Artigos Anteriores

O PRAZER DE ESTAR NO QUINTO MUNDO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PENDURICALHOS POPULISTAS

Os diversos penduricalhos que compõem as folhas de pagamento dos trabalhadores brasileiros formais, identificam o nosso fantástico prazer em fazer parte do quinto mundo. Coisa típica de país mais do que subdesenvolvido, gente. Um destes absurdos é o 13º salário que muitos trabalhadores formais fazem questão de receber só em dezembro, pelo que dizem as pesquisas. Apesar de ter sido sugerido que o valor fosse pago em parcelas mensais somadas ao salário de cada mês, a ignorância mostrada foi tão grande que eles preferem mesmo receber no final do ano. Fazer o quê.

VALE TRANSPORTE

Uma outra estupidez é o Vale Transporte, coisa que virou moeda em circulação no mercado, onde inúmeros agentes operam comprando e vendendo o produto com ágio e deságio. Isto sem falar nos assaltos e roubos para obter a tal moeda. Nos últimos dias, como novidade, surgiu a possibilidade do Vale Transporte vir a ser pago em dinheiro, eliminando, assim, a forte manobra dos cambistas. Pronto. Foi um fuzuê.

SALÁRIO TRANSPORTE

O Vale Transporte, desde sempre é um negócio onde muita gente vive dele. E alguns já estão reagindo fortemente às mudanças achando ruim a simplificação através do pagamento em dinheiro. Além de tirar as gangues de um esquema, o novo critério ainda passará a esclarecer melhor o subsídio, que passará a ser conhecido Salário-Transporte, coisa que ninguém reconhecia antes, apesar de verdadeiro. Como se vê, há aqueles que entendem que bom mesmo é o povo permanecer ignorante. E cheio de penduricalhos. E os sindicatos? Nada.

TRANSPARÊNCIA

O melhor mesmo é que estes penduricalhos deixassem de existir. As tais vantagens, que muitos afirmam serem conquistas dos trabalhadores, deveriam fazer parte integrante do salário para que tudo ficasse bem transparente. O ônus de quem paga os penduricalhos deforma a realidade salarial a ponto de nunca ser reconhecido por quem os recebe. O senador Paim, para variar, é contra o sistema de recebimento do Vale Transporte em dinheiro, o que garante que seria bem melhor. Para entender: em tudo o que Paim se mete é sempre para piorar aquilo que já é muito ruim.

ILHA DA PERDIÇÃO

E duro de entender, mas é a mais pura verdade. Muitos gaúchos provam, dia após dia, que não são adeptos da liberdade. Adoram, isto sim, proteções governamentais. Ao exigir por parte do governo a adoção de barreiras a produtos importados, mais vão se isolando do resto do mundo. Incapazes de produzir em mercados competitivos correm o risco de deixarem de vender pelos mesmos motivos que se defendem. Os prejudicados, pelas medidas pretendidas, vão acabar deixando de comprar produtos gaúchos. Ou seja, o RS quer ser uma grande ilha. A ilha da perdição.

PRAGAS

O ano de 2005 foi considerado péssimo para o sul do Brasil, onde a produção foi fortemente atingida pela estiagem climática. Mesmo que em 2006 este raio não caia com a mesma força no mesmo lugar, o que nunca está descartado onde há imprevidência, outra ameaça paira na venda de vários produtos: a gripe aviária. Mesmo que o vírus não esteja no Brasil, os países compradores estão encolhidos. Assim, a desvalorização das commodities já começa a ser sentida de forma dramática.

PLANO DE AÇÃO

A Assespro-RS, preocupada com falta de mão de obra especializada e com as empresas de tecnologia do Rio Grande do Sul, responsáveis pela implantação dos Pólos de Tecnologia, que projetaram o RS e hoje são atrativos ao capital estrangeiro, dará início a um Plano de Ação que deve envolver desde as escolas de ensino médio para a conscientização da importância do Mercado de Tecnologia e seus crescimento nos próximos 10 anos.

FRAUDE NA INTERNET

A mais nova fraude da internet, como tantas outras que chegam às caixas de seus destinatários, vem sob o nome de alguém confiável, deixado o usuário completamente desprevenido com relação a riscos. Desta vez o algoz utilizou o nome do Bradesco NetEmpresa e através de um e-mail, com todas as características de um que aparenta ser legítimo, solicita download de um certificador, fazendo com que o usuário na verdade baixe o cavalo de tróia Trj/Banbra.BTM.Instalado, o trojan solicita a introdução do CD ou disquete onde está o certificado digital do banco e a chave mestra e através do Banker.BTM envia ao fraudador os arquivos correspondentes, que passa a utilizar as contas como se fosse o proprietário legítimo. Com mais este novo caso, fica clara a necessidade da segurança de conteúdo, pois de outra forma, não só a porta fica aberta para a entrada de vírus como também todos os outros riscos da internet.

SIMPÓSIO

Já estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Terapia Endovascular que será promovido pelo Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia nos dias 24 e 25 de março. O evento é voltado para médicos e estudantes de medicina e faz parte dos programas de educação médica continuada e fóruns de discussão do Serviço de Diagnóstico e Tratamento Endovascular do IC/FUC. Informações e inscrições na Plenarium Organização de Congressos pelo fone (51) 3311.8969 ou (51) 3311.9456. Vagas limitadas.

IMPOSTO DE RENDA

Os clientes do Banrisul podem receber antecipadamente a restituição do seu Imposto de Renda Pessoa Física do ano-base 2005 e do 13º salário de 2006. Duas linhas especiais de crédito permitem a antecipação de até 70% do valor a ser recebido. Os interessados podem procurar as agências do Banrisul, a partir da próxima quarta-feira (01/03), e solicitar o crédito.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

NEM TODO MEDÍOCRE É INVEJOSO, MAS TODO INVEJOSO É MEDÍOCRE.

Célio Devenat