caso seja aprovada a discutida entrada da Turquia na União Européia, já se presume que a invasão turca será enorme. Hoje, na Alemanha, a presença dos turcos é significativa. Imaginem o que acontecerá quando tudo estiver liberado. Muita gente anda preocupada por aqui, principalmente, porque a Turquia detém a maior população entre os países europeus, com mais de 70 milhões de habitantes.

NOVOS PAÍSES

Embora o regime comunista tenha sido derrotado em 1989 nos países da antiga cortina de ferro, a maior evidência de liberdade econômica só aconteceu de fato com a entrada dos mesmos na União Européia. República Tcheca, Hungria e Polônia, mais localizados no centro da Europa são aqueles que mais disputam os investimentos. E competem com vantagens significativas sobre os países da Europa Ocidental, por não carregarem os pesados custos sociais de uma Alemanha ou França, por exemplo.

O ACESSO

Para melhor conhecer as transformações exigidas para a integração ao Bloco Europeu, viajei por via rodoviária, de automóvel alugado em Frankfurt. Embora longa, as estradas ajudam pela enorme segurança e grandes serviços disponíveis. As novas estradas recém construídas que levam aos países do Leste Europeu são muitas, além de modernas e fantásticas que transformam o dirigir num prazer.

GUARDA DE FRONTEIRA

Ao chegar na fronteira da Republica Tcheca, se tem uma idéia clara de que, o cair da exigência do visto de entrada no país, ainda não mudou o velho costume dos policiais que trabalham nas fronteiras. Falta-lhes o sorriso que nunca tiveram para acolher e dar as boas vindas aos milhares de turistas. Mas é bastante compreensível esta ponta de frustração e perda de autoridade. Afinal, por muitos anos, a tarefa deles sempre foi de complicar ao máximo a entrada de quem quer que fosse. E impedir, de todas as formas, a saída dos cidadãos do país.

COMUNISMO

Conversando com os Tchecos, pessoas extremamente simpáticas, atenciosas e educadas com os visitantes, onde não cansei de admirar a belíssima Praga, se percebe logo que esse povo nunca foi adepto do comunismo. Eles lutaram muito para se livrar do nazismo e acabaram golpeados pelo comunismo Russo, sem jamais aceitarem tal regime. Isto eu ouvi muitas vezes por aqui nestes dias. E mais: também não conseguem entender como alguém ainda possa cultuar esta estúpida perda de liberdade individual. Diante desta mensagem espetacular, creio que o melhor que se pode fazer é sugerir aos brasileiros adeptos do comunismo que façam uma passagem por estes países.

ILHA SIMECAN

O Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita estará presente pelo terceiro ano consecutivo com a já tradicional Ilha Simecan na Mercopar, que inicia-se nesta terça-feira em Caxias do Sul. Várias novidades estão sendo preparadas para a feira,com destaque para o arrojado layout.

LINHA DE CRÉDITO

O Banrisul lançou uma nova linha de crédito, específica para as empresas do Estado financiarem os débitos de ICMS em atraso, cujos fatos geradores tenham ocorrido até o dia 31 de julho de 2005, dentro do Programa de Recuperação de Créditos do Estado. Maiores informações nas agências.

MERCOPAR 2005

Os interessados em conhecer as inovações tecnológicas levadas por 368 expositores à 14ª edição da Feira de Subcontratação e Integração Industrial (Mercopar 2005) terão acesso gratuito ao evento que inicia amanhã, 18, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.mercopar.com.br

PGQP

A 38ª Reunião da Qualidade, promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, abordará os temas Planejamento Estratégico e Benchmarking,dia 18, terça, no Teatro do SESI (Av. Assis Brasil, 8787 ? Porto Alegre/RS). Informações: www.portalqualidade.com/home.asp

VIA DO VINHO

Os vinhos e espumantes produzidos no RS terão um espaçodiferenciado de promoção, divulgação e comercialização em Porto Alegre. Trata-se da Via do Vinho, evento que ocorrerá nos meses de novembro e dezembro, junto ao Largo do Expedicionário, no Parque Farroupilha. O lançamento do projeto será realizado amanhã, 18,pelo Escritório Municipal de Turismo e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Quando todas as armas forem propriedade do governo, este decidirá de quem serão as outras propriedades.

Benjamin Franklin