Artigos Anteriores

PAIXÃO PELOS ERROS

ANO XIV - Nº 007/14 -

CAMINHO ERRADO

O Brasil, infelizmente, é um país cujos governantes não aprendem com os erros cometidos. Depois de amargar prejuízos enormes por ter adotado um comportamento equivocado, ainda assim queremos tomar o mesmo caminho errado.

ESTUPEFATO

Um exemplo claro e recente disto está:1 - na lamentável afirmação do novo ministro do Desenvolvimento (?), Fernando Pimentel, ao se declarar ESTUPEFATO com o avanço da China e outros países asiáticos no comércio internacional;2- no anúncio de uma política mais proativa para proteger (protecionismo) o saldo positivo no comércio exterior e de iniciativas de defesa comercial.

NO OLHO DA RUA

Caso Pimentel estivesse no cargo de diretor de qualquer empresa privada razoavelmente séria, com a mesma declaração já estaria no olho da rua. Simplesmente porque estaria provando o quanto a estupidez não combina com boa administração.

FOCO ASIÁTICO

Seria ótimo que Fernando Pimentel soubesse que a China e outros países asiáticos resolveram focar o comércio exterior para fazer crescer suas economias. E para tanto trataram de prover seus países de uma correta logística, adequada à uma cuidadosa infra-estrutura.

COMPETITIVIDADE

Enquanto isso, no Brasil a competitividade só aconteceu no lado de dentro das empresas. Tão logo os produtos e commodities são colocados no lado de fora das nossas fábricas, tudo fica muito caro e sem a mínima chance de competir. Quanto a isto Pimentel não se mostrou ESTUPEFATO.

PROTECIONISMO

O pior de tudo é que, se levarmos em conta o que disse o ministro do Desenvolvimento vamos ressuscitar o malfadado PROTECIONISMO, através de barreiras alfandegárias, para substituir as nossas importações. Este erro capital, de categoria GRAVÍSSIMO, vai tornar os nossos produtos ineficientes por falta de referência competitiva internacional. Pode?

POSTURA

Se o Brasil pretende exportar produtos e serviços em quantidade maior do que importa, o caminho é simples: comecemos pela construção de portos, aeroportos e estradas. Se não há recursos públicos para tanto basta entregar esta tarefa a iniciativa privada.Ah, o governo precisa, urgentemente, rever a terrível burocracia. Este é outro entrave monumental em prejuízo da nossa competitividade. Será que fui claro, Sr. Pimentel?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • VALE
    Na última sexta feira, 14, a Vale anunciou a distribuição de R$ 1,67 bilhão em remuneração extraordinária a seus acionistas. O valor equivale a R$ 0,320048038 por ação ordinária ou preferencial em circulação. O pagamento deve ser efetuado em 31 de janeiro de 2011, na forma de JCP (juro sobre capital próprio) o que significa que está sujeito à dedução de imposto de 15% de IR na fonte. Para os detentores de ADRs na Bolsa de Nova York e na Euronext Paris, e de HDRs na Bolsa de Valores de Hong Kong, o pagamento será feito através do banco JPMorgan, em 7 e 9 de fevereiro, nesta ordem.
  • I PAD
    O Mobile Banking do Banrisul, serviço que já permitia aos clientes efetuarem operações bancárias de dispositivos móveis, como celulares, Palms e netbooks, foi lançado também para o I Pad. Pelo tablet o cliente pode efetuar transações como pagamentos, transferências de valores, extratos, bloqueio de talões, cartões, conta e senha, consulta a situação de cheques do Banrisul, entre outros.Para se cadastrar no produto, o correntista deve acessar o Home Banking no menu Serviços, selecionar M-Banking e clicar na opção -Habilitar-.
  • SIMPÓSIO
    O Simpósio Internacional de Terapia Valvar Percutânea do IC-FUC (Instituto de Cardiologia ? Fundação Universitária de Cardiologia) entra em sua segunda edição, no dia 6 de maio, no Hotel Deville, em Porto Alegre. Já confirmaram presença dois convidados internacionais: os doutores Eberhard Grube, da Alemanha, e Josep Rodés-Cabau, do Canadá.
  • PIB
    A economia brasileira deve registrar expansão de 4,50% este ano. Esta estimativa tem sido mantida há 58 semanas por analistas financeiros consultados pelo Banco Central, de acordo com o Boletim Focus divulgado hoje. A previsão de avanço do PIB do Brasil para 2012 também foi mantida em 4,50%. Minha opinião: duvido!

FRASE DO DIA

Cabeça vazia é oficina do diabo.

Edison Bittencourt