Artigos Anteriores

PLANO MAQUIAVÉLICO -06 (FINAL)

ANO XIV - Nº 007/14 -

OS CADERNOS DA CORRUPÇÃO

Ao encerrar a série -Plano Maquiavélico- , cujo propósito foi expor uma das formas pensadas por Gramsci para fazer a Transição para o Socialismo, uma coisa devo esclarecer: por ser diabólica, a obra sugere e, certamente, autoriza a lavagem cerebral pela ORQUESTRAÇÃO (repetição constante). Entretanto, não diz que depois de chegar ao poder, o roubo de dinheiro público está autorizado. Esta prática é petista. Sugiro, inclusive que, a exemplo do que aconteceu com Gramsci, esta parte seja escrita também no cárcere. Com o título: Os Cadernos da Corrupção.

CATARSE

Bem, mas para concluir este pequeno resumo dos Cadernos do Cárcere, eis o que Gramsci diz a respeito da CATARSE, expressão que o autor usa para indicar a passagem do Momento Econômico (egoístico-passional), ou REINO DA NECESSIDADE (também conhecido como Capitalista Burguês), para o Momento Ético-político da LIBERDADE.LIBERDADE, na visão de Gramsci neste caso, significa a passagem para a nova Civilização em que o capitalismo e a sociedade burguesa se mostram superados e onde os indivíduos gozam da liberdade orgânica (aquela que provém da libertação da dominação de classe e da coerção do Estado já extinto).

PROCESSO

Alguns países já estão bem mais adiantados no Socialismo de Gramsci, como é o caso da Venezuela (principalmente), Bolívia, Equador e Argentina. No Brasil muita coisa já mudou até chegar ao estágio atual da Transição para o Socialismo. Vejam, por exemplo o que está em curso avançado de consolidação:

EM CONSOLIDAÇÃO

1- PERSONALIDADE POPULAR, como protagonista do avanço social e da história nacional (caso da alta popularidade de Lula e Dilma); 2- HISTÓRIA REVISADA (Comissão da Verdade), que na interpretação marxista substitui a História Pátria e cria novos personagens, chamados heróicos revolucionários;

MAIS...

3- DISCRIMINAÇÃO RACIAL, dita como sutil e disfarçada de como a realidade que desmente a crença burguesa multirracial e miscigenada. Este conceito recente é interessante porque se tornou SENSO COMUM, apesar das evidências de que é falso. Resultado claro e indiscutível da Orquestração (afirmação repetida);4- DIREITOS HUMANOS, como proteção ao criminoso comum (identificado como vítima da sociedade burguesa) e indiferente à vítima real (identificada, geralmente, como burguês privilegiado);

AINDA MAIS...

5- SATANIZAÇÃO DO BANDIDO DE COLARINHO BRANCO, identificado como burguês corrupto e fraudador do povo;6- OPINIÃO PÚBLICA, como critério da verdade maior que os valores morais tradicionais e a própria lógica, quando inconvenientes;7- ECOLOGIA, como projeto superior ao desenvolvimento econômico (especulação capitalista burguesa) e social; 8- A MÍDIA, como instrumento de difusão dos conceitos do novo senso comum (bem avançada). Quando a mídia não colabora, mesmo beneficiada com verbas publicitárias, entra em cena a ameaça à liberdade de expressão na forma Democrática(?) através do Conselho Nacional de Comunicação. Vejam que o propósito do CNC é o mesmo que já vigora na Venezuela e Equador e está prestes a vigorar também na Argentina; 9- PRECONCEITO, como qualidade que estigmatiza as pessoas conservadoras os discordantes de certas atitudes e comportamentos permissivos ou tolerantes;10- HERÓIS REVOLUCIONÁRIOS, desde que só personagens de esquerda. Pinochet (Chile), por exemplo, deve ser sempre visto como um assassino mau e impiedoso. Já Che Guevara precisa ser reverenciado como um herói revolucionário romântico, cheio de ternura, mesmo sendo um assassino frio e muito mais sangrento.

ATÉ 2013!

Fico por aqui neste ano de 2012, que foi mais um ANO DA MENTIRA. Espero que esta minha contribuição sirva para um melhor entendimento do que se passa em boa parte da América Latina e, lamentavelmente, também no Brasil. Que em 2013 os olhos se abram para este avanço perigoso. Caso contrário, não haverá qualquer projeto de felicidade. Até o dia 02 de janeiro, meus caros leitores/assinantes.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CAMISA DE FORÇA
    A presidente Dilma precisa, urgentemente, de uma Camisa de Força. Dizer que os apagões são fruto de falha humana é o mais puro diagnóstico de que está louca. Muito louca.
  • LUZ PARA TODOS?
    Na realidade, o programa do governo Dilma deve mudar de nome: Falta de Luz para Todos. Como eu já disse anteriormente: ao invés de lamentar os APAGÕES, em breve vamos festejar os ACENDÕES.
  • RUSSOLPH E ELFHO
    Quem diria... A The Economist, depois de colocar o Brasil como uma das maiores potências do Mundo, fez uma releitura da situação do nosso país: somos o país da MENTIRA. Os personagens Roussolph (Dilma) e Elfo (Guido Mantega) que o digam.
  • ÍNDOLE
    O prefeito José Fortunati, de Porto Alegre, não precisa encerrar 2012 copiando o ex-presidente Lula. Ao comparecer no almoço oferecido pelo ex-deputado Carlos Araújo, disse que não sabia que José Dirceu estaria lá. Pode? Ai é duro. Fortunati mostrou que tem um problema: Índole.
  • DIRETORIA DA CDL
    A CDL Porto Alegre iniciará 2013 com um importante nome do varejo na sua diretoria. Adelino Colombo (Lojas Colombo) é o mais novo integrante do grupo de empresários que atua na entidade. O convite partiu do presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino.

FRASE DO DIA

Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando.