Artigos Anteriores

O QUE SE PODERIA ESPERAR?

ANO XIV - Nº 007/14 -

ARTIFÍCIO

Deste governo, muito caracterizado pela hipocrisia, corrupção e safadeza, tudo o que se poderia esperar, para conseguir obter a prorrogação da estúpida CPMF, era uma proposta bem indecente. Pois ela veio, gente, e da seguinte forma:

PROPOSTA INDECENTE

Só depois de aprovada a prorrogação da CPMF, até 2011, na alíquota atual de 0,38%, o governo acena com alguma possível compensação. Que pode ser, inclusive, uma redução da alíquota para 0,36% a partir de 2008. Não se trata de um compromisso fechado. É só um aceno.

BALINHA

Não é uma coisa escandalosa, estúpida e indecente? Pois é, primeiro a maldade e depois, quem sabe, se formos bem comportados, algum prêmio bem miserável. Uma balinha. Nada por escrito e condicionado, mas simples promessa por bom comportamento. Você confia em gente assim? Principalmente depois de tanta safadeza confirmada?

COMPRA DE VOTOS

A CPMF nunca deveria ter existido. E agora que seu prazo de validade está se esgotando, depois de várias prorrogações onde as alíquotas sempre foram alteradas para cima, o que este governo nos propõe, pela imprensa, é isto. Precisa do dinheiro para continuar comprando votos e financiar mais falcatruas.

PROVISORIEDADE

Repito o que disse dias atrás: a única provisoriedade demonstrada, neste longo período de existência da CPMF, foi só a alíquota. O percentual fixado na criação do monstrengo, de 0,2% como se vê, sequer permaneceu. De provisória só a alíquota inicial. E quando alterada foi para mais. É muita estupidez, gente.

LULA EXCEDE

Aliás, em matéria de estupidez o governo Lula excede. Os espanhóis não mereciam ouvir, ao vivo, Lula falar sobre a crise imobiliária americana. Até porque a própria Espanha já está com as barbas de molho pelos altos índices de inadimplências que vem sendo registrados por lá.

ATLÂNTICO

Arrogante e vaidoso, imaginando se um poderoso ser celestial, Lula não deixou por menos: disse que se encontrará com o amigo Bush, no próximo dia 24, e que exigirá do presidente dos EUA a solução imediata da crise que foi criada por eles (os americanos). Mais: Lula disse que não permitirá que a crise atravesse o Atlântico. É duro, não? Que coisa triste, meu Deus. Os espanhóis ouviram a bobagem dita por Lula de corpo presente. Mal sabe ele que a crise já atravessou o Atlântico e chegou à Europa atacando de morte, por exemplo, o banco Northern Rock.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ENSINO DO COMUNISMO
    As escolas particulares da Venezuela são o novo alvo de ameaça do presidente Hugo Chávez. O colégio que não adotar a ideologia socialista do governo poderá ser fechada. Chávez quer que as escolas adotem ainda este ano o novo currículo que, segundo ele, vai ajudar a desenvolver valores de cooperação e solidariedade.
  • ACESSO LIVRE
    Os leitores da edição digital do jornal norte americano - The New York Times - terão, a partir de amanhã, 19, acesso livre a conteúdos que até agora eram restritos.
  • BESC VENDIDO
    Após cinco meses de negociação, foi realizada ontem a última reunião entre as equipes técnicas do governo estadual de SC e do Tesouro Nacional para acertar a incorporação do Besc pelo Banco do Brasil. A operação deve render R$ 600 milhões ao Estado de SC até 2010. O governo catarinense incluiu na negociação a antecipação do pagamento de títulos do Ipesc, que estão com a União, e a manutenção das contas salário do funcionalismo no Besc.
  • ARACRUZ
    O diretor de operações, Walter Nunes, e a equipe técnica da Aracruz Celulose, convidam para o café da manhã, dia 26/09, às 9h, para apresentação do projeto de Expansão Aracruz Guaíba. No Blue Tree Towers Porto Alegre.

FRASE DO DIA

DINHEIRO E COMO ÁGUA DO MAR: QUANTO MAIS VOCÊ TOMA, MAIOR É A SUA SEDE.

Schopenhauer