Artigos Anteriores

PAC 2

ANO XIV - Nº 007/14 -

PÍLULA DOURADA

Nesta semana a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, apresentou mais um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como PAC 2. Obediente à praxe governamental, a ministra, obviamente, dourou a pílula sem mostrar constrangimento.

ENTENDIMENTO

Como são poucos os brasileiros que se interessam pelo assunto, nem as desculpas foram ouvidas. Muito menos o entendimento de que tudo que foi exposto não passou de uma artimanha para deixar o povo feliz, satisfeito e mais iludido do que nunca.

CRESCIMENTO?

Trocando em miúdos, o Programa de Aceleração do Crescimento, cuja mãe é a presidente Dilma Rousseff como batizou seu antecessor, não vem ajudando em nada o PIB brasileiro. Nem em 2011 e muito menos em 2012, cujo crescimento previsto mal chegará a 1,5% e olhe lá. Ora, se o Programa leva o nome de Aceleração do Crescimento, é de se imaginar o que aconteceria com o Brasil caso o tal PAC não existisse.

AO PÉ DA LETRA

O fato é que, ao pé da letra e dos acontecimentos, o Brasil só vem apresentando crescimento efetivo em inflação, gastos públicos, corrupção e violência. Coisas, aliás, que revelaram a forma petista de governar. Algo, enfim nunca visto na história desse país.

CHINA

Pois, no meu modesto entendimento, gente, estou convencido do seguinte: se a economia brasileira apresentasse índices de crescimento nos mesmo níveis das taxas de violência e de corrupção, o desempenho da China seria considerado pífio e/ou ridículo em termos de tamanho.

ANTES DE CRISTO

Com a aproximação das festas de final de ano, muitas empresas enviam aos seus clientes e fornecedores as tradicionais agendas. Considerando as atitudes medievais tomadas pelos nossos governantes, mormente o governador Tarso Genro, do RS, não vai causar surpresa se forem distribuídas agendas de 2013 AC. Explico melhor: o atraso é tamanho, que o ano de 2013 é o de Antes de Cristo.

PETROBRÁS

Para não deixar barato, ontem o ministro Mantega disse que a Petrobrás está bem de caixa. Pode? Daí que os combustíveis não tem data para serem reajustados. Ou seja: Mantega não mantém diálogo com a presidente da estatal há muito tempo. Do jeito que se comporta e sabe das coisas acabará sendo informado da concordata da Petrobrás pelo Correio.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • O ESTADO NÃO VAI AGUENTAR
    Não é só o Ponto Crítico que alerta para risco da inviabilização do Estado do RS. Ontem, o empresário Jorge Gerdau também fez isso, no Tá na Mesa, da Federasul. Gerdau deu um recado forte sobre os péssimos indicadores que comprometem as contas e o futuro do RS. - O Estado não vai aguentar, arrematou. Que tal?
  • POSSE NO STF
    Hoje, o ministro Joaquim Barbosa assume hoje a presidência da mais alta Corte do país. Tomara que seu mandato seja no nível de suas decisões como relator do MEnsalão. Parabéns!
  • MAIS VALIOSA
    -Pela primeira vez desde a capitalização de 2010, a Petrobrás deixou de ser a companhia mais valiosa do mercado brasileiro. A Ambev ultrapassou a petrolífera em valor de mercado com o fechamento de hoje e terminou o pregão valendo R$ 248,7 bilhões, enquanto a estatal encerrou em R$ 247,2 bilhões, segundo dados colhidos na Economática. (Valor)
  • AÇÃO DE GRAÇAS
    Hoje os americanos comemoram o Dia de Ação de Graças. E se preparam para ir às compras amanhã, o tradicional Black Friday. Vários lugares do mundo, inclusive o Brasil, importaram o Black Friday. Já o Dia de Ação de Graças, poucos se interessaram. Aliás, aqui preferiram criar o Dia da Consciência Negra, para estimular a discriminação racial. Pode?

FRASE DO DIA

NINGUÉM PROMETE TANTO QUANTO QUEM NÃO PRETENDE CUMPRIR.

Francisco Quevedo