Artigos Anteriores

OS NOTÁVEIS

ANO XIV - Nº 007/14 -

LOUCURA

Pelo nível elevado e, principalmente, pela excelente reputação dos deputados que vão compor as diversas Comissões da Câmara dos Deputados, é possível antever como serão apreciados os projetos que por lá passarem.

ESCOLHA CRITERIOSA

Assim como aconteceu com a cuidadosa e criteriosa escolha do mestre Tiririca para a Comissão de Educação, como titular de renome internacional por tudo que fez pela valorização do ensino no nosso país, outros deputados, também ultra-notáveis, já ocupam outras Comissões.

REFORMAS?

Como os políticos estão se sentindo pressionados para que algumas reformas sejam feitas, e os projetos precisam passar pelo crivo das Comissões, as únicas que estão sendo colocadas em discussão são a POLÍTICA e a TRIBUTÁRIA.

REFORMA POLÍTICA

Pois, para cuidar da reforma Política, a Comissão Especial formada por 40 deputados foi instalada ontem. Alguns de altíssimo quilate, o que garante, aqui entre nós, uma bela reforma. Vejam só as figuras:Paulo Maluf (PP-SP)- além de procurado pela Interpol foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa ano passado;Valdemar Costa Neto (PR-SP) - mensaleiro comprovado; Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - réu no chamado mensalão mineiro;José Guimarães (PT-CE) - teve um assessor preso em flagrante com US$ 100 mil na cueca;Newton Cardoso, ex-governador de MG (PMDB-MG) - dispensa comentários.Ah, o presidente da Comissão é Almeida Lima (PMDB-SE), aliado puro do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Tá bom assim?

REFORMA TRIBUTÁRIA

Já para a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o seu presidente, deputado Cláudio Puty(PT-PA), disse, ontem, que a reforma tributária deve ser uma das prioridades da Casa neste ano. Ora, a reforma considerada como realmente importante é a Fiscal, gente. Ela é que determina quanto deve custar o governo para os contribuintes. A partir daí os tributos são criados para atender a fome do Estado, não?

IMPOSTO SOBRE FORTUNAS

Pois, ao justificar a importância da reforma, Puty afirmou que o país vive um -apagão tributário-, com consequências sobre as exportações nacionais. Mas, tudo isso para dizer o seguinte: entre as propostas que defende, o notável das finanças é a favor da criação de um imposto sobre grandes fortunas. Que tal?

HAITI

Eis o que disse o atrasado: - Eu, como parlamentar do PT, não posso defender outra coisa. Nós temos que retirar impostos da cesta básica para que fiquem mais baratos para o povo trabalhador e cobrar imposto dos muitos ricos, criando assim, o imposto sobre grandes fortunas. Como se vê, infelizmente,ninguém quer saber da reforma da Previdência, que resolveria os problemas admitidos pelo deputado Puty.O fato é que estou muito esperançoso. Nas duas reformas acima referidas já vejo o quanto vamos progredir. Em breve chegaremos ao estágio vivido hoje pelo Haiti.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NA VEIA
    Ontem, o deputado federal Nelson Marchezan emitiu duríssima nota denunciando irregularidades de dimensões oceânicas no Ministério Público gaúcho. Nada que não seja verdade. Parabéns Marchezan.
  • BOLSA FAMÍLIA
    Ontem, o governo Dilma anunciou o reajuste médio de 19,4% aos beneficiários do programa Bolsa Família, com elevação real de 8,7% sobre a inflação do período de setembro de 2009 a março de 2011. O maior aumento, de 45,5%, será concedido às crianças e adolescentes com até 15 anos. Para quem tem entre 16 e 17 anos o reajuste é de 15,2%. O impacto nas contas pública será de R$ 2,1 bilhões, ou 0,4% do PIB.
  • MASTER CARD
    Ontem, o Banrisul anunciou que passa a ser o mais novo adquirente da bandeira MasterCard. A partir do próximo mês, a Rede Banricompras realizará a captura de transações dos cartões de crédito e débito das marcas MasterCard, Maestro, Cirrus e Redeshop.
  • À VONTADE
    Com o objetivo de proporcionar maior conectividade aos hóspedes e clientes, o Novotel Porto Alegre (Av. Soledade, 575 ? bairro Três Figueiras) está disponibilizando, gratuitamente, conexão de internet em todas as dependências do estabelecimento.
  • ELEIÇÕES FIERGS
    O candidato à presidência da FIERGS, Gilberto Petry, comunicou na reunião de Diretorias da entidade, nesta terça-feira, a decisão de apoiar o condutor do processo sucessório, Paulo Tigre, na preservação da unidade para a próxima gestão. - Em nome da união que venho comunicar a decisão do grupo de Sindicatos que me apoiam em compor com o candidato Heitor Müller visando à preservação da unidade do Sistema FIERGS / CIERGS.

FRASE DO DIA

Quanto maior é o poder, tanto mais perigoso é o abuso.

Edmund Burke