Artigos Anteriores

OS EFEITOS ESTÃO APARECENDO SEM SURPRESAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

LEMBRANDO DA GREVE DOS CAMINHONEIROS

Para que não caia no esquecimento faço questão de lembrar tudo que escrevi durante a GREVE DOS CAMINHONEIROS, cuja paralisação provocou (1) um fenomenal DESABASTECIMENTO, e (2) projetou um fantástico ESTRAGO na economia do nosso empobrecido Brasil, como já está sendo demonstrado.

LÓGICA DO RACIOCÍNIO

Lembro também da pesquisa -eletrônica- feita pelo Instituto Methodus, na qual 86% dos brasileiros -EMOCIONADOS- emprestaram irrestrita SOLIDARIEDADE aos caminhoneiros. Na ocasião deixei claro que integrava, de corpo e alma, o grupo (12%) dos contrários, que preferiu usar a LÓGICA DO RACIOCÍNIO (2% indicaram não ter opinião formada, segundo a pesquisa). 

MUITA MEDICAÇÃO

Ainda que o resultado final da encrenca nunca seja totalmente conhecido, pois muitas empresas não conseguirão sobreviver ao estrago provocado pela PARALIZAÇÃO, o fato é que aqueles que conseguirem ganhar fôlego para continuar existindo serão obrigados a carregar um enorme passivo, cuja digestão será muito complicada.

BINGO!

O que estamos assistindo agora, passados exatos 30 dias do início da greve, é que o povo brasileiro como um todo, e não só os inconsequentes 86% que apoiaram a paralização, está sendo atingido bem de acordo com o que previam os poucos que usaram apenas a RAZÃO e/ou a LÓGICA DO RACIOCÍNIO. Bingo!

RESULTADO PRÉVIO

O resultado da encrenca, ainda que parcial, já está escancarado, sem surpresas: 

1- muitas empresas foram obrigadas a DESEMPREGAR;

2- outras (como é o caso da BRF) estão concedendo férias coletivas sem saber se poderão manter seus empregados;

3- a inflação -DE CUSTOS- disparou;

4- inúmeros investidores perderam a confiança na economia brasileira...

SWAP CAMBIAL E AGENDA REFORMISTA

Ah, sem considerar o esforço concentrado do Banco Central, que através dos leilões de SWAP CAMBIAL tenta de todas as formas conter a saída de dólares do país. Estas operações, para quem não sabe, são de prazo curto. Segundo informa a Bloomberg, em agosto vencem US$ 14 bilhões; e em outubro, quando os brasileiros
escolhem o novo presidente, vencem mais US$ 9,8 bilhões.

Nada impede que o BC faça as rolagens dos vencimentos, mas a pressão no câmbio poderá se ampliar no caso de agravamento da volatilidade externa ou piora das incertezas políticas. Esses fatores poderiam fazer a demanda, por ora concentrada na procura por hedge e atendida com leilões de swap, evoluir para a compra de dólar para remessas, obrigando o BC a ter de intervir no mercado à vista, com leilões de linha cambial ou de dólares das reservas.     

Para o ex-diretor do BC, Alexandre Schwartsman, pode haver fuga de capitais antes de “a ficha do mercado cair 100%” sobre risco de vitória nas eleições de um candidato não reformista. Basta ficar muito forte no mercado a ideia de Ciro Gomes X Jair Bolsonaro no segundo turno. “A gente tem certeza que nenhum
deles fará as reformas. Cenário sem reformas é cenário em que trajetória de dívida é problemática”.  

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPCA-15

    A prévia da inflação oficial no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), ganhou força e subiu 1,11% em junho em relação a maio, repetindo a taxa apurada em junho de 1996 e registrando a maior variação para o mês desde 1995 (+2,25%), informou o IBGE. O resultado ficou acima da mediana das expectativas, de +0,95%, conforme o Termômetro CMA.

  • CESSÃO ONEROSA DO PRÉ-SAL

    O plenário da Câmara aprovou hoje (20), por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobrás transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do pré-sal na Bacia de Santos. Ainda faltam ser votados os destaques, sugestões que podem alterar o texto.

    O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE). Pela proposta, a cessão deverá produzir efeitos até que a Petrobras extraia o número de barris equivalentes de petróleo definido em respectivo contrato de cessão, podendo exceder a 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo.

FRASE DO DIA

Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.

Cícero