Artigos Anteriores

PLEBISCITO

ANO XIV - Nº 007/14 -

MAIOR ASSUNTO

A prorrogação da CPMF, indiscutivelmente, é hoje o assunto de maior discussão no país. Como se trata de uma fantástica forma de arrecadação, o governo faz de tudo para obter a aprovação. Inclusive já colocou em ação o seu bem conhecido comportamento moral e ético: a compra dos votos necessários para não perder a bolada.

NEFASTA

Se por um lado o governo faz de tudo (tudo mesmo) para manter a CPMF, em sentido contrário a sociedade brasileira, formada por quem paga a excrescência, entende que CPMF até poderia existir, porém como instrumento de controle fiscal, com uma alíquota insignificante, tipo 0,0000001%. Do jeito que está, na alíquota cobrada, ela é absolutamente nefasta e desnecessária.

CONSULTA POPULAR

Ora, quando as divergências de interesses e de opiniões são muito grandes, e chegam ao ponto que estamos assistindo, nada mais importante, num ambiente democrático, do que esclarecer o assunto através de uma consulta popular. Um plebiscito.

RESOLVER A QUESTÃO

Coisas e discussões desta natureza precisam de uma consulta ao povo, que é o único e soberano, para poder resolver definitivamente a questão. É mais importante, por exemplo, do que saber se o povo pode ou não comprar armas.

PESQUISA

A CNI - Confederação Nacional da Indústria- , se antecipando ao tema, e até mostrando que o melhor caminho é mesmo partir para uma consulta popular definitiva, encomendou pesquisa junto ao Ibope. O resultado já deixa muito claro que a sociedade não quer e não suporta mais a CPMF.

CIENTÍFICO

Considerando que as pesquisas são formas científicas de conhecimento prévio da vontade dos pesquisados, os resultados divulgados deveriam ser levados em consideração neste momento. Principalmente quando a vontade é muito expressiva como a pesquisa revelou.

VAMOS PRESSIONAR?

Mesmo que o resultado científico da pesquisa não deixe qualquer tipo de dúvida sobre a vontade do povo brasileiro, mesmo assim a vontade poderia ser melhor constatada através do plebiscito. Vamos pressionar?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DIA DA ÁRVORE
    Para comemorar o Dia da Árvore, hoje 21/9, a Aracruz preparou uma programação especial. Entre os dias 20 e 23 do mês, em Porto Alegre (RS), a Praça da Tristeza será palco de shows de Teixeirinha Filho & Neto, Kleiton & Kledir, Antonio Villeroy e Quarteto de Cordas, com participação de Renato Borghetti e do Coral da Aracruz Celulose. O local também terá espetáculos teatrais, danças, distribuição de mudas, recreacionistas, contadores de histórias e oficinas de horticultura em vaso, papel-machê e kirigami.
  • VOCÊ SABIA...
    ... que o gramado dos estádios Beira-Rio (Sport Club Internacional) e Olímpico (Grêmio Foot-Ball Portoalegrense), em Porto Alegre (RS), são tratados com fertilizantes orgânicos e substratos para plantas oriundos de reciclagem de resíduos sólidos da Unidade Guaíba da Aracruz? Os resíduos utilizados são provenientes de cascas e serragem de eucalipto, cinzas de carvão e lixo em geral.
  • ENCONTRO
    Na próxima terça-feira, dia 25/09, será realizado o 6° Encontro do Niseg no Everest Hotel e contará com a participação da professora e consultora, Mariúsa Beltrão. O tema do encontro é: A etiqueta nas comunicações administrativas: falar bem, escrever melhor. O evento é gratuito.
  • DISTINÇÃO
    O Sheraton Porto Alegre foi escolhido pelo Guia VOCÊ S/A EXAME como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O cinco estrelas do bairro Moinhos de Vento abocanhou também a distinção de terceira melhor empresa do país na área de serviços

FRASE DO DIA

A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida.

Eduardo Girão