Artigos Anteriores

OS ROYALTIES E A MOBILIZAÇÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ROYALTY

A palavra royalty vem de ?Royal-, algo do reino. Assim, quando os reis concediam o direito de exploração de minerais em suas terras, a taxa cobrada sobre o valor extraído passou a se chamar Royalty.

DELA MESMO?

Como se vê, a cobrança de royalties só se justifica quando a exploração é feita por terceiros, nunca pelo proprietário. Como pode, portanto, no caso do petróleo extraído pela Petrobrás, que é da União, haver a cobrança de royalties? Cobrar dela mesmo?

IMPOSTO

Depois deste esclarecimento, o termo royalty já deixa de ser cabível nesta discussão enorme e interessante que está acontecendo no país todo. O mais correto seria usar a palavra: IMPOSTO. Até porque é disto que os nossos governos mais entendem e se deliciam.

MAU SENSO

Como o Brasil é um país que, cultural e historicamente, faz de tudo para ficar sempre fora da curva da lógica, do correto raciocínio, o mau senso prevalece em quase todas as decisões.

LEGÍTIMOS DONOS

Em outras palavras: ainda que seja um absurdo, se mesmo assim o governo usa a forma de royalties para taxar a extração do petróleo, é óbvio que todos os Estados e municípios, descontados os custos de preservação da área onde há a exploração, são os legítimos donos dos recursos arrecadados.

CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO

Pois, mesmo que mais de 90% do povo também pense assim, conforme a imprensa de todos os cantos do país vem manifestando, o governo do RJ insiste que, por justiça (?), deve levar uma parte maior. Bem maior.Apesar desta incrível demonstração de ganância misturada com total falta de solidariedade, uma coisa muito positiva o RJ está conseguindo mostrar para o Brasil todo: a capacidade de mobilização da sociedade para tentar o seu pleito.

MODELO

Isto prova que o povo brasileiro está pronto para se manifestar quando entende que é prejudicado. Quem sabe, a partir deste fantástico comportamento dos cariocas partamos para uma mobilização decisiva exigindo reformas e, principalmente, a diminuição do Custo Brasil?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MOBILIZAÇÃO
    Uma comitiva com 60 industriais gaúchos, liderada pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre, está em Brasília hoje numa ação de mobilização contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95), que reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais e aumenta o adicional na hora extra de 50% para 75% do valor da hora trabalhada. A mobilização acontece na Câmara dos Deputados Federais.
  • ABAIXO ASSINADO
    Pela libertação imediata e sem condições de todos os presos políticos das prisões cubanas; pelo respeito ao exercício, promoção e defesa dos direitos humanos em qualquer parte do mundo; pelo decoro e o valor de Orlando Zapata Tamayo, injustamente preso e brutalmente torturado nas prisões cubanas, morto após greve de fome por denunciar estes crimes e a falta de liberdade e democracia no seu país; pelo respeito à vida dos que correm o risco de morrer como ele para impedir que o governo de Fidel e Raul Castro continue eliminando fisicamente aos seus opositores pacíficos, levando-os a cumprir condenações injustas de até 28 anos por -delitos- de opinião; pelo respeito à integridade física e moral de cada pessoa, assinamos esta carta, e encorajamos a assiná-la também, a todos os que elegeram defender a sua liberdade e a liberdade dos outros. Site:http://firmasjamaylibertad.com/ozt/
  • ENCOSTOU
    Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostra que Dilma Rousseff encostou em José Serra. A diferença entre os dois pré-candidatos caiu de 21 para cinco pontos percentuais. Em novembro, Serra tinha 38% e agora aparece com 35%. Já Dilma subiu de 17% para 30%.
  • CURSO
    A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS) promove o curso de formação Relações do Trabalho. A capacitação acontece entre os dias 22 a 25 de março, das 18h15 às 22h, na sede da entidade (Rua dos Andradas, 1234, conjunto 1802, Porto Alegre). Inscrições pelo site: www.abrhrs.com.br.

FRASE DO DIA

PERDE TUDO QUEM PERDE O MOMENTO CERTO.

Provérbio Espanhol