Artigos Anteriores

PRÉ-REQUISITO

ANO XIV - Nº 007/14 -

REPÚBLICA

Se o período da monarquia não fez do Brasil um país sério e muito menos de primeiro mundo, a Proclamação da República, ocorrida em 1889, já mostrou que o Presidencialismo, ao longo desses 120 anos, também não foi suficiente para tanto.

PRESIDENCIALISMO

Como se sabe, o Presidencialismo foi instituído no Brasil pela Constituição de 1891. Entretanto, a oficialização se deu com a Constituição de 1988 e sua confirmação com o Plebiscito de 1993.

INCAPAZES

Pois, a história mostra, claramente, que todos os governantes que ocuparam a cadeira presidencial, eleitos ou não pelo povo, foram incapazes de criar mais soluções do que problemas para o país.

CORRUPÇÃO E MENTIRA

Em todos os estudos já feitos sobre o desempenho dos mais diversos presidentes que o Brasil já teve, uma coisa chama muito a atenção: foi a partir do governo Lula, com total continuidade no governo Dilma, que a corrupção e a mentira estiveram mais presentes.

REQUISITO BÁSICO

Aliás, nessa última década, o governo petista acabou deixando uma clara e lamentável impressão de que para ocupar o cargo de Ministro de Estado o candidato precisaria apresentar dois importantes pré-requisitos: estar comprometido com a mentira e com atos de corrupção.

ALÉM DA CONTA

Se o mensalão, que foi o ponto alto no governo Lula, já mostrou o quanto existe de safadeza no setor público, as denúncias de casos indiscutíveis sobre o envolvimento de ministros é impressionante.O que chama a atenção é que, mesmo diante de provas irrefutáveis, todos eles fizeram a mesma coisa: mentiram além da conta.

NOVO PRÉ-REQUISITO

Diante dos inevitáveis afastamentos dos ministros maus-carateres, e da falta de vontade do governo de resolver os problemas que afligem o país, uma coisa parece certa: se os novos ministros devem ter uma ficha mais limpa, o novo pré-requisito a ser exigido é a INCAPACIDADE. Quem sabe tentamos o PARLAMENTARISMO?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO
    A inflação medida pelo IPC-S mostrou aceleração da alta dos preços nesse 2º resultado do mês de nov/11. O índice subiu 0,38% até a quadrissemana finalizada em 15/11, após alta de 0,34% na semana finalizada em 07/11. De acordo com a FGV quatro das sete classes de despesas pesquisadas apresentaram acréscimo. A expectativa da LCA era de que o dado ficasse em 0,40%.
  • EURO
    Não demora e vários países da Zona do Euro vão abandonar a moeda comum. A Alemanha já admite a possibilidade, pois não tem como financiar tanto país falido.
  • INFLAÇÃO EUROPA
    A taxa anual de inflação da Zona do Euro ficou em 3,0% em out/11, inalterada frente a máxima de 3 anos registrada no mês passado.Tanto o dado mensal quanto o anual ficaram em linha com as previsões dos analistas.
  • LANÇAMENTO
    O Banrisul e os clubes de futebol Grêmio e Internacional anunciam amanhã, 17, às 16 horas, na sede do Banco (Rua Caldas Jr., 108 ? 4º andar), o lançamento de novos produtos com a marca da Dupla Gre-Nal.

FRASE DO DIA

No Brasil, principalmente, a política está acima da consciência.

Lupi