Artigos Anteriores

PRIMAVERA LATINA?

ANO XIV - Nº 007/14 -

PRIMAVERA ÁRABE

Os protestos no mundo árabe, desde o ano passado, mais conhecido no mundo todo como Primavera Árabe, estão varrendo as ditaduras do mapa do Oriente Médio e Norte da África.

DA TUNÍSIA ATÉ A LÍBIA

Depois que Saddam Hussein foi capturado e morto, vários povos daquela região se encheram de coragem e foram às ruas para protestar e pedir a cabeça dos seus tiranos. A Primavera Árabe iniciou na Tunísia, quando o presidente Zine El Abidine Ben Ali acabou fugindo para a Arábia Saudita. E já chegou na Líbia, como estamos acompanhando.

PREOCUPADOS

A seguir, o povo do Egito tratou de defenestrar o presidente Hosni Mubarak, encerrando uma ditadura de 30 anos. Preocupados com a onda de protestos, vários líderes trataram de anunciar a intenção de renunciar e/ou não tentar reeleição, como é o caso do Iêmen, Sudão, Jordânia, etc.

BARBAS DE MOLHO

Esse incessante processo de queda dos ditadores dos Países Árabes é um indicador de que muito em breve o mundo não suportará governos liderados por tiranos. Com a importante queda do sanguinário Muamar Kadafi, os remanescentes mundo afora devem estar com as barbas de molho.

CUBA E VENEZUELA

Espero, e tenho rezado bastante para tanto, que a cada notícia de que mais uma ditadura foi derrubada, o povo latino-americano também acabe se revoltando contra os tiranos da região, promovendo a PRIMAVERA LATINA.São muitos, mas tudo pode começar por Cuba e Venezuela. A partir daí, certamente, outros povos seguirão os passos dos povos árabes.

PALPITE

Vou arriscar um palpite: se os povos da América Latina beberem um gole de água do oriente médio, os irmãos Castro e Hugo Chávez estarão mais perto do fim. No caso de Chávez, não é pela doença que contraiu, mas pelo regime que impõe à triste Venezuela.

DEMOCRACIAS

Espero, sinceramente, que os venezuelanos se encham de coragem e façam o mesmo que os líbios: derrubem o ditador Chávez, amigo íntimo de Kadafi. Quem sabe, a partir daí, até as democracias mentirosas, como é o caso na nossa, venham a ser efetivas e autênticas.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ENGANO?
    O Estado da Paraíba superou o Estado do RS na exportação de calçados. Como assim? O dólar lá tem outro preço? Os empresários gaúchos dizem que o câmbio é o inimigo das exportações do RS, não? Creio que se enganaram...
  • MELHORES DA TERRA
    Os vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra receberão a premiação no dia 31 de agosto, às 11:30h, na Usina Riograndense, Sapucaia do Sul, durante almoço de confraternização.
  • LIVRO
    O escritor Luiz Coronel lança, no dia 29, às 19:30h, no Teatro Renascença, o seu novo livro: Filé de Borboleta, o Don Juan de Bagé.
  • BANRISUL
    O Banrisul é uma das 500 melhores empresas do Brasil segundo o ranking -As Melhores do Dinheiro-, divulgado pela publicação Isto É Dinheiro, de SP. A instituição figura em 106º lugar no estudo, que foi elaborado a partir de questionários preenchidos pelas próprias empresas. No setor de bancos, o Banrisul é destaque nos indicadores de sustentabilidade financeira, responsabilidade social e ambiental e recursos humanos.
  • BICAMPEÃO
    Meus cumprimentos ao S.C. Internacional pela conquista de mais um troféu internacional, embora já esteja ficando muito corriqueira: o bi da Recopa.

FRASE DO DIA

Se você fica esperando, tudo o que acontece é que você fica velho.

Larry McMurtry