Artigos Anteriores

PACTO COM O DIABO

ANO XIV - Nº 007/14 -

MERCADO

Os leitores/assinantes do Ponto Crítico sabem muito bem o que está provocando a alta do dólar frente ao real e, em contrapartida, a queda das ações na Bovespa. Ainda assim faço questão de lembrar que o preço de tudo que existe neste mundo é formado, exclusivamente, pelo mercado.

MERCADO INFORMAL

Se, por qualquer motivo, os representantes do governo entrarem em cena, imaginando que têm poderes celestiais, e com isso resolvam ditar preços através do intervencionismo, o mercado informal, negro, ou da cor que acharem melhor, acabará falando mais alto.

DÓLAR

Tomando por base o dólar, por exemplo, a alta do preço da moeda norte-americana se dá porque a demanda é maior do que a oferta. Como o governo exige que o BC adquira os dólares que ingressam no país, quando acontece o contrário só o próprio BC tem condições de atender os compradores. Considerando, ou imaginando, que o câmbio é, realmente, flutuante, cabe ao governo o papel de agente de liquidez cambial.

AÇÕES

Já a queda acentuada das principais ações, como estamos assistindo nos últimos tempos, se dá porque os lotes que compõem as ordens de venda são em número bem maior do que o lote das ordens de compra.

GOVERNO

O que precisa ser explicado, portanto, é quem está provocando tudo isso. Quem é, afinal, o grande responsável pelo desânimo que propõe a alta do dólar e a baixa das ações? Pois, mesmo que o mercado internacional esteja passando por um mau momento, o grande responsável local é o GOVERNO.

PACTO COM O DIABO

Aliás, o GOVERNO, por ser notoriamente POPULISTA, tenta iludir diariamente seus eleitores com a idéia infame de que é mesmo portador de poderes celestiais ilimitados. Isto leva os menos esclarecidos a acreditarem de que é capaz de fazer milagres.Entretanto, pelas decisões econômicas que vem tomando, o Governo mostra ter feito um vigoroso PACTO COM O DIABO. Corrijo: o governo mostra ser o próprio DEMÔNIO, a julgar pelo desempenho econômico.

A SITUAÇÃO VAI PIORAR

Pois é, gente, a sociedade brasileira, finalmente, traduzida em agentes do mercado, parece estar se convencendo de que no curto prazo a situação não é boa. E, no longo prazo, imagina que tem tudo para piorar. Simples assim, infelizmente.Detalhe: Embora seja uma utopia, caso o governo viesse a se convencer de que a salvação do Brasil está na realização de reformas, o ano de 2012 já está perdido. É duro, não?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • RS POLITIZADO?
    Segundo dados do MEC, o RS é o Estado que menos investe em Educação. Como não dá a mínima para a Saúde, e em matéria de Segurança é um caos, espero que ninguém ouse dizer que os gaúchos são politizados. Chega, não? A definição é outra: Bobos.-
  • VERNISSAGE
    O Novotel Porto Alegre Três Figueiras (Avenida Soledade, 575 ? Três Figueiras) convida para o Vernissage da artista plástica gaúcha Valentina Piqué. O evento dá continuidade ao Projeto Arte no Hotel e acontece hoje, das 19h às 21h, no Mezanino do hotel.
  • LOJISTAS
    A CDL e os lojistas estão otimistas com o Dia dos Namorados. A chegada do frio e a previsão de temperaturas ainda mais baixas para os próximos dias devem aquecer as vendas. A expectativa da CDL Porto Alegre é de um aumento de 12% em junho. Destes, 8% deverão ser relativos a 12 de junho e, a diferença, se dará pelas compras de itens de frio
  • PALESTRAS
    A Quinta da Estância participará, a convite da ONU, de cinco palestras da Conferência Mundial Rio + 20, no Rio de Janeiro. Entre as principais palestras, haverá o debate ?Rio + 20 Corporate Sustentability Forum?. O encontro debaterá Energia e Clima, Ecossistemas e Água, Agricultura e Alimentos, Urbanização e Cidades, Economia e Finanças Sustentáveis e demandas sociais, durante 15 a 18 de junho.

FRASE DO DIA

Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.

Mário Quintana