Artigos Anteriores

PLANO MAQUIAVÉLICO - 05

ANO XIV - Nº 007/14 -

REFLEXO DO PLANO

Inicio este capítulo (penúltimo) mostrando que o resultado da aplicação do Plano Maquiavélico de Gramsci pode ser mensurado através de pesquisas de opinião pública. No Brasil, os altos índices de aprovação e popularidade obtidos por Lula e Dilma deixam claro e evidente o quanto tem sido eficaz o programa-modelo que Gramsci prega nos Cadernos do Cárcere. O estado de torpor da maioria dos brasileiros nada mais é do que o reflexo do cumprimento do Plano.

SENSO COMUM

Este chamado SENSO PRATICAMENTE COMUM (confirmado pelos índices de aprovação do governo) identifica o conjunto das opiniões aceitas e aplaudidas pela sociedade. Isto faz com que as opiniões contrárias e discrepantes pareçam totalmente descabidas e/ou desajustadas. A superação do senso comum significa a substituição e/ou modificação de valores, tradições, costumes, modo de pensar da sociedade.

SUBVERSÃO DOS VALORES

Isto prova que parte da AÇÃO REVOLUCIONÁRIA é traduzida pela sutil subversão dos valores contidos no senso comum, que servem de critério de comportamento e de julgamento. Uma vez substituídos por outros, modificam significativamente o modo de pensar, de agir e de sentir das pessoas, contribuindo, assim, para a reforma intelectual e moral de toda a sociedade.

INTELECTUAIS ORGÂNICOS

Na sociedade brasileira já é possível constatar que as novas gerações (desde anos 80), não mais percebem que os critérios anteriores foram modificados radicalmente. Ou seja: para os jovens, nada mudou porque não conheceram os velhos valores; para os mais velhos, as modificações até parecem espontâneas, naturais, evolutivas, aceitáveis como sinal dos tempos. Isto tudo é resultado de uma penetração cultural bem conduzida pelos INTELECTUAIS ORGÂNICOS nos últimos 20 anos.Vejam algumas dessas mudanças conceituais provocadas, as quais são pra lá de evidentes:

LIVRE OPINIÃO E LEGALIDADE

1- O conceito de LIVRE OPINIÃO (independência intelectual) já foi plenamente substituído pelo conceito de POLITICAMENTE CORRETO. Ou seja: a Opinião Individual, franca e sincera, foi substituída pela Opinião Coletiva POLITICAMENTE (homogênea) CORRETA (ética). Este resultado é decorrente do patrulhamento ideológico (controle intelectual, estigmatização e censura) e pela orquestração (repetição).2- O conceito de LEGALIDADE vem sendo substituído pelo conceito de LEGITIMIDADE. Ou seja: a norma legal perde eficácia diante da violação dita socialmente legítima. A invasão de terras, a ocupação de imóveis e prédios públicos, o bloqueio de ruas e estradas, o saque de estabelecimentos, etc., são LEGÍTIMOS (éticos) porque correspondem a reivindicações justas.

FELICIDADE PESSOAL

3- O conceito de FELICIDADE PESSOAL (dever e compromisso) já foi substituído pelo conceito de FELICIDADE INDIVIDUAL. O prazer (em oposição à solidariedade, ao altruísmo, à abnegação) é o critério do comportamento social e moral, moderno e livre.

CIDADÃO E SOCIEDADE

4- O conceito de CIDADÃO vem sendo paulatinamente substituído pelo conceito de CIDADANIA. O termo cidadania perde o sentido de relação do indivíduo com o Estado, no gozo dos direitos civis e políticos e no desempenho dos deveres para com ele, e passa a ser uma relação de demanda de minorias e/ou de grupos organizados. Embora não seja aparente é um instrumento diretamente ligado à luta pela hegemonia.5- O conceito de SOCIEDADE NACIONAL está sendo substituído pelo conceito de SOCIEDADE CIVIL. Além dos exemplos acima há outras SUPERAÇÕES do senso comum. Menos evidentes, talvez, mas visíveis se apontados, porque o Antes e o Depois já estão muito afastados do tempo e porque já estão integrados, intelectual e moralmente. Principalmente no Senso Comum dos mais jovens.Continua... (amanhã é o último capítulo da série.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO A MIL
    A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,68% em dezembro. Com o resultado de dezembro, o IGP-M acumulou alta de 7,82% em 2012. Que tal? Se a economia não cresce, ao menos a inflação dispara...
  • SINFONIA DA LOMBA
    Hoje, às 16h, a Orquestra Jovem do IPDAE fará uma nova apresentação de lançamento do seu primeiro CD Sinfonia da Lomba. Será no auditório do Banco do Brasil (Rua Uruguai, 185 ? Centro de Porto Alegre). O concerto é gratuito e o repertório mescla as melodias bem brasileiras de Villa-Lobos e Villani-Côrtes às belas harmonias de Mozart, Purcel, Telemann, Pachelbel e Bach.
  • LIQUIDAÇÕES
    Com o término das festividades natalinas, chega o período em que as lojas promovem liquidações especiais das suas mercadorias, e este ano não será diferente. De acordo com o Sindilojas Porto Alegre, a expectativa é que o comércio varejista aplique em média descontos de 15 a 30% nos produtos.
  • 12 HORAS DE LOUCURA
    Amanhã, 28, a Manlec promove a sua tradicional liquidação 12 Horas de Loucura. Os descontos de produtos lacrados e de mostruário chegam a até 70%. As lojas da Manlec, da Capital e do interior do RS abrirão as portas das 7 da manhã às 19 horas. Através do número 0800.51.2111 ou pelo site( www.manlec.com.br), as vendas promocionais iniciam já às 19 horas de hoje, 27, e se estendem até as 19 horas de amanhã, 28, com plantão especial durante a madrugada.

FRASE DO DIA

A pior decisão é a indecisão.

Benjamin Franklin