Artigos Anteriores

PLANO MAQUIAVÉLICO - 04

ANO XIV - Nº 007/14 -

SÉRIE

Nestes próximos três dias (chamados úteis) que faltam para o encerramento de 2012 trato de concluir a série - Plano Maquiavélico -, que trata da adoção da cartilha de Antonio Gramsci por parte dos dirigentes do PT para chegar e se manter no Poder por muito tempo.

NOS ANAIS

É oportuno lembrar que o PT surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas no final da década de 1970, em resposta à repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos armados de Esquerda então existentes. Desde a sua fundação, em 1980, apresenta-se como UM PARTIDO DE ESQUERDA QUE DEFENDE O SOCIALISMO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Ora, como isto está escrito, sacramentado e registrado nas atas do PT, não cabe dizer que tudo que aqui escrevo é fruto da minha imaginação, certo?

RELAÇÕES COM O SOCIALISMO REAL

Mais: até a sua fundação, ou seja durante toda a década de 1980, o PT mantinha estreita relação com os partidos comunistas que então governavam países do SOCIALISMO REAL, como a União Soviética, República Democrática Alemã, República Popular da China, Coréia do Norte e Cuba.

TUDO CLARO

Mais ainda: O PT jamais escondeu o quanto mantém estreita relação com diversos partidos e grupos de esquerda latino-americanos, como: a Frente Ampla uruguaia, partidos comunistas de Cuba, do Brasil e de outros países, o MST e, principalmente, o Foro de São Paulo. Aliás, no último encontro do Foro de São Paulo, o ex-presidente Lula disse, alto e bom som, o seguinte: - PRECISEI CHEGAR À PRESIDÊNCIA DO BRASIL PARA DESCOBRIR O QUÃO IMPORTANTE FOI CRIAR O FORO DE SÃO PAULO. Que tal?

O TERMO - MAQUIAVÉLICO

O tal reformismo gramscista, como também consta nos registros do PT, é a base da ação política e eleitoral do partido. Com um detalhe importante: quem inspirou Gramsci foi Nicolau Maquiavel, através de sua obra - O Príncipe -. Daí a razão de ter escolhido - Plano Maquiavélico- como título da série.

PODER ABSOLUTO

Na sua obra, Maquiavel (1513) aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana. Assim, o termo -MAQUIAVÉLICO- passou a definir aqueles que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas. Muitos afirmam que é uma injustiça atribuir o termo a Maquiavel, pois que o mesmo pregava a ética na política.

FASE ATUAL NO BRASIL

Nas três fases descritas por Gramsci para fazer a Transição para o Socialismo, o Brasil está passando pela Fase de Luta pela Hegemonia. Agora, a atuação mais importante é a consolidação dos Intelectuais Orgânicos e dos Intelectuais Tradicionais Adesistas.Tirante o corpo de intelectuais orgânicos do PT, que já está bem estruturado e atuante em todos os níveis, os demais intelectuais comprometidos com a causa estão atuando em várias frentes, como: nos partidos aliados, nos órgãos de comunicação social, nas cátedras, nos aparelhos privados de hegemonia, nas ONGs (principalmente), nas comunidades (de moradores, de favelas, acadêmicas, de minorias, etc.) e nas manifestações artísticas. Como reza a cartilha de Gramsci, trata-se de uma atuação orquestrada, difusa, abrangente, anônima na generalidade. Tudo de forma muito ativa, efetiva, moderna e uníssona. Continua amanhã....

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INVESTIMENTO
    No Brasil, o nível de investimento ronda os 18% do PIB, contra quase 50% da China e pouco mais de 30% da Índia. No Peru, Chile e Colômbia a taxa está em torno de 25%. Isto explica o nosso baixo crescimento econômico, ou ainda há alguma dúvida?
  • MENSAGEM DE DILMA
    Aproveitando o momento sentimental do Natal, a presidente Dilma mentiu pra mais de metro na sua mensagem natalina. Com o grau de educação do povo, muita gente foi dormir tranquila e convencida de que a situação está ótima. Pode?
  • DECLARAÇÃO DE UMA INCOMPETENTE
    A presidente da Petrobrás, Graça Foster, voltou a defender reajuste da gasolina neste último fim de semana. Segundo a dirigente incompetente a diferença de 4% no diesel e de 6% na gasolina pode ser dada de uma vez só ou em longas etapas (até 2016). Essa parte não tem dia nem hora para ser dada.Que tal?
  • PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
    O Diário Oficial da União publica hoje, 26, a medida provisória que zera a alíquota do Imposto de Renda incidente sobre participação dos lucros e resultados (PLR), recebida por trabalhadores, até R$ 6 mil.

FRASE DO DIA

Prefiro que caluniem o meu silêncio a que caluniem as minhas palavras.

Nicolas Chamfort