Artigos Anteriores

O QUE O CARGO EXIGE

ANO XIV - Nº 007/14 -

PRÉ-REQUISITOS

A escolha de um presidente, ou governadora (no caso do gravíssimo RS), ainda que os eleitos apresentem comportamento moral e ético elevados, não é garantia de soluções para os problemas do país e do RS. Hoje, os problemas nos quais estamos mergulhados dependem, além da honestidade, de inteligência, coragem, firmeza e bom senso. Este conjunto de pré-requisitos, todos, infelizmente ainda não foi percebido nas cabeças dos governantes.

RAÍZES

As velhas formas bobas, mas sempre usadas, de usar mensagens do pensar positivo, fazer corrente de orações, acender velas e outras coisas mais, não ajudam em coisa alguma. Mesmo que os eleitos venham a se mostrar pessoas minimamente decididas e corajosas não será suficiente para conseguir espantar facilmente as já enraizadas posições ideológicas que muito tem atrapalhado o nosso crescimento e desenvolvimento

IMPERMEÁVEL

Já se sabe perfeitamente que falar das vantagens das privatizações é impossível para uma sociedade tornada impermeável para esta compreensão. A manipulação atingiu um grau tão monstruoso que impede ao povo uma mínima compreensão ou comparação das vantagens com desvantagens das privatizações.

CUSTO DO INVESTIMENTO

Mesmo que algumas empresas estatais possam ter capacidade para conviver num ambiente de concorrência com a iniciativa privada (coisa ainda não vista), o certo é que, ainda assim os investimentos custam dinheiro para os contribuintes. Muito mais do que poderia ser destinado às atividades fim de Estado, como: educação, saúde e segurança.

RETORNO

Investimento público em empresas, quer monopolistas ou não, são sempre obtidos por impostos. Que são pagos, logicamente, pelos cidadãos contribuintes. Sendo lucrativas as estatais não pagam o retorno necessário para seus financiadores. Se não dão lucro pior ainda. O certo é que o risco do negócio é exclusivo dos contribuintes e não de seus acionistas como acontece na iniciativa privada.

VIAGEM ELEITORAL

Lula foi se encontrar com o seu amigo e parceiro Hugo Chávez, às vésperas das eleições na Venezuela. O pretexto é a inauguração de uma ponte, como convém aos espertos candidatos que usam a ignorância dos eleitores para se beneficiar. Mas, o que está em jogo mesmo, embora alguns não compreendam, é a montagem do Grande Estado Bolivariano. Lula foi dar uma força para Chávez para que as eleições deles não tenham um possível final infeliz para o Bloco Comunista Latino Americano.

PALESTRA

A Escola de Comunicação do portal Comunique-se, de São Paulo, promove terça-feira, dia 14, das 19h30min às 22h30min, palestra gratuita da relações públicas Lalá Aranha ? ?Raio X da Mídia?. Realizada por sistema EPR® ? Ensino Presencial em Rede, a apresentação ocorrerá, em Porto Alegre, no Instituto Eckart (Av. Taquara, nº 317). Mais informações e confirmação de presenças pelo telefone (51) 9602.0750 ou e-mail crisrispoli@terra.com.br.

FRANQUIA

A Pastelândia (www.pastelandia.com.br) é a principal franqueadora e rede brasileira no seu segmento. Após uma reengenharia estrutural e societária está retomando sua ampliação, tanto no Brasil como no exterior - em breve irá ocorrer a inauguração da Unidade Piloto de Portugal. Cidade e regiões de maior interesse: No Brasil:RS, MT (ambos), MG, Brasília e todo o Nordeste. Interior do PR, SC RJ e SP. No Exterior - USA, México, Argentina, Colômbia, Espanha, Israel e Inglaterra. Trata-se de uma oportunidade muito boa para empreender (excelente retorno), podendo optar entre só administrar (máster) e / ou tocar a(s) unidade(s) e bastante acessível pelas várias alternativas - Dellivery (pastéis e pizzas), Pastelaria, Restaurante (pastéis, pizzas e massas) e máster. No caso de interesse entre em contato direto com info@pastelandia.com.br ou tel. 11 - 30452024

ACM

A Associação Cristã de Moços (ACM-RS) recebe nesta semana a visita da diretora-assistente dos programas internacionais da YMCA/ACM Internacional, Kalisma Alayon, que vem ao Brasil para divulgar os intercâmbios profissionais remunerados da associação, oferecidos pelo International Camp Counselor Program (ICCP). Por meio do programa, jovens de 18 a 30 anos podem viajar aos Estados Unidos para trabalhar em acampamentos de verão durante 10 semanas ou mais, entre maio e setembro. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral, com vagas limitadas. Para confirmar presença ou obter outras informações, o telefone é (51) 3213-6000, ramal 6041.

ESTAÇÃO DA PAZ

De 21 a 30 de novembro estará acontecendo O Ciclo de Atividades para o Despertar da Paz. É uma iniciativa da ONG Universidade Internacional da Paz, que vai trazer a Porto Alegre palestrantes de renome internacional para falar sobre A arte de Viver em Paz, Liderança e Paz e Ética e Valores na Sociedade. As palestras são gratuitas e os locais, inscrições e informações podem ser obtidos pelo e-mail: marlene.tm@brturbo.com.br

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

É preciso romper as normas e o sistema para enxergar de um jeito novo e criativo.

A. Winter e R. Winter