Artigos Anteriores

O QUE INTERESSA

ANO XIV - Nº 007/14 -

TRÊS ASSUNTOS

Como os a maioria dos meios de comunicação enviou repórteres ao Haiti, para descrever a terrível catástrofe que multiplicou a miséria daquele infeliz país, as notícias por aqui se dividem, exclusivamente, em: 1- efeitos do terremoto; 2- enchentes provocadas pelas chuvas em todo o Brasil; e, 3- acidentes de trânsito nas estradas.

PAÍS SOLIDÁRIO

O governo brasileiro, para faturar prestígio internacional, embarcou na onda que representa a tragédia haitiniana. E decidiu que é melhor dar atenção ao Haiti do que ficar se preocupando com as nossas tragédias. Como o espírito mórbido e curioso é uma característica da humanidade, nada melhor para obter fama de país solidário.

COMPETIÇÃO

Com um detalhe: através da desgraça vivida pelo povo de Porto Príncipe, o governo Lula está tratando do assunto como se a ajuda social fosse uma competição, onde o melhor país é aquele que mais doa dinheiro aos atingidos.

DOADOR

Pois, até agora, a título de justiça, o governo brasileiro não mencionou que o montante de R$ 35 milhões que o Brasil está doando saiu dos bolsos do povo brasileiro, e não de Lula, que posa como doador individual.

E O PAPA?

Aliás, também não li, nem ouvi, sobre doações feitas ou serem feitas pelo Vaticano. Confesso que até imaginei o Papa, acompanhado de grande número de cardeais, visitando aquele pobre país destruído pelo terremoto. Imaginei que uma forte ajuda espiritual seria importantíssimo para diminuir o sofrimento dos haitinianos. Puro engano.

SEM CUMPRIMENTOS

Ah, também não li, embora tenha procurado em todos os noticiários, que Lula, Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa, Fidel Castro etc., tivessem enviado cumprimentos a Sebastian Piñeira, pela vitória nas eleições presidenciais do Chile. Se o vitorioso fosse o candidato da esquerda, Lula e sua turma estariam em festa. Sem dúvida.

TERREMOTO

Ainda com relação ao Haiti, uma coisa já está bem clara: tirando as mortes lamentáveis que o terremoto provocou, a vida na capital Porto Príncipe não está muito diferente. A miséria continua praticamente a mesma. Sabem porque? Porque as ditaduras têm esse dom. Matam tanto quanto um terremoto além de promover o ataso pela falta de liberdade do povo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LEILÃO DE ARROZ
    A Bolsa Brasileira de MercadOrias promove leilão de arroz em casca, da iniciativa privada, nas praças de Jaguari-Centro e São Vicente- Centro, a ser realizado dia 20/01/2010, na forma de pregão eletrÔnico. Serão ofertados 64.500 sacos de arroz, sendo 49.680 tipo 1, rendimentos( 62x06 e 59x09) em Jaguari/RS e 14.850 tipo 1 e 3 rendimentos (61x08 e 53X15) respectivamentes em São Vicente/RS. Maiores informações: www.bbmnet.com.br
  • AMEAÇA À DEMOCRACIA
    O presidente do STF, Gilmar Mendes, disse que o programa de direitos humanos lançado pelo Planalto tem pontos polêmicos que podem ferir a Constituição. O texto da Conferência de Cultura, entre tantos que o governo prepara é uma séria ameaça à democracia.
  • AMEAÇA
    Depois que o ministro da Justiça, Tarso Genro, foi anunciado campeão de viagens em jatos da FAB em 2009, o interino da pasta, Luiz Paulo Barreto, atribui a opção por esses aviões a uma exigência da segurança. A motivação seria a existência de ameaças contra o ministro. Ora, se ameaça leva a isto, o povo brasileiro precisa dos aviões da FAB para evitar a ameaça que represente o PNDH 3, escrito e defendido por Tarso.
  • COUROMODA
    O tom otimista dos discursos das autoridades marcou a abertura da 37ª edição da Couromoda, na manhã de ontem, 18, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O consenso foi de que o ano de 2010 será de crescimento para o setor calçadista nos mercados interno e externo.

FRASE DO DIA

Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.

Cícero