Artigos Anteriores

PAGANDO PELOS EQUÍVOCOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

OTIMISMO

Volto a afirmar que o sentimento de OTIMISMO só pode existir se precedido de alguma ação e/ou decisão. Usando a linguagem futebolística, que leva a um melhor entendimento dos brasileiros, o torcedor só pode ser OTIMISTA se o seu clube contrata atletas capazes de construir vitórias. Jogadores ruins promovem PESSIMISMO, certo?

MATRIZ

Como os governos Lula/Dilma resolveram adotar a velha e péssima MATRIZ DE (SUB)DESENVOLVIMENTO (que comprovadamente não promoveu crescimento do PIB) , só consegue ser OTIMISTA quem não tem a mínima iniciação em economia. No entanto, se alguém quiser apenas uma dica, aí vai a regra mais importante: em país onde a TAXA DE INVESTIMENTO é inferior a 25%, não há como ser OTIMISTA.

MINISTRO DOENTE

Vejam, por exemplo, o que aconteceu ontem: o ministro do SUB-Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, veio à público com o objetivo de mostrar o seu mais recente surto (petista), que impede o funcionamento do cérebro e diminui em muito a visão.

MENTIRAS E ENGANAÇÕES

Segundo o doente-ministro, em suas viagens ao exterior não há essa visão de que a economia brasileira vai mal. No Brasil, no entanto, há um sentimento de que existe uma marola de pessimismo. Mal sabe ele que tudo que os noticiários construíram sobre o Brasil, durante os últimos anos de crise mundial, não se confirmou. Tudo não passou de mentiras e enganações.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM QUEDA

Enquanto Pimentel discursava no 5º Congresso Brasileiro da Inovação da Indústria, em São Paulo, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias, (CNI), o IBGE informava que a produção industrial caiu 2% em julho, na comparação com o mês anterior.

PIB DE TERCEIRO TRIMESTRE

Como se pode constatar, a festa (inconsequente) do crescimento de 1,5% do PIB do SEGUNDO TRIMESTRE não durou mais do que três dias. Como fui um dos poucos que escrevi que o TERCEIRO TRIMESTRE estava prometendo números muito ruins, não faltaram críticas às minhas afirmações. Ou seja, os OTIMISTAS SEM CAUSA se manifestaram precipitadamente.

SEMENTE

Enfim, o sentimento (equivocado) que Pimentel trouxe do exterior, de que o Brasil vai bem economicamente, já está mudando. As notícias mostram que tudo aquilo que o governo petista -VENDEU-, tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros, ele simplesmente NÃO ENTREGOU. Daí que o OTIMISMO anterior já está dando lugar a um PESSIMISMO plantado pelo governo Dilma. E a semente utilizada para tanto foi a MATRIZ DO SUB-DESENVOLVIMENTO. Ah, em termos de COMPETITIVIDADE, as notícias também não são nada boas: caímos 8 posições no ranking mundial. O governo, como sempre, vai esculhambar com a instituição responsável pela medição. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MERCADO COMUM?
    O Mercosul foi o único mercado que não exportou mais para o Brasil em agosto deste ano, na comparação com igual período de 2012. Enquanto houve alta de 10,2% na média diária de importações brasileiras totais, as compras provenientes desse bloco econômico caíram 4,7%. A diminuição nas compras de produtos argentinos foi ainda maior (queda de 15,5%). Pode?
  • ORIENTE MÉDIO
    A maior alta foi observada nas compras provenientes do Oriente Médio (41,1%), por conta de instrumentos de medida/verificação, partes e peças de aeronaves, enxofre, ureia, máquinas para impressão, vidro flotado, polímeros plásticos, inseticidas e querosene para aviação.
  • CARIBE
    Em seguida vem a América Latina e Caribe, com exceção do Mercosul, que aumentou em 29,7% suas vendas ao Brasil, no último mês ante agosto de 2012, por causa da venda de óleos combustíveis, autopeças, óleos lubrificantes, circuitos impressos e brinquedos, entre outros produtos. (Valor)
  • MEDICINA EM CUBA
    Segundo informa a jornalista cubana Yoani Sanchez, em Cuba a qualidade da medicina diminuiu e a doutrinação aumentou. Hoje, quando um cubano vai a um hospital, leva um presente para o médico. É um acordo informal para que o atendam bem e rápido. Levam também desinfetante, agulha, algodão, linha para as suturas. Que tal?

FRASE DO DIA

Nunca confunda movimento com ação.

Ernest Hemingway