Artigos Anteriores

PRESENTE GREGO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PAÍS LIQUIDADO

Convenhamos que ninguém pode estar minimamente surpreso pelo o fato de que a Grécia está exaurida financeira e economicamente. Pelo tamanho da encrenca, identificada por exagerados e absurdos gastos públicos, não há dinheiro suficiente que consiga fazer reerguer a economia daquele país.

DINHEIRO DOS EUROPEUS

O pior de tudo é que a má administração pública da Grécia, ao longo do tempo, tem se mostrado como altamente devastadora. Além de dizimar o caixa do tesouro do próprio governo, já tratou de queimar mais de uma centena de bilhão de euros provenientes do Banco Central Europeu. Dinheiro de contribuintes da Europa como um todo. Um horror!

RUÍNAS

O sucesso na Grécia, como se vê, passou a ser medido exclusivamente, pelo desempenho da sua destruição. Influenciado, quem sabe, pelo fato de ser um país muito conhecido pelas suas históricas ruínas.

NOVO PARTHENON

Do jeito que as coisas estão se apresentando, ninguém pode duvidar que o Banco Central da Grécia venha a ganhar, em breve, um grande destaque turístico: as ruínas da instituição poderão entrar na lista de visitação pública, como já acontece com o Parthenon, o Propileu, ou o Erecteion.

INAUGURAÇÃO DOS CALOTES

Mesmo que vários países europeus estejam passando por momentos muito complicados, uma coisa o mercado está sinalizando: a Grécia está pronta para inaugurar a muito provável série dos calotes de títulos públicos da Europa.

PREFEREM O CAOS

Para fugir do problema, muitos países da UE estão fazendo pesados cortes de gastos púbicos. Para tanto, porém, não estão contando com o entendimento e/ou a compreensão de seus cidadãos, que pelas manifestações nas ruas deixam a impressão de que preferem o caos.

A GRÉCIA COMO ESPELHO

Enquanto a Europa ferve e por isso trata de buscar soluções para enfrentar esta crise, que além de séria promete ser longa, o Brasil parece não dar a mesma importância. O governo brasileiro age como se a ficha ainda não tivesse caído.Se o momento de propor as reformas estruturais precisava de um momento muito adequado, este é o mais propício. Pois, para desespero de quem pensa e tem algum raciocínio, o governo está, mais uma vez, sem foco. Estamos nos espelhando na Grécia, infelizmente. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-C1
    O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) do mês de agosto apresentou variação de 0,33%. Com este resultado, o indicador acumula alta de 3,73%, no ano e 7,30% nos últimos 12 meses.
  • CONCORRÊNCIA AUMENTANDO
    Com investimento de R$ 650 milhões, a GVT lança, neste mês, seu serviço de televisão por assinatura. Por enquanto, o produto está disponível nas 16 maiores cidades em que a operadora atua. No próximo mês, será estendido a toda a área de cobertura da companhia. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da GVT, Amos Genish, em palestra na Futurecom - feira e congresso de telefonia que acontece nesta semana em São Paulo.
  • ÍNDIA
    A produção industrial da Índia cresceu 3,3% em julho na comparação com igual período do ano passado, o que representa forte desaceleração frente à alta de 8,8% registrada em junho. O resultado, o mais fraco em 21 meses, veio muito abaixo da alta em torno de 6% projetada pelos economistas.O resultado, divulgado pelo Departamento Central de Estatísticas do país, foi puxado para baixo pela contração de 15,2% da produção de bens de capital em julho, que se seguiu à expansão de 38% apresentada pelo segmento em junho.
  • SINPLAST
    O Sinplast (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS) realiza, no dia 15 de setembro, às 8h30, um café da manhã de lançamento da edição 2011 do Energiplast ? Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética com Ênfase em Plásticos. Na oportunidade, será apresentado o resultado de uma pesquisa sobre a indústria de reciclagem mecânica de plástico no RS realizada pelos três sindicatos do setor: Sinplast, Simplás e Simplavi. O evento acontecerá na Sala Diamante do Hotel Swan Tower, na Avenida Cristóvão Colombo, 3192, em Porto Alegre.

FRASE DO DIA

Um lápis comprido vence uma memória curta.

Desconhecido