Artigos Anteriores

O RETRATO DO BRASIL

ANO XIV - Nº 007/14 -

MP DOS PORTOS

Se alguém se dispuser a retratar o Brasil pelo ângulo que revela as tendências sociais e econômicas do país, mas não tem tempo para percorrer todos os Estados e Municípios, basta tomar um avião com destino à Brasília.

ESPÉCIMES

Lá, com toda certeza, encontrará todas as espécies humanas (?) cultivadas em todos os cantos do Brasil, as quais se reúnem eventualmente no Congresso Nacional. Tais espécies, ou espécimes, para lá se dirigem porque representam o pensamento, a vontade e o destino de quase 200 milhões de bobos e ingênuos que os escolheram.

DESASTRE

Pois, quem teve a oportunidade de visitar Brasília nessas duas últimas semanas, certamente conseguiu tirar as fotos mais reveladoras do quanto o Brasil tem adoração pelo passado. O comportamento dos deputados, tal qual um enorme desastre, dispensa qualquer comentário adicional. Ou seja, as imagens esclarecem tudo.

INFRAESTRUTURA

Se a MP dos Portos não é uma Brastemp, o fato é que uma vez aprovada ela dá um passo importantíssimo para a melhoria da nossa infraestrutura. Pois, mesmo assim, os dois principais partidos da oposição, o DEM e o PSDB, fizeram de tudo para atrasar ainda mais o Brasil. Pode?

AGENTES DO ATRASO

Levando em conta o desprezo que os AGENTES DO ATRASO têm pelas reformas que o país necessita, não há o que possa surpreender. É lógico que a melhoria dos serviços portuários não será suficiente para diminuir substancialmente o custo-país.

REFORMAS

Para fazer a economia crescer só tem uma saída: fazer as reformas Previdenciária, Trabalhista, Fiscal e Tributária. Sem elas o Brasil jamais será competitivo. Os custos produzidos pelas leis atuais, simplesmente não deixam que isto aconteça.

ASSUMIR A CRISE

Diversos países já estão mostrando ao mundo todo que sem reformas não haverá crescimento econômico. A crise só poderá ser interrompida com reformas. O governo brasileiro precisa entender que, se nada for feito aqui, no momento em que o mundo estiver pronto para crescer, a crise vai se mudar para o Brasil.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ACESSO À INTERNET
    Entre 2005 e 2011, a população de 10 anos ou mais de idade cresceu 9,7%, enquanto que o contingente de pessoas nessa faixa etária que utilizaram a internet aumentou 143,8% e o das que tinham telefone móvel celular para uso pessoal cresceu 107,2%. É o que mostram os resultados do suplemento Acesso à internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011.
  • PÉROLAS - 1
    Eis aí DUAS PÉROLAS que vão fazer do Brasil um país com mais credibilidade no mundo todo: 1- Foi sancionada ontem, na cidade de São Paulo, a lei que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia da Independência Corinthiana. Que tal? A data escolhida para a homenagem é 4 de julho, em alusão ao dia em que o Corinthians derrotou o Boca Juniors por 2 a 0 na final da Copa Libertadores da América de 2012, conquistando pela primeira vez o mais importante título do futebol sul-americano. Maravilha, não? Logo no dia em que Corinthians perdeu e foi desclassificado pelo Boca...
  • PÉROLA - 2
    O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por sua vez, confirmou que vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para decretar feriado durante a visita do Papa Francisco ao Rio durante a Jornada Mundial da Juventude. De acordo com Paes, os feriados vão ser integrais nos dias 25 e 26 de julho, quando o Papa vai ter agenda cheia em Copacabana. É mole?
  • PAPEL HIGIÊNICO
    Enquanto isso, o governo da Venezuela aprovou a compra de 50 milhões de rolos de papel higiênico para reabastecer o país (que está numa m...) O governo diz que a aquisição se deve -a compras nervosas desnecessárias- causadas pelo ambiente político do país.

FRASE DO DIA

O OTIMISTA GASTA MAIS DO QUE O PESSIMISTA PORQUE COMPRA PASSAGEM DE IDA E VOLTA.