Artigos Anteriores

OLHO NO RISCO

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEM IDEOLOGIA

Já que o Brasil tomou decisões corretas no aspecto macroeconômico, os ventos fortes que varreram as bolsas do mundo todo não provocaram grandes estragos na economia brasileira até agora. Uma prova de que aplicando a técnica e a lógica, e evitando teses ideológicas, os bons resultados aparecem.

CÂMBIO FLUTUANTE

Um dos ingredientes importantes que este governo manteve, não o único, mas ainda assim essencial é o câmbio flutuante. Francamente, ainda não entendi a razão para tanta hesitação que FHC mostrou para adotar a necessária medida, quando, por falta dela o Brasil acabou sofrendo um rombo de mais de US$ 40 bilhões das reservas, em pouco mais de uma semana.

OLHO NO RISCO-PAÍS

Entretanto, se a condução da nossa macroeconomia vai relativamente bem, isto não significa que os investidores vivem uma situação tranqüila. Na verdade, eles não tiram os olhos dos indicadores que medem o risco dos países em que investem. Quando o risco dispara, e ultrapassa um limite fixado pelos seus analistas, não é hora de fazer mais perguntas. Simplesmente é hora de cair fora.

500 PONTOS-BASE

Portanto, a ordem agora é dar atenção máxima ao indicador que mede o nosso risco-país. O governo do Uruguai, por exemplo, criou um Ministério para monitorar de perto o assunto. A atenção lá é intensa e constante para tentar impedir a disparada do índice. O Brasil precisa fazer o mesmo, pois a informação que se tem é que o limite dado pelos investidores ao Brasil é 500 pontos-base. Se o risco-Brasil subir muito aí a coisa fica preta mesmo.

MOVIMENTOS DE INDIGNAÇÃO

Os movimentos de indignação, na medida em que crescem e se transformam em instrumentos importantes de reivindicação, precisam entender que algumas depurações são mais do que necessárias: são imprescindíveis para que não comprometam os princípios para os quais foram criados. E aí a escolha das pessoas escolhidas para liderar as manifestações, e formar a opinião pública, não podem ter um passado que as comprometa.

ALGUNS EXEMPLOS

Exemplo: juízes e desembargadores que concedem - hábeas-corpus- a bandidos que ninguém admite que fiquem soltos; comunicadores que apóiam políticos como os Malufs da vida; advogados que se propõem a defender flagrados criminosos, e que ainda assim dão entrevistas usando argumentos ridículos para tentar defendê-los; etc... Tudo isto, gente, compromete os bons movimentos. Assim não dá.

FESTIVAL MULAMBENTO

No meu entender, o Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim. A entrega do Kikito, que deveria ser o ponto alto da festa, lamentavelmente, virou um Festival de Mulambentos. Cada ganhador, antes de mostrar surpresa ou contentamento pelo trabalho premiado se apresentou da pior maneira possível: mulambentos. O que mostra muito despreparo por parte dos organizadores do evento. Isto sem falar nas cenas de chinelagem no encerramento do Festival. Um horror!

PESQUISA

Desde o início de julho, a Federação das CDL´s do RS está realizando entrevistas com lideranças da Classe Lojista e consulta popular, visando identificar as prioridades do setor. A iniciativa faz parte da Agenda Estratégica da Classe Lojista, que tem como objetivo projetar os próximos dez anos para o varejo gaúcho. Os interessados em participar da pesquisa podem acessar o site: www.fcdl-rs.com.br ou procurar a CDL de sua cidade.

AULA MAGNA

Hoje, 20, será ministrada a aula magna do curso de Cidadania Política da Ulbra, pelo Cientista Político da Arko Advice, Murillo de Aragão. Às 19:30, no Prédio 6, Auditório 119 da Ulbra, em Canoas,RS. Informações: arkosul@arkoadvice.com.br.

EXPOSIÇÃO

A RBS promove, na Usina do Gasômetro, entre os dias 1º de setembro e 18 de novembro deste ano, a exposição: - No Ar ? 50 Anos de Vida -.

GERENCIAMENTO QUÂNTICO

Autora do livro Gerenciamento Quântico - Como Reestruturar a Empresa e a Nós Mesmos Usando Sete Novas Habilidades Quânticas, a professora norte-americana Charlotte Shelton estará em Porto Alegre de 20 a 22 de agosto a convite da ONG Parceiros Voluntários. Durante a visita, promovida em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Charlotte participará de workshops, reuniões e palestras na ONG.

TÁ NA MESA

Charlotte Shelton será também a palestrante da reunião-almoço Tá Na Mesa, da Federasul, no dia 22 de agosto, onde abordará o tema Gerenciamento Quântico - Uma Vivência Empresarial.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

TUDO NO MUNDO PODE SER MANTIDO, EXCETO A CONTÍNUA PROSPERIDADE.

Goethe