Artigos Anteriores

PARA SER COPIADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

CRÍTICA

Há quem imagine que o Ponto Crítico só tem por hábito fazer comentários e dar opiniões sobre o lado ruim e perverso de tudo. Acontece que muitas vezes os fatos e decisões abordados têm conteúdos danosos para nós cidadãos.

ALEGRIA

Ora, se sob o meu ponto de vista fico triste e preocupado com aquilo que é ruim, nuca deixo de manifestar a minha alegria e prazer em informar e comentar tudo aquilo que produz bem estar e felicidade para todos.

NOTÍCIA SERGIPANA

Como, por exemplo, uma notícia vinda de Sergipe, divulgada no site -www.clicksergipe.com.br-, que comento a seguir. É uma pena que a mesma tenha sido muito pouco divulgada, pois assuntos como esse deveriam ocupar as manchetes de todos os jornais do país. Aí vai, portanto, um comentário feliz do PONTOCRITICO.COM, gente:

OUSADIA

O governo sergipano, numa demonstração de ousadia e inteligência, está disposto a atrair investimentos, principalmente na área química, de petróleo e gás, têxtil e de calçados. Para tanto está oferecendo um fantástico desconto de 92% no ICMS às empresas interessadas em investir lá.

REQUISITOS

Para conseguir o benefício, as empresas precisam apresentar um projeto e cumprir alguns requisitos, como metas de geração de emprego. O Estado também tem implementado outros incentivos, diz, como um regime especial recém-aprovado para transformar Sergipe em um pólo de cosméticos. Pelo regime, ficam desoneradas de ICMS as vendas dos centros de distribuição de cosméticos exclusivos.

POLÍTICA TRIBUTÁRIA

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento de Sergipe esta política tributária e fiscal tem ajudado muito o Estado. Desde 2007, Sergipe recebeu 40 novas indústrias, com geração de 4 mil empregos.

FUTURO

Até o fim de 2010 a expectativa é de que cerca de 50 se instalem no Estado, o que resultará mais 6 mil novos empregos. Além disso, Sergipe também se prepara para a formação de um novo parque tecnológico para as áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, petróleo e gás. Que tal? Pergunto: por quê, gente, esta moda não pega no RS? Se alguém souber, por favor, informe.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LEI DAS CARROÇAS
    Apesar de muitos gaúchos terem verdadeira adoração por carroças, o que identifica o atraso do RS, por 15 votos a favor e sete contra, o Tribunal de Justiça decidiu que a chamada Lei das Carroças continua valendo. Os desembargadores, integrantes do Órgão Especial do TJ, julgaram improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn), interposta pelo Ministério Público contra a Lei 10.531/2008. O MP alegou em sua ação não ser atribuição da Câmara Municipal definir sobre quais veículos podem trafegar pelas vias públicas da cidade. A Lei, proposta pelo vereador Sebastião Melo, atual presidente da Câmara, e sancionada pelo prefeito em 2008, estabelece o prazo de oito anos para que seja proibida, em definitivo, a circulação em Porto Alegre de veículos de tração animal e de tração humana. Para Melo, a decisão dos desembargadores é histórica. Decidiu que a vida real é mais importante do que a formalidade, afirmou.
  • CONFERÊNCIA INTERAMERICANA
    Dagoberto Godoy, vice-presidente da Comissão Empresarial de Assessoramento da Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, partiu ontem para Buenos Aires, para participar do evento promovido pela OEA. Como representante da CNI e dos empresários do Brasil promete fazer força para pôr algumas coisas da área no lugar. Desejo sucesso ao Godoy.
  • PALESTRA
    O Círculo de Estudos Roberto Campos (CERC) convida para palestra de Alfredo Marcolin Peringer, dia 07/10/09, às 11h30m, na faculdade de direito da UFRGS. O tema: A Escola Econômica Austríaca, a Origem e Consequências da Crise. A entrada é franca. Vale a pena, gente.
  • AMPLIAÇÃO
    O Bourbon Shopping Ipiranga reforçou o mix de lojas e diversificou os segmentos de atuação após a ampliação e modernização de sua estrutura. O shopping já conta com mais 11 novas operações, entre lojas de vestuário, cosméticos, artigos esportivos e para casa, e acessórios. Inauguraram Centauro, MMartan, Prawer, Camisaria Colombo, Mahogany, Donna Ly, Tuin Sapataria, Beagle, Tip Top, Someday e Laboratório Faillace.
  • LUCRO
    A Banrisul Administradora de Consórcios alcançou um lucro líquido no primeiro semestre de 2009 de R$ 5,7 milhões, 25,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Já a base de clientes atingiu 19.924 consorciados, apresentando crescimento de 33% em relação ao primeiro semestre de 2008.

FRASE DO DIA

O MUNDO É UM BELO LIVRO, MAS POUCO ÚTIL PARA QUEM NÃO SABE LER.

Goldoni