Artigos Anteriores

OPÇÃO PELO ATRASO

ANO XIV - Nº 007/14 -

REGIÃO NORDESTE

O desenvolvimento do Brasil, com a chegada dos portugueses por aqui, em 1500, começou pela região Nordeste. A região Sul só veio a merecer atenção bem mais tarde, com a identificação de que ali o clima se mostrava super adequado para a agricultura, única atividade existente.

SUL-SUDESTE

Como o país, por vários séculos, teve a sua ocupação restrita ao litoral, muito poucos se aventuravam às regiões mais ao centro e à Oeste. Tanto para morar quanto para produzir. Com isso a indústria, bem mais tarde, acabou se instalando nas regiões de maior densidade e, por consequencia, mais desenvolvidas. Ou seja, no Sudeste-Sul.

INCENTIVOS PARA INVESTIMENTOS

Na década de 90, na medida em que os Estados perceberam que através de incentivos fiscais poderiam sediar novas indústrias, as regiões Norte e Nordeste, que estavam esquecidas, voltaram a atrair investimentos. Com uma maior abertura da economia quem falou mais alto foi a logística dos mercados consumidores, principalmente do exterior.

PROJETOS ABANDONADOS

A soberba, a arrogância e a enorme estupidez dos habitantes do sul, imaginando que ninguém deixaria a região para se fixar no Norte-Nordeste, passaram a dificultar os novos projetos. A soma dessa estupidez com a forte ideologia socialista e o espírito burro-ambiental, o resultado aí está: o RS e SC, onde nada pode ser feito ou construído, vários projetos foram, e continuarão sendo, abandonados.

OS ATRASADOS POR OPÇÃO

Exemplos dessas atitudes espantosamente atrasadas dos gaúchos já são conhecidas. Agora, graças à Copa do Mundo de 2014, é possível que alguma coisa mude. Principalmente porque com o futebol ninguém ousa encrencar. Já SC, que não conseguiu ser sede da Copa, vai ficar pior do que o RS.

PARA O RJ

Vejam, por exemplo, o que ocorre neste momento em SC: o estaleiro que deveria ser construído pela empresa OSX (leia-se Eike Batista), em Biguaçu, com investimentos de R$ 2,5 bilhões está ameaçado. Diante das dificuldades ambientais impostas ao projeto, a obra deve ir para o Rio de Janeiro.

PREFERÊNCIA POR INVASORES

As razões são pra lá de conhecidas e já provocaram uma forte revoada de investimentos: a burrice ambiental em todos os níveis (Federal, Estadual e Municipal). Em Porto Alegre, o mais recente é o caso do terreno da Fase: os deputados gaúchos não aceitaram o ótimo projeto da governadora Yeda de trocar a área por uma dezena de novos ambientes para os jovens desajustados. Eles preferem que a área continue sendo habitada por invasores. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PRÊMIO
    A Associação Empresarial de Joinville (Acij) e a Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) lançam amanhã, durante o Tá na Mesa da Federasul, o Prêmio: Municípios que fazem render mais. A premiação tem a coordenação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV e a ação envolve questões como capacidade de planejamento, governança e qualidade dos serviços prestados pelo poder público municipal.
  • PAINEL
    A ColetivaEAC ? Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública e a Esade - Laureate International Universities promovem amanhã, 30, a partir das 19h, um painel sobre Jornalismo Empresarial. O evento será realizado no campus da Esade (Rua Luiz Afonso, 84) e marcará o lançamento oficial do MBA oferecido pelas duas instituições.
  • TESOURO DIRETO
    A Banrisul Corretora de Valores realiza curso sobre operações com Tesouro Direto amanhã (30), às 9h30min, no auditório do Edifício-Sede do Banrisul, em Porto Alegre. O Tesouro Direto é um ambiente eletrônico de negociação de títulos da dívida pública federal, permitindo aos investidores pessoa física o acesso aos diversos títulos negociados no mercado. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail: banrisul_corretora@banrisul.com.br ou pelos telefones 51-3215-2879 e 3215-3772.
  • BOURBON
    Acaba de inaugurar no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre, a Fast Shop, rede especializada em produtos eletrodomésticos, eletrônicos, de informática e de telecomunicações.

FRASE DO DIA

MUITOS RECEBEM CONSELHOS, MAS SÓ OS SÁBIOS OS APROVEITAM.

Syrus