Artigos Anteriores

PORTO ALEGRE - 238 ANOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ANIVERSÁRIO

Quem aniversaria, por tradição mundial, faz jus ao ritual que começa com o Parabéns a Você, passa pelo célebre apagar das velinhas e encerra com abraços e desejos de muitas felicidades. Como o momento é de festa, as críticas e comentários sobre a vida do festejado são deixados para outra ocasião.

ATRASADA

Porém, como a aniversariante de hoje, 26 de março, é a cidade de Porto Alegre, que completa 238 anos, aproveito para contar um pouco da sua trajetória mais recente. Momento propício, inclusive, para mostrar também aos assinantes do Ponto Crítico o quanto Porto Alegre continua presa ao passado. Atrasada, melhor dizendo.

FOTOGRAFIA

Grande parte desse atraso resulta, principalmente, da lamentável administração petista, que esteve à frente da Prefeitura do RS por 16 anos. Certamente, um prejuízo difícil de recuperar neste século, embora Porto Alegre tenha recebido a benção da sorte, ao ter sido escolhida uma das sedes para a realização da Copa do Mundo de 2014.Por isso, os investimentos exigidos pelos organizadores, se completados, devem retocar e colorir a velha e desbotada fotografia da Capital Gaúcha.

TEXTO DE MARCO TÚLIO

Para o economista Marco Túlio Ferreyro, membro do Grupo -

Pensar!

-, Porto Alegre tem pouco a Comemorar nos seus 238 anos. O texto de Marco Túlio (

CAÍRAM FORA

Grande parte das empresas do setor Serviços, maior atividade das Capitais, ao serem taxadas com alíquotas excessivas de tributos municipais, como ISS e IPTU, não tiveram escolha: caíram fora de Porto Alegre. E, por consequência, levaram junto os empregos, a renda e o progresso para outras cidades com visão menos retrógrada.

GENTE RAIVOSA

Como nem todos conseguem cair fora rapidamente, ou por otimismo exagerado, ou resistência, ou, ainda, por acreditar que as coisas sempre podem melhorar, aí o PT se vingou com força total: impregnou as áreas técnicas de aprovação de licenças e projetos (principalmente ambientais) com gente raivosa e ideologicamente identificada com o ATRASO. Gente do tipo que só sabe dizer NÃO!. E quando o pleito é lógico, legal e correto, o tempo de aprovação excede os limites da razão e da paciência. Um teste de resistência para o empreendedor, que na maioria das vezes entende o recado: - desista, seu idiota.

NÓS E O MARCO

Felizmente, depois de tanto atraso materializado por milhares de carroças nas ruas, Porto Alegre começa, lentamente, a ganhar um novo contorno. A mudança, entretanto, ainda demandará muito tempo e muita paciência.Afinal, muitos porto-alegrenses votaram e ainda votam no PT, o que torna difícil um exorcismo em massa.

1.500 ANOS

Com o diabo preso dentro do corpo, a dificuldade para promover o desenvolvimento necessário ainda será grande. Se os destruidores não voltarem mais a ocupar o Executivo Municipal, quando Porto Alegre festejar seus 1.500 anos é bem possível que possamos comemorar. Nós e o Marco Túlio.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

PARABÉNS PORTO ALEGRE!

Todos